Postado em 23 de Setembro de 2013 às 17h27

Unoesc Chapecó: formação acadêmica com foco no empreendedorismo

“Educação não se faz do dia para a noite. É um processo, por isso precisa mexer com todos os fatores que irão impactar neste processo”, ressaltou o diretor geral da Unoesc Chapecó, professor Ricardo Antônio de Marco, enquanto apresentava aos coordenadores de núcleos da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), os projetos de expansão da instituição, considerada a maior Universidade do Oeste Catarinense. Na última semana, a Unoesc, que integra o Núcleo do Jovem Empreendedor da ACIC, recebeu o programa Nucleado Visita.

Durante o encontro, De Marco chamou a atenção para as características peculiares de instituições comunitárias que as diferem das instituições de ensino superior públicas e privadas, além do posicionamento da Unoesc na região nos 45 anos de atuação. Atualmente, a instituição conta com mais de 21 mil alunos, 56 cursos de graduação, 99 cursos de pós-graduação lato-sensu, quatro mestrados em andamento e mais dois que devem iniciar as atividades em breve. Sobre os planos de consolidar um curso de doutorado, o diretor informou que a perspectiva é que em menos de três anos, sejam abertos os cursos na área de Educação e de Direito. “A Unoesc tem, dia após dia, demonstrado sua eficiência e sua qualidade científica”, argumenta.

De Marco apresentou aos empresários o posicionamento estratégico da Unoesc Chapecó focado na qualidade e excelência na formação acadêmica para o empreendedorismo. “Queremos os empresários próximos da academia para poder preparar o profissional que o mercado espera. Temos que acabar com essa dicotomia que impera e só poderemos fazer isso se o empresário colaborar conosco compartilhando as vivências do dia a dia agregadas à formação científica. O empreendedorismo irá perpassar os conteúdos aplicados em todos os cursos”, observou.

O diretor também falou dos planos de expansão da instituição para Chapecó que no primeiro semestre de 2014 abrirá os cursos de Engenharia Civil e Engenharia da Computação, com novidades para os semestres posteriores.

De acordo com o diretor de desenvolvimento de Núcleos Setoriais da ACIC, Francis Marcel Post, os coordenadores de núcleos têm a função de transmitir aos demais empresários nucleados as informações socializadas durante as ações do Programa Nucleado Visita. “Sabemos que até negócios já foram concretizados a partir de encontros proporcionados pelo programa”, observa. Sobre a atuação dos representantes da Unoesc nas atividades dos núcleos da entidade, dos quais participam, Post ressaltou a assiduidade, contribuição e envolvimento permanente nas ações da ACIC.

Os representantes da Unoesc no Núcleo do Jovem Empreendedor são o diretor de pesquisa, extensão e pós-graduação, professor Gilberto Pinzetta, e a coordenadora do curso de Administração, professora Carla Fabiana Cazella.

O programa Nucleado Visita está na nona edição e já contemplou as empresas Gráfica Mércur, do Núcleo das Indústrias Gráficas, Clínica Veterinária “Planeta Bicho” do Núcleo dos Pet Shops, Salão da Deni, do Núcleo dos Profissionais da Beleza,Training Park Academia, do Núcleo dos Profissionais da Saúde, Infogen Sistemas, do Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Centro de Formação de Condutores Xavante Ltda, do Núcleo de CFC’s, Azeplast do Núcleo dos Empresários da Efapi e Contaseg, do Núcleo de Consultorias.