Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 14 de Novembro de 2019 às 17h12

    Uma noite de inspiração: empresas vencedoras do Excelência SC relatam sua trajetória

    Eventos (109)Núcleos (52)
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -

    O Núcleo de Excelência da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu nesta semana um encontro no qual as empresas do Oeste vencedoras do Prêmio Catarinense de Excelência 2019 relataram suas trajetórias e o que fizeram para conquistar o reconhecimento. O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Chapecó (Simec), a Família Werlang e a Ogochi apresentaram seus cases.

    A coordenadora do Núcleo e vice-presidente do Excelência SC - Região Oeste, Isabel Cristina Machado, enfatizou que a busca pela excelência na gestão é um dos objetivos discutidos no grupo empresarial. “Trazer as empresas que foram reconhecidas pela melhoria nos processos para trocar experiências é uma maneira de inspirar os demais empreendedores, além de perceber que atrás do sucesso existe muito trabalho, dedicação e comprometimento. Foi uma noite de inspiração.

    O Simec e o empreendedor rural – Família Werlang foram vencedores no Nível I – 125 pontos e a Ogochi no Nível III – 500 pontos, com o Troféu Bronze. Para receber o reconhecimento, as empresas implantaram o Modelo de Excelência em Gestão (MEG), por meio do Programa Excelência da Gestão (PEG), disseminado em Santa Catarina pelo Movimento Catarinense pela Excelência (Excelência SC). O MEG é o carro-chefe da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) para a concretização da sua missão, que é a de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade.

    SIMEC

    O Sindicato foi fundado em 1988. Atualmente possui 22 diretores, seis conselheiros e tem como presidente Adilson Campos. Conta com diretores setoriais, com sete delegados regionais e atua em uma área que abrange 34 municípios do Oeste. A entidade mantém benefícios e adota medidas consistentes de apoio às empresas associadas, como cursos, palestras, convênios, missões empresariais, visitas técnicas, entre outros. Também promove a Feira Eletrometalmecânica que traz atualização, inovação tecnológica e realização de negócios para o setor.

    De acordo com a secretária executiva do Simec, Cleodete Tavares, antes de iniciar o MEG, o Sindicato havia ganho alguns prêmios, como o primeiro lugar no Troféu Destaque no Desenvolvimento Associativo da Vice-Presidência Regional Oeste da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Em 2014 foi elaborado o primeiro planejamento estratégico e em 2016 iniciou a implantação do MEG. “Começamos o diagnóstico observando o que havia de lacunas, iniciamos a estruturação das ações e o estabelecimento de metas”.

    Em 2018, foi reformulado o planejamento estratégico. Como resultado das ações implementadas, obteve-se alinhamento de todos os processos, aproximação dos associados com encontros, visitas técnicas e palestras, reformulação do processo de comunicação, realização de pesquisas para identificar as necessidades dos associados, retenção de associados, inclusão de novos, entre outros. Também foi reformulado o planejamento financeiro, formalizadas parcerias com outros sindicatos patronais da indústria e implantado um grupo de excelência para os associados. “Através desses resultados surgiram prêmios como o Destaque no Desenvolvimento Associativo e o Excelência SC”, frisou Cleodete.

    FAMÍLIA WERLANG

    Ser reconhecida como propriedade referência em gestão, qualidade de vida e dos produtos oferecidos é a visão da Família Werlang, da linha Alto Maipu, em Saudades. O empreendedor rural Silvenio José Werlang relatou a história da família, que iniciou com o avô. Ao herdar a terra, Werlang foi, aos poucos, implantando melhorias junto com a esposa Gessi Werlang e, mais tarde, com participação dos dois filhos. Em 1995 se associou à Cooperitaipu e iniciou uma trajetória de capacitações nos mais diferentes temas, desde técnicas de manejo com os animais até a gestão e o desenvolvimento sustentável.

    Em 2014 comprou mais terras, totalizando 36 hectares. A família, cooperada da Aurora Alimentos, participou do Programa Qualidade Total Rural no Campo, De Olho na Qualidade Rural, do Programa de Desenvolvimento dos Empreendedores Rurais Cooperativistas – A Excelência Chega no Campo, entre outros. “Não foi fácil, mas fizemos com muito carinho e trabalho. Hoje em dia, se quisermos atuar no campo, precisamos sempre nos aperfeiçoar”, salientou Werlang, acrescentando que desde 2000 todas as ações financeiras estão registradas.

    A família produz leite, suínos e feno. Também mantém na propriedade um museu com ferramentas que guardou no passar dos anos. Como conquistas de todo o trabalho, recebeu o Prêmio Empreendedor Rural Cooperativista em 2018 e, neste ano, o Excelência SC. “As ações que realizamos precisam ser mantidas na propriedade. Não é algo para fazer apenas durante os programas”, acrescentou Werlang.

    OGOCHI

    A Ogochi é uma empresa fabricante de roupas masculinas que atua em todo o território nacional nos segmentos adulto e infantojuvenil. Iniciou suas atividades em 1990, em São Carlos (SC), com dois funcionários e dez clientes. O começo da empresa foi cercado de dificuldades, mas seu fundador, Sidney Ogochi, acreditou no empreendimento. Ele veio de Campo Grande (MS) para São Carlos (SC) aos 21 anos e fez da companhia uma das pequenas e médias empresas que mais crescem no Brasil. Com sede em São Carlos, possui unidades fabris em Saltinho, Planalto Alegre, Águas de Chapecó, Caxambu do Sul e Palmitos.

    De acordo com a diretora financeira da Ogochi, Aureane Mignon, a gestão é feita com transparência e busca-se sempre o envolvimento das pessoas. Atualmente, a Ogochi tem quase 1.500 colaboradores e atua com o MEG há três anos. “O MEG veio coroar conceitos que estávamos trabalhando”, comentou Aureane. A empresa mantém uma série de ações voltadas ao público interno e à comunidade. A atuação é focalizada na gestão, nas pessoas e na sustentabilidade. “Atualmente é fácil falar, mas as coisas não nascem prontas, é uma construção e os passos do Excelência SC demonstram isso”, observou Aureane.

    Entre os resultados, estão as premiações: a Ogochi está, pelo oitavo ano consecutivo, entre as empresas que mais crescem no Brasil; recebeu pelo terceiro ano consecutivo o Prêmio Excelência SC, sempre aumentando a pontuação; recebeu o certificado de Responsabilidade Social, o Prêmio Ser Humano SC, o Selo Empresa Cidadã, a Ordem do Mérito Industrial de SC e está entre as Melhores Empresas para Trabalhar no Estado. “Se convertemos um empresário a mais para fazer o Excelência SC faremos uma sociedade melhor. Pode ser no campo, em uma indústria, em uma microempresa. Trazendo ferramentas de gestão para dentro da organização, valorização e desenvolvimento do ser humano faremos uma sociedade melhor. Isso faz a diferença”, concluiu Aureane.

    Veja também

    Feirão do Imposto reforça necessidade de reforma tributária29/10/19Ação promovida no fim de semana, em Chapecó, pelo Núcleo de Jovens Empresários da ACIC, mostrou incidência de impostos em produtos de uso popular Você já parou para pensar no quanto paga de imposto em cada produto e serviço que consome? Sabia que, atualmente, o brasileiro trabalha cerca de 150 dias ao ano somente para pagar seus tributos? Para contribuir na reflexão sobre o tema, o Núcleo de Jovens Empresários (NJE) da Associação Empresarial e Comercial de Chapecó (ACIC) promoveu, no fim de semana,......
    ACIC oportuniza geração de negócios para seus associados07/07/17 Uma oportunidade de fortalecer parcerias, ampliar e iniciar novos negócios. Esse foi o objetivo da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e da Unochapecó ao promover, na última semana, um painel de......
    Inscrições abertas para o ACIC + Gestão22/01Evento, promovido pela ACIC Chapecó, ocorrerá no dia 19 de março e terá como palestrantes Martha Gabriel, Vânia Ferrari e Pedro Aihara A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promove no mês de março o ACIC + Gestão e abre a possibilidade de parcelamento da inscrição para associados da entidade em até três vezes......

    Voltar para Notícias