NOTÍCIAS

Postado em 20 de Março de 2014 às 19h00

Sala do Conhecimento na Expen 2014

Eventos (63)


Rentabilidade expressiva, segurança e marketing são os principais fatores que atraem os empreendedores a investirem nas franquias. Estes fatores foram destacados pelo professor e empresário, Sérgio Migliorini, durante o mini-curso sobre “Franchising” na sala do conhecimento da Expen 2014, que prossegue até sexta-feira (21), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.
Migliorini explicou que “franchising” representa uma ideia ou produto que é concedido para terceiros explorar. No Brasil, são mais de 2.700 franquias e, por isso, é o terceiro país no mundo, atrás dos Estados Unidos da América da China. Porém, o Brasil é o país que está se destacando no segmento.
De acordo com o professor e empresário, fatores como crescimento acima de 15% ao mês, rentabilidade expressiva e a facilidade em receber o negócio pronto, formatado e com marca reconhecida contribuem para a expansão das franquias em território brasileiro. “A franquia oferece segurança, proporciona marketing e evita que o empreendedor se questione: será que dará certo?”, observou.
Neste contexto, o empresário (franqueado) receberá o conceito do negócio, produtos e serviços, marcas reconhecidas, projetos arquitetônicos e visuais, todos os sistemas de controle, programa de marketing, treinamento, apoio e orientação na administração. A vantagem para o franqueador é de receber um percentual sobre o faturamento, denominado também de royalties. Migliorini explicou que a expansão das franquias estimulará o empreendedorismo e ampliará a economia.
Os valores para adquirir uma franquia variam entre R$ 30 até R$ 3 milhões. Migliorini justificou que o lado negativo é quando o franqueado faz a escolha errada do negócio ou pensa que trabalhará menos. Segundo Migliorini há dez procedimentos fundamentais para a compra de uma franquia: análise de franqueabilidade; preparação para o franchising; assessoria financeira de implantação; documentação legal; operacionalização da franquia; planejamento de expansão da rede; repasse de dados estatísticos, táticas competitivas; assessoria na compra de franquias e suporte à operação.
STARTUPS
“Como transformar sua ideia em um negócio e as vantagens de investir em startups” foi o segundo tema discutido na sala do conhecimento da Expen 2014. A palestra foi ministrada pelo empresário e diretor da ACIC, Nelson Eiji Akimoto. Ele explanou como o encontro entre empreendedores e investidores acontece por meio do Startup e que alguns paradigmas precisam ser quebrados, como por exemplo, o desconhecimento dos empresários em investir em negócios de auto risco. “Culturalmente, os empresários da região preferem fazer seus investimentos em negócios mais palpáveis como imóveis, por exemplo, por acreditar que são mais seguros, e não em tecnologia e inovação”, argumentou.
Akimoto justificou a necessidade de se criar um “eco-sistema de inovação”, capaz de aglutinar esforços para estimular a criação de fundos de investimentos, que envolvam poder público, iniciativa privada, universidades, entidades e empreendedores.
EXPEN
A Feira de Soluções Empresariais é realizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), por meio dos Núcleos das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, do Jovem Empreendedor e de Consultorias.
A Expen 2014 conta com patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); Proxsis; Unochapecó; Renova Marcas e Patentes; Unimed Chapecó; Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec); Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc); Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc); Prefeitura Municipal de Chapecó e SEBRAE.
nto em Startups

Veja também

ACIC promove reunião com potenciais expositores da Mercoflora 201713/02/17 Promover o fortalecimento e a diversificação da matriz econômica do oeste catarinense, noroeste do Rio Grande do Sul e sudoeste do Paraná. Esse é o objetivo da nova feira econômica de Chapecó – a Mercoflora 2017 – organizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e pelo Conselho das Entidades Empresariais (CEC). Para......
Diretoria da ACIC apresenta reivindicações ao prefeito Buligon13/01/16 Diretoria da ACIC apresenta reivindicações ao prefeito Buligon A nova diretoria executiva da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), presidida pelo empresário Josias Mascarello, foi recebida em......

Voltar para Notícias