A construção de ferrovias para escoamento da produção e transporte de matérias-primas para garantir o desenvolvimento e a competitividade da região oeste catarinense é uma reivindicação da ACIC há mais de 30 anos. O oeste barriga-verde está longe dos grandes centros de consumo e distante das áreas produtoras de milho, seu principal insumo. Duas ferrovias são necessárias. Uma é a Leste-Oeste, ligando a região produtora oestina aos portos marítimos catarinenses. Essa é necessária para o escoamento da produção. Outra é a ferrovia Norte-Sul, ligando a região produtora de grãos do centro-oeste do País com Chapecó. Essa é essencial para garantir o suprimento de milho às agroindústrias do grande oeste catarinense. Com a ferrovia será possível unir os dois polos, levando o alimento industrializado para as grandes cidades e trazendo, principalmente, milho e soja. Além dos produtos alimentícios, inclui-se todo o transporte de fertilizantes, calcário, grãos, farelo etc demandados nessa região.
Recentemente, o apito do trem parece estar mais próximo, com o projeto da Nova Ferroeste, que prevê a ligação de Maracaju, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá, no Paraná, com um ramal ao oeste de Santa Catarina e outro a Foz do Iguaçu, no Paraná, impactando diretamente 67 municípios. Para estimular investidores a se interessar pelo ramal Chapecó-Cascavel um grupo de entidades catarinenses – ACIC, CEC, FACISC, FAESC, FIESC, OCESC E SINDICARNE/ACAV, além da ABPA – desembolsou R$ 750 mil para pagar o estudo de viabilidade econômica, técnica e ambiental para demonstrar as condições do empreendimento. Em junho de 2022, o Governo do Estado do Paraná anunciou a consulta ao edital de leilão da Nova Ferroeste. O trecho entre Chapecó e Cascavel tem 286 quilômetros de trilhos. A obra completa possui 1.567 quilômetros.
Ferrovia Chapecó-SC
ATUALIZAÇÕES SOBRE FERROVIA
• ACIC ATUA NA PAUTA FERROVIAS
• 07/03/22 - Revista ACIC - Edição Março 2022
• 16/08/22 - Diretor da ACIC Neivor Canton concede entrevista para NDTV
• 24/02/23 - Presidente da ACIC apresenta projeto da ferrovia na AMOSC
• 20/03/23 - ACIC e FACISC reivindicam demandas do Oeste em Brasília
• 06/06/23 - Investir em infraestrutura é a melhor aposta para o futuro do país
• 12/06/23 - Ferrovias ou morte!
• 19/06/23 - "As ferrovias estão ao nosso alcance", afirma presidente da ACIC
• 19/06/23 - Revista ACIC - Edição Março / Abril / Maio 2023
• 26/06/23 - Ferrovias: “Estamos atrasados para começar”, avalia Milvo Zancanaro
• 08/09/23 - Simpósio da Integração Logística do Sul acontece durante a Mercoagro 2023
• 12/09/23 - Movimento Pró Ferrovia na Mercoagro 2023
• 14/09/23 - A Integração Logística do Sul - Mercoagro Podcast
• 19/09/23 - Movimento Pró-Ferrovias divulga Carta Aberta
• 16/10/23 - Simpósio da Integração da Logística do Sul - Mercoagro 2023
• 19/10/23 - Grupo Pró-Ferrovias define metodologia de trabalho
• 23/10/23 - Ferrovias para SC: Fatos que alimentam a esperança
• 23/10/23 - Faesc preocupada com escassez do milho
• 30/11/23 - Cliping Parcial Ferrovias - Grupo ND
• 05/12/23 - Governador apresenta Nova Ferroeste a catarinenses que estão investindo no Paraná
07/12/23 Secretário SPAF lança esperança sobre ferrovias
18/12/2023 - Movimento Pró-Ferrovias faz reunião de avaliação
10/01/2024 - Projeto da Ferrovia Chapecó-Correia Pinto (SC) avança
04/04/2024 - Movimento Pró-Ferrovias busca apoio em Brasília para viabilizar projetos