NOTÍCIAS

Postado em 12 de Fevereiro às 15h17

ACIC inicia acompanhamento das sessões da Câmara de Vereadores

  • ACIC CHAPECÓ - Presidente da ACIC, Cidnei Barozzi (a direita), acompanhou a sessão
  • ACIC CHAPECÓ - Sessões iniciaram nessa segunda-feira

Intenção é conhecer melhor as atividades legislativas do município e contribuir com propostas

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Cidnei Barozzi, acompanhou o início das atividades legislativas deste ano, nessa segunda-feira (11). A intenção da entidade ao participar das sessões da Câmara de Vereadores é conhecer melhor seu funcionamento e, a partir disso, contribuir com propostas para melhorias da cidade. O prefeito Luciano Buligon participou da abertura dos trabalhos, e falou de projetos que serão encaminhados para análise do Legislativo e pediu apoio dos vereadores.

No primeiro dia de sessões os vereadores apresentaram requerimentos, indicações e moções. Os quatro requerimentos solicitam a instalação de uma comissão especial para informar, acompanhar e eventualmente cobrar explicações e providências da Celesc em relação aos aumentos abusivos na conta de energia elétrica nos últimos meses; informações sobre a quantidade e uso das ambulâncias do município; para que sejam convidados o reitor da Unochapecó, Claudio Jacoski, e o presidente da Fundeste, Vincenzo Mastrogiacomo, para apresentar informações sobre investimentos, projetos e o resultado da avaliação do MEC; e que seja enviado ofício ao prefeito para que informe à Câmara se foram realizadas melhorias no ginásio da Escola Básica Municipal Fedelino Machado dos Santos.

Foram apresentadas cinco moções: para parabenizar a Cooperativa Central Aurora Alimentos pelos 50 anos de fundação; moção de apoio ao prefeito de Brumadinho (MG), Antônio Brandão; moção de reconhecimento para a policial militar Diânata Simone Welter que salvou a vida de uma pessoa realizando massagem cardíaca em Imbituba; moção de apelo ao prefeito e à secretária de Defesa do Cidadão e Mobilidade, Luciane Stobe, para que seja instalado um trevo alemão na rua Euclides Prade, na saída para Seara, e outra para a execução de um recuo no acesso Florenal Ribeiro, na entrada do bairro Palmital, no acesso à rua Olivo Lago.

INDICAÇÕES

Os vereadores também apresentaram 38 indicações que abordam os mais diversos assuntos. Uma delas é direcionada ao comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Ricardo Alves da Silva, pedindo que seja instalada uma câmara de monitoramento na rua Adão Batista, no bairro Santo Antônio.

As demais indicações são direcionadas ao prefeito Luciano Buligon: para a realização de estudo a fim de instalar rede coletora de esgoto na rua Voluntários da Pátria, bairro Explanada; fazer reparos na rua João XXIII no Saic; construção de passeio público na rua John Kennedy entre os bairros Passo dos Fortes e Vila Real; e limpeza de boca de lobo e melhoria na rua Clevelândia, bairro Bom Pastor.

Outras indicações pedem a construção de um bueiro e tubulação na rua Caigangue, no Esplanada; verificação da iluminação pública nas ruas Olímpico e Mamonas, no loteamento Jardim do Lago; refazer uma lombada física na rua Venceslau Bras, esquina com a Vidal Ramos, no Bela Vista; limpeza no entorno do Centro de Saúde da Família Oeste, no bairro São Cristóvão, reparos no muro e adequação da calçada pública às normas de acessibilidade; e para que a prefeitura disponibilize, na forma de impostômetro, em local público e visível, e no site, a arrecadação e dívida pública municipal.

Revitalização e pavimentação na rua Cristaldo Rodrigues de Lima Junior, no Vila Real, instalação de lombada na rua Adão Batista, no Santo Antônio, atendimento do transporte público aos moradores do loteamento Horizonte Azul e colocação de galeria na ponte do rio Paso dos Índios, na rua 14 de Agosto, no Presidente Médice, são outros pedidos dos vereadores. As indicações ainda pedem limpeza em bueiro na rua Osvaldo Aranha, no Maria Goreti; reativação de câmera de videomonitoramento na rua Mato Grosso, na saída para o Rio Grande do Sul; limpeza urgente de terreno no CEIM Brincar e Aprender II, no bairro Santo Antônio; e construção urgente de meio-fio na rua Itália, no Esplanada.

Outras indicações são para que o Poder Executivo busque os meios judiciais cabíveis para revisão do contrato de financiamento junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata); manutenção na rua João Eloi Mendes e estudo para retirar os estacionamentos de um dos lados da via; manutenção na praça do Loteamento Alice II, bairro Efapi; ajustes na rua Palmeiras, bairro Santo Antônio; manutenção nas estradas da linha Palmital dos Fortes; providências necessárias sobre o córrego na rua Barão do Rio Branco, bairro São Pedro, devido a acidentes no local; ajustes na rua Elias Menezes de Oliveira, no Quedas do Palmital; e auxílio aos moradores do bairro Alvorada, onde o esgoto está conectado com as tubulações da rua.

Manutenção da rua Descanso, bairro Eldorado, e nas estradas da linha Faxinal dos Rosas; colocação de lombada ou redutor de velocidade na rua Horaide Prestes de Souza, bairro Vila Real; manutenção na praça do bairro Vila Rica, com corte de grana e instalação de iluminação pública; e a realização do Interbairros neste ano são outros pedidos. Os vereadores solicitam ainda que os trabalhos da praça do bairro Eldorado sejam retomados; instalação de uma câmera de monitoramento na rua Adão Batista, no Santo Antônio; repintura no asfalto na rua Lisboa, esquina com a Equador; corte de grama e limpeza no pátio do posto de saúde do bairro São Cristóvão; pavimentação asfáltica na rua Cristaldo Rodrigues Lima Júnior, no Vila Real e na rua Jacutinga, esquina com a Valdemar Tormen, no bairro Efapi; e instalação de lixeiras padronizadas para lixo orgânico e reciclável na rua Marcos Cezar Paimel, loteamento Expoente.

COMISSÕES

Na primeira sessão do ano também foram definidos os integrantes das comissões permanentes. Legislação, Justiça e Redação Final: Diego Alves, Itamar Agnoletto e Cleiton Fossá; Finanças e Orçamento: Marcilei Vignatti, Valdemir Stobe, Ildo Antonini; Legislação e Justiça: Diego Alves, Itamar Agnoletto e Cleiton Fossá; Educação, Saúde e Assistência: Célio Portela, Astrit Tozzo e Cleber Ceccon; Obras e Serviços Públicos: Diego Alves, João Siqueira e Ildo; Agricultura e Meio Ambiente: Derli Maier, João Siqueira e Luiz Paulo Cararo; Segurança Pública e Cidadania: Claimar de Conto, Adão Teodoro e Jatir Balbinot; Ética e Decoro Parlamentar: Célio Portela, Delvino Dall Rosa e Jatir Balbinot.

A mesa diretora é composta por Arestide Fidelis (presidente), Ildo Antonini (vice-presidente), Valdemir Stobe (1º secretário) e Cléber Ceccon (2º secretário).

AVALIAÇÃO

O presidente da ACIC frisou que a maioria dos pedidos refere-se a melhorias na infraestrutura urbana e que, sendo solicitações da comunidade, cabe aos moradores acompanhar tanto a atuação dos vereadores como do Executivo no atendimento às necessidades. “Precisamos ser mais participativos e, uma maneira de fazer isso, é comparecendo às sessões”.

Para o acompanhamento presencial das reuniões, a ACIC está formando um grupo de voluntários, tanto associados como da comunidade. A ideia é que em cada sessão tenha a presença da sociedade que, ao final, apresentará resumos das discussões e deliberações para conhecimento de todos os interessados. “Convidamos todos para que participem. Precisamos exercer nossa cidadania e contribuir para tornarmos a cidade um lugar melhor”, enfatiza Barozzi.

Mais informações pelo e-mail executivo@acichapeco.com.br ou pelo telefone (49) 3321-2800.

Veja também

Pasquali é reconduzido ao comando do Conselho Deliberativo da ACIC28/01/15 O empresário Flávio Pasquali estará à frente do Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) por mais um mandato. Ele foi reeleito nessa segunda-feira, durante a assembleia geral ordinária da entidade. Também farão parte da diretoria o vice-presidente Mauricio Zolet e o secretário Luiz Antonio Pelegrini.......
Marketing híbrido, empresas híbridas, inovação09/07/18 TENHA INOVAÇÃO NA MEDIDA CERTA, SEJA UMA EMPRESA HÍBRIDA NUNCA FALAMOS TANTO EM INOVAÇÃO, MAS O TRADICIONAL AINDA TEM ESPAÇO. COMO RESOLVER ESSA EQUAÇÃO? ADAPTANDO-SE! EQUILIBRANDO OS DOIS......
Gestão de equipes eficazes garante melhores resultados07/07/17 Melhorar e atualizar conhecimentos sobre gestão de equipes foi o que levou a assistente administrativa Fernanda Vicocal Simon da Unochapecó e mais quatro colegas a participar do curso “Gestão e Supervisão de Equipes”,......

Voltar para Notícias