NOTÍCIAS

Postado em 26 de Agosto de 2016 às 17h29

Reconhecimento Empresas associadas à ACIC recebem Prêmio Excelência SC

No total, 10 empresas de todo o Estado receberam a premiação nos diversos níveis, sendo cinco de Chapecó


Melhorar a competitividade empresarial e a qualidade de vida, aperfeiçoando o cenário socioeconômico catarinense é o objetivo do Movimento Catarinense pela Excelência (Excelência SC). Fundado em 2004, dissemina, para cumprir sua missão, o Modelo de Excelência de Gestão (MEG) e atua por meio de três pilares: promoção, capacitação e reconhecimento público, por meio do Prêmio Catarinense da Excelência.
Na edição deste ano do Prêmio, cinco empresas chapecoenses, associadas à Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), apoiadora institucional do Movimento Excelência SC, receberam a condecoração nesta quinta-feira (25), em cerimônia no Centro de Eventos da FIESC, em Florianópolis. Receberam a premiação, na categoria Nível I, as empresas Nord Electric, Mércur Embalagens e Etiquetas, Infogen Sistemas, que além de associadas são nucleadas ACIC, e a Certa Administradora e Corretora de Seguros. Na categoria Nível II a Auto Viação Chapecó foi a premiada.
A ACIC estimula as empresas associadas a participarem do prêmio. Por meio da implantação do MEG, as organizações conseguem alinhar seus recursos, identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria, aprimorar a comunicação, a produtividade e a efetividade de suas ações, além de atingir os objetivos estratégicos. Com o resultado, avançam em direção a excelência da gestão e geram valor aos clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores, clientes e sociedade. “A ACIC sempre está atenta nas oportunidades para os associados e as disponibiliza a seus associados, incentivando e contribuindo para a participação em projetos como o Excelência SC”, realça o presidente da entidade, Josias Mascarello.
O caminho trilhado pela Auto Viação para chegar à final do Prêmio Excelência SC é longo e pode ser dividido em duas partes. A primeira, conta o diretor da empresa, João Carlos Scopel, é a experiência decorrente da atuação de 48 anos no segmento do transporte coletivo de Chapecó. A segunda parte é resultado da gestão diária das atividades da empresa. “Pode-se resumir que o caminho para chegar a excelência está na junção da experiência com boas ferramentas de controle, tecnologias com atualização constante e, principalmente, uma equipe engajada. O Prêmio Excelência SC é importante por reconhecer as atividades desenvolvidas pela empresa, confirmando que estamos no caminho certo na busca pela excelência no transporte coletivo urbano. Esse reconhecimento é importante para a equipe da Auto Viação Chapecó, para os clientes e também para a cidade de Chapecó, por reforçar que tudo o que é feito é sempre buscando melhorias nas atividades”, expõe Scopel.
A proprietária da Mércur Etiquetas e Embalagens, Márcia Berticelli, conta que a melhoria dos processos internos e do atendimento ao cliente iniciou em 2007, após um trabalho de assessoria realizado em conjunto com as gráficas participantes do Núcleo das Indústrias Gráficas da ACIC. O primeiro passo foi participar do Prêmio MPE Brasil, sendo vencedora em 2008. “Nessa premiação tivemos a oportunidade de participar de um curso com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) sobre o MEG”, relata Márcia. Em 2014, a empresa buscou a certificação ISO 9001. “Conhecemos o programa de Excelência SC em uma palestra de sensibilização na ACIC. A diretoria da empresa entende que todo processo de melhoria da qualidade deve ser aproveitado. Foi com muita satisfação e alegria que recebemos essa premiação, o que aumenta ainda mais nossa responsabilidade, pois nos motiva a aprimorar o programa de melhoria da qualidade. Esse prêmio nos dá a certeza que estamos no caminho certo”, frisa.
De acordo com o administrador da Certa Administradora e Corretora de Seguros, Claudio Rotava, as ações promovidas na empresa para chegar a excelência na gestão passaram por estratégias e planejamento de liderança, clientes, sociedade, informações e conhecimentos, pessoas, processos e resultados. “Receber o prêmio proporciona segurança e a certeza para continuar o trabalho desenvolvido. Motiva, reconhece e valoriza a equipe e demonstra que estamos preparados para novos desafios”, realça Rotava.
Na Infogen Sistemas, a busca pela qualidade sempre foi uma constante. “A qualidade em nossos produtos e serviços precisa ser medida e quem pode atestar isso são os clientes. Nesse sentido, ao longo de nossos quase 16 anos, temos um alto índice de retenção de clientes, o que já é a confirmação dessa busca pela qualidade”, observa o diretor da empresa, Ernani Zottis. A organização buscou no MEG uma metodologia para seguir passo a passo na busca pela excelência. Após a implantação do modelo, conquistou o prêmio MPE Brasil, etapa de SC em 2011 e 2014. “A busca pela qualidade continuada nos impulsionou a participar do Excelência SC. A Infogen concorreu pela primeira vez com diversas empresas de vários segmentos e tamanhos. Não esperávamos a conquista. Esse prêmio confirma que estamos no caminho certo e que é possível, mesmo para uma empresa de pequeno porte, fazer as coisas corretamente, pensando no ambiente em que está inserida e consciente de seu papel. Acreditamos em um Brasil melhor, precisamos fomentar ações para aumentar nossa competitividade e de nossas empresas. O resultado disso será uma sociedade melhor”.
O diretor da Nord Electric, Nelson Eiji Akimoto, conta que o caminho em busca da excelência começou a ser trilhado há mais de 24 anos, com início da Nord. Conforme Akimoto, a integração da sustentabilidade na gestão da empresa foi um dos pontos importantes nessa trajetória, melhorando o nível de envolvimento da equipe e a geração de valor na empresa. “A construção da missão, visão e valores compartilhados também nos deu um norte para ter um planejamento estratégico que permite monitorar e avaliar o desempenho. Tudo construído por uma equipe de talentos que transformam ideias em realidade e a quem sou muito grato”, diz Akimoto. Para ele, é uma honra receber o Prêmio Excelência SC. “É uma entidade que passei a admirar ao conhecer sua história, seus objetivos, seus valores e as pessoas que fazem parte. Estamos apenas no início dessa caminhada pela excelência da gestão, pois é a primeira vez que participamos e esperamos buscar outros níveis de reconhecimento. Para nós, o desafio sempre é um bom combustível”, enfatiza.
O vice-presidente Regional Oeste do Excelência SC, Neivor Canton, reforça que o MEG é um modelo de gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) que a entidade abraçou e busca disseminar entre os empreendedores do Estado. “A edição 2016 do prêmio Excelência SC contemplou um número expressivo de empresas em Chapecó e no oeste. Isso demonstra que os empresários e empreendedores da região estão conectados com as necessidades do mercado e adotam melhores práticas de gestão para que seus empreendimentos sejam projetados para o sucesso”, realça.
No total, 10 empresas de todo o Estado receberam a premiação, sendo cinco de Chapecó. De acordo com Josias Mascarello, isso demonstra a força do município e da região oeste. “A ACIC estimula e desenvolve ações constantemente para aperfeiçoar a gestão das empresas. Por isso, apoia o Movimento Excelência SC. O Prêmio Catarinense da Excelência é uma forma de incentivo à qualificação das empresas que adotaram ferramentas de gestão que são essenciais para aumentar a eficiência e a competitividade, colocando Chapecó em destaque no cenário econômico estadual. São exemplos que servem de inspiração e merecem reconhecimento”, avalia. Mascarello representou a ACIC na cerimônia em Florianópolis, dando apoio e prestigiando as empresas agraciadas com o prêmio.

Veja também

ACIC promove palestra para introduzir jovens ao mundo dos negócios24/10/16 A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e a Junior Achievement promovem na próxima quinta-feira (27) uma palestra exclusiva para filhos e familiares de associados e colaboradores de empresas associadas, das 13h30 às 17h30, na sede da entidade. O objetivo é introduzir jovens no mundo dos negócios desde cedo, incentivando para que despertem o interesse......

Voltar para Notícias