NOTÍCIAS

Postado em 26 de Agosto de 2016 às 17h29

Reconhecimento Empresas associadas à ACIC recebem Prêmio Excelência SC

No total, 10 empresas de todo o Estado receberam a premiação nos diversos níveis, sendo cinco de Chapecó


Melhorar a competitividade empresarial e a qualidade de vida, aperfeiçoando o cenário socioeconômico catarinense é o objetivo do Movimento Catarinense pela Excelência (Excelência SC). Fundado em 2004, dissemina, para cumprir sua missão, o Modelo de Excelência de Gestão (MEG) e atua por meio de três pilares: promoção, capacitação e reconhecimento público, por meio do Prêmio Catarinense da Excelência.
Na edição deste ano do Prêmio, cinco empresas chapecoenses, associadas à Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), apoiadora institucional do Movimento Excelência SC, receberam a condecoração nesta quinta-feira (25), em cerimônia no Centro de Eventos da FIESC, em Florianópolis. Receberam a premiação, na categoria Nível I, as empresas Nord Electric, Mércur Embalagens e Etiquetas, Infogen Sistemas, que além de associadas são nucleadas ACIC, e a Certa Administradora e Corretora de Seguros. Na categoria Nível II a Auto Viação Chapecó foi a premiada.
A ACIC estimula as empresas associadas a participarem do prêmio. Por meio da implantação do MEG, as organizações conseguem alinhar seus recursos, identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria, aprimorar a comunicação, a produtividade e a efetividade de suas ações, além de atingir os objetivos estratégicos. Com o resultado, avançam em direção a excelência da gestão e geram valor aos clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores, clientes e sociedade. “A ACIC sempre está atenta nas oportunidades para os associados e as disponibiliza a seus associados, incentivando e contribuindo para a participação em projetos como o Excelência SC”, realça o presidente da entidade, Josias Mascarello.
O caminho trilhado pela Auto Viação para chegar à final do Prêmio Excelência SC é longo e pode ser dividido em duas partes. A primeira, conta o diretor da empresa, João Carlos Scopel, é a experiência decorrente da atuação de 48 anos no segmento do transporte coletivo de Chapecó. A segunda parte é resultado da gestão diária das atividades da empresa. “Pode-se resumir que o caminho para chegar a excelência está na junção da experiência com boas ferramentas de controle, tecnologias com atualização constante e, principalmente, uma equipe engajada. O Prêmio Excelência SC é importante por reconhecer as atividades desenvolvidas pela empresa, confirmando que estamos no caminho certo na busca pela excelência no transporte coletivo urbano. Esse reconhecimento é importante para a equipe da Auto Viação Chapecó, para os clientes e também para a cidade de Chapecó, por reforçar que tudo o que é feito é sempre buscando melhorias nas atividades”, expõe Scopel.
A proprietária da Mércur Etiquetas e Embalagens, Márcia Berticelli, conta que a melhoria dos processos internos e do atendimento ao cliente iniciou em 2007, após um trabalho de assessoria realizado em conjunto com as gráficas participantes do Núcleo das Indústrias Gráficas da ACIC. O primeiro passo foi participar do Prêmio MPE Brasil, sendo vencedora em 2008. “Nessa premiação tivemos a oportunidade de participar de um curso com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) sobre o MEG”, relata Márcia. Em 2014, a empresa buscou a certificação ISO 9001. “Conhecemos o programa de Excelência SC em uma palestra de sensibilização na ACIC. A diretoria da empresa entende que todo processo de melhoria da qualidade deve ser aproveitado. Foi com muita satisfação e alegria que recebemos essa premiação, o que aumenta ainda mais nossa responsabilidade, pois nos motiva a aprimorar o programa de melhoria da qualidade. Esse prêmio nos dá a certeza que estamos no caminho certo”, frisa.
De acordo com o administrador da Certa Administradora e Corretora de Seguros, Claudio Rotava, as ações promovidas na empresa para chegar a excelência na gestão passaram por estratégias e planejamento de liderança, clientes, sociedade, informações e conhecimentos, pessoas, processos e resultados. “Receber o prêmio proporciona segurança e a certeza para continuar o trabalho desenvolvido. Motiva, reconhece e valoriza a equipe e demonstra que estamos preparados para novos desafios”, realça Rotava.
Na Infogen Sistemas, a busca pela qualidade sempre foi uma constante. “A qualidade em nossos produtos e serviços precisa ser medida e quem pode atestar isso são os clientes. Nesse sentido, ao longo de nossos quase 16 anos, temos um alto índice de retenção de clientes, o que já é a confirmação dessa busca pela qualidade”, observa o diretor da empresa, Ernani Zottis. A organização buscou no MEG uma metodologia para seguir passo a passo na busca pela excelência. Após a implantação do modelo, conquistou o prêmio MPE Brasil, etapa de SC em 2011 e 2014. “A busca pela qualidade continuada nos impulsionou a participar do Excelência SC. A Infogen concorreu pela primeira vez com diversas empresas de vários segmentos e tamanhos. Não esperávamos a conquista. Esse prêmio confirma que estamos no caminho certo e que é possível, mesmo para uma empresa de pequeno porte, fazer as coisas corretamente, pensando no ambiente em que está inserida e consciente de seu papel. Acreditamos em um Brasil melhor, precisamos fomentar ações para aumentar nossa competitividade e de nossas empresas. O resultado disso será uma sociedade melhor”.
O diretor da Nord Electric, Nelson Eiji Akimoto, conta que o caminho em busca da excelência começou a ser trilhado há mais de 24 anos, com início da Nord. Conforme Akimoto, a integração da sustentabilidade na gestão da empresa foi um dos pontos importantes nessa trajetória, melhorando o nível de envolvimento da equipe e a geração de valor na empresa. “A construção da missão, visão e valores compartilhados também nos deu um norte para ter um planejamento estratégico que permite monitorar e avaliar o desempenho. Tudo construído por uma equipe de talentos que transformam ideias em realidade e a quem sou muito grato”, diz Akimoto. Para ele, é uma honra receber o Prêmio Excelência SC. “É uma entidade que passei a admirar ao conhecer sua história, seus objetivos, seus valores e as pessoas que fazem parte. Estamos apenas no início dessa caminhada pela excelência da gestão, pois é a primeira vez que participamos e esperamos buscar outros níveis de reconhecimento. Para nós, o desafio sempre é um bom combustível”, enfatiza.
O vice-presidente Regional Oeste do Excelência SC, Neivor Canton, reforça que o MEG é um modelo de gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) que a entidade abraçou e busca disseminar entre os empreendedores do Estado. “A edição 2016 do prêmio Excelência SC contemplou um número expressivo de empresas em Chapecó e no oeste. Isso demonstra que os empresários e empreendedores da região estão conectados com as necessidades do mercado e adotam melhores práticas de gestão para que seus empreendimentos sejam projetados para o sucesso”, realça.
No total, 10 empresas de todo o Estado receberam a premiação, sendo cinco de Chapecó. De acordo com Josias Mascarello, isso demonstra a força do município e da região oeste. “A ACIC estimula e desenvolve ações constantemente para aperfeiçoar a gestão das empresas. Por isso, apoia o Movimento Excelência SC. O Prêmio Catarinense da Excelência é uma forma de incentivo à qualificação das empresas que adotaram ferramentas de gestão que são essenciais para aumentar a eficiência e a competitividade, colocando Chapecó em destaque no cenário econômico estadual. São exemplos que servem de inspiração e merecem reconhecimento”, avalia. Mascarello representou a ACIC na cerimônia em Florianópolis, dando apoio e prestigiando as empresas agraciadas com o prêmio.

Veja também

Núcleo das Automecânicas da ACIC promove Inspeção Veicular Gratuita neste sábado16/09/13 Sensibilizar os condutores e usuários de veículos para a importância dos cuidados com o carro, por meio da manutenção preventiva e corretiva e fortalecer o segmento das automecânicas através do associativismo. Esses são os objetivos da Inspeção Veicular Gratuita IVG, realizada pelo Núcleo das Automecânicas da ACIC, juntamente com......
Investimentos em inovação tornarão Chapecó um polo tecnológico25/10/13 “Good cases de empresas que investem em pesquisa, desenvolvimento de novas tecnologias e inovação” estiveram entre as apresentações do 1º Seminário Regional de Tecnologia e Inovação, promovido,......
Gilson Vivian contará sua história no Programa Vida Empresarial19/05/17 A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) promovem, nesta segunda-feira (22), o Programa Vida Empresarial. Nesta edição,......

Voltar para Notícias