NOTÍCIAS

Postado em 25 de Junho de 2019 às 14h21

ACIC no Legislativo Votação do projeto para redução de vereadores é adiado pela quarta vez por pedido de vista

Representatividade e Ações (63)
  • ACIC CHAPECÓ -

Vereador Carlinhos Nogueira solicitou prazo de até três dias para análise do projeto

Com entrada na Casa no dia 13 de fevereiro, o projeto número 33, de autoria do vereador Neuri Mantelli (sem partido), que propõe a redução do número de vereadores na Câmara de Chapecó de 21 para 17, teve sua votação adiada mais uma vez na sessão dessa segunda-feira (24), por pedido de vistas do vereador Carlinhos Nogueira (PSD). Esta é a quarta vez que a votação é adiada pelo mesmo motivo, desde que entrou em pauta pela primeira vez, na sessão do dia 21 de maio deste ano.

Nogueira também solicitou vistas de outros dois projetos: 03, de autoria do vereador Cleiton Fossá (MDB), que institui o IPTU Verde em Chapecó e o 16, da vereadora Marcilei Vignatti (PT), que propõe a substituição dos canudos plásticos no município. A vereadora Astrit Tozzo (PSD) pediu vistas do projeto 04, do vereador Fossá, que dispõe sobre a divulgação da lista de espera dos munícipes cadastrados para o acesso aos programas habitacionais do Município.

PROPOSIÇÕES

O único requerimento aprovado na sessão foi o 146, da vereadora Marcilei Vignatti, que solicita o envio de convite ao delegado da 12ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Chapecó, Wagner Meirelles, e ao titular da Delegacia de Polícia da Criança, Adolescente Mulher e Idoso (DPCAMI), José Airton Stang, para que que compareçam ao Plenário da Câmara de Vereadores de Chapecó para falar a respeito das melhorias no atendimento da DPCAMI, a partir da instalação em nova sede.

RESPOSTA

Vinte e uma indicações foram aprovadas na tarde dessa segunda-feira e levantaram discussão sobre a necessidade de um retorno oficial como resposta às mesmas. Os vereadores Cleiton Fossá e Neuri Mantelli utilizaram a tribuna para sugerir que seja criado um canal de comunicação entre os vereadores e o secretariado municipal. “Não basta ser aprovada, o serviço tem que ser feito. Não recebemos retorno se foi feito, nem mesmo se foi recebido pelo secretário responsável”, afirma Mantelli, que também sugeriu a criação de uma lei que obrigue o secretariado a responder as indicações. Fossá compartilha da opinião e destacou que “quando a indicação vem da população, é aprovada por 21 vereadores, então é uma questão de respeito à Casa receber um retorno”.

CULTURA

Também foi aprovado em primeira votação o projeto 48, de autoria do Executivo municipal, que Institui o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), além das emendas propostas pelos vereadores ao mesmo. Este segue para segunda votação dos vereadores.

ACIC E OBSERVATÓRIO NA CÂMARA

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e o Observatório Social têm participado, juntos, das sessões da Câmara de Chapecó. O objetivo das entidades é estar a par da atuação do Legislativo e contribuir com os debates.

Veja também

ACIC no Legislativo Proposta de mudança no Plano Municipal de Educação gera discussão na Câmara28/06/19Oposição e base do governo divergem sobre alteração que reduz a meta de atendimento na educação infantil de 80 para 50% das crianças do município Colocado em pauta para primeira votação na sessão dessa quinta-feira (27), o projeto 29, de origem do Executivo, provocou debate acalorado entre os vereadores. A proposta, que foi aprovada, altera o Plano Municipal de Educação de Chapecó, sugerindo que a meta número 1, que antes era a ampliação da oferta de educação infantil com objetivo de......
ACIC no Legislativo Polêmica das estátuas volta à Câmara de Vereadores09/05/19Vereadores da oposição questionaram a defesa do prefeito Luciano Buligon no processo judicial que envolve as três estátuas construídas em comemoração ao centená Na sessão dessa quarta-feira (8) da Câmara de Vereadores de Chapecó, a oposição repercutiu sobre a forma como agiu a defesa do prefeito Luciano Buligon em resposta à denúncia por licitação......

Voltar para Notícias