NOTÍCIAS

Postado em 05 de Novembro de 2013 às 08h11

Negócios sem fronteiras

Com orgulho e brilho no olhar, o empresário Jacob Paulo Kunzler recebeu, no mês de outubro, associados da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) pelo Programa Nucleado Visita. Nesta edição, o encontro contemplou a empresa nucleada Safetrading – Internacional business, do Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional da entidade.

O empresário iniciou a apresentação falando da importância de uma equipe bem preparada para atuar no segmento de negócios internacionais e se emocionou ao falar da dedicação e talento de sua equipe. “O setor de comércio exterior requer um grupo de trabalho extremamente preparado pelo fato de que as transações do segmento requerem cuidados nos mínimos detalhes. Por isso, entre os princípios de maior valor prezados por nós está a educação”, afirmou.

A Safetrading Internacional Business oferece soluções completas em comércio exterior, logística, consultoria e assessoria internacional. De forma descontraída, Kunzler defendeu que a atuação no comércio exterior é igual religião, “se você não pratica e vive, perde a fé”. Otimista com o reconhecimento da região no ramo, citou o exemplo da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que já reconhece a importância do comércio exterior praticado na região para a evolução de pequenas e médias indústrias na exportação.

Confiante da qualidade do serviço prestado, explicou também que o que a empresa vende, hoje, é o conhecimento, e por isso não rifam preços. Sobre a relação com os clientes, ressaltou a necessidade de haver transparência de ambos os lados.

Outro ponto abordado durante a visita foi a falta de políticas públicas, do governo, que favoreçam a expansão do comércio exterior no país. Segundo ele, países como a Bélgica e a Holanda utilizam o comércio exterior como uma estratégia de desenvolvimento, enquanto o Brasil utiliza se forma residual, sem priorizá-lo.

Sobre o futuro do segmento, o empresário prevê que as expectativas são ótimas – em relação ao trabalho e à renda, mas é preciso estar ciente das mudanças do cenário econômico. “Os empresários devem estar, antes de tudo, conscientes das ferramentas que têm à sua disposição e como devem usá-las. Este é um dos passos para se alcançar a competitividade no mercado”.

Como idealizador e membro do Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional na ACIC, criado em 2009, o empresário traçou que, entre as metas que sondam o associativismo do núcleo estão o incentivo à entrada de novos membros no núcleo e o estabelecimento de um fórum para reivindicar aos órgãos públicos os seus direitos. “Quem faz acontecer são as empresas. Além de levar ideias para o núcleo, o associativismo requer acima de tudo a disposição à colaboração. Quem tem o privilégio do acesso à informação tem o dever de socializá-la”, pontuou.

Na oportunidade, o diretor de Núcleos Setoriais da ACIC, Francis Marcel Post, lembrou que a implantação da ação Nucleado Visita foi uma inovação que visa proporcionar momentos como estes, que propiciem não apenas conhecer o trabalho das empresas dos núcleos, mas também compartilhar desafios, metas e ampliar o network.

NUCLEADO VISITA

O programa Nucleado Visita está na décima primeira edição e já contemplou as empresas Gráfica Mércur, do Núcleo das Indústrias Gráficas, Clínica Veterinária “Planeta Bicho” do Núcleo dos Pet Shops, Salão da Deni, do Núcleo dos Profissionais da Beleza,Training Park Academia, do Núcleo dos Profissionais da Saúde, Infogen Sistemas, do Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Centro de Formação de Condutores Xavante Ltda, do Núcleo de CFC’s, Azeplast do Núcleo dos Empresários da Efapi, Contaseg, do Núcleo de Consultorias, Unoesc Chapecó, do Núcleo do Jovem Empreendedor e a Flytour, do Núcleo das Agências de Viagens.

Veja também

MERCOAGRO 2014 - Modelo de miniusina de leite gera receita e agrega na economia do agronegócio12/09/14 Quais são os procedimentos para a fabricação de queijos? Que cuidados são imprescindíveis na produção de iogurtes? Que equipamentos são necessários para a industrialização de itens lácteos? Os interessados nestas questões podem esclarecer suas dúvidas na Via Láctea Miniusina de Leite, durante a MercoAgro 2014......
Facisc entrega pleitos do Voz Única para candidatos em Chapecó20/09/18Regional Oeste definiu cinco prioridades para o desenvolvimento da região que serão apresentadas aos candidatos A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e as associações empresariais da região Oeste realizarão no próximo dia 26/9, a entrega da Cartilha Voz Única para......
ACIC recebe comitiva chinesa05/12/14 A diretoria executiva da ACIC recebeu, no início do mês de dezembro, a visita dos diretores da empresa chinesa Risen Solar Technology. A aproximação é fruto da missão empresarial que a ACIC realizou em abril de 2012......

Voltar para Notícias