NOTÍCIAS

Postado em 05 de Novembro de 2013 às 08h11

Negócios sem fronteiras

Com orgulho e brilho no olhar, o empresário Jacob Paulo Kunzler recebeu, no mês de outubro, associados da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) pelo Programa Nucleado Visita. Nesta edição, o encontro contemplou a empresa nucleada Safetrading – Internacional business, do Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional da entidade.

O empresário iniciou a apresentação falando da importância de uma equipe bem preparada para atuar no segmento de negócios internacionais e se emocionou ao falar da dedicação e talento de sua equipe. “O setor de comércio exterior requer um grupo de trabalho extremamente preparado pelo fato de que as transações do segmento requerem cuidados nos mínimos detalhes. Por isso, entre os princípios de maior valor prezados por nós está a educação”, afirmou.

A Safetrading Internacional Business oferece soluções completas em comércio exterior, logística, consultoria e assessoria internacional. De forma descontraída, Kunzler defendeu que a atuação no comércio exterior é igual religião, “se você não pratica e vive, perde a fé”. Otimista com o reconhecimento da região no ramo, citou o exemplo da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que já reconhece a importância do comércio exterior praticado na região para a evolução de pequenas e médias indústrias na exportação.

Confiante da qualidade do serviço prestado, explicou também que o que a empresa vende, hoje, é o conhecimento, e por isso não rifam preços. Sobre a relação com os clientes, ressaltou a necessidade de haver transparência de ambos os lados.

Outro ponto abordado durante a visita foi a falta de políticas públicas, do governo, que favoreçam a expansão do comércio exterior no país. Segundo ele, países como a Bélgica e a Holanda utilizam o comércio exterior como uma estratégia de desenvolvimento, enquanto o Brasil utiliza se forma residual, sem priorizá-lo.

Sobre o futuro do segmento, o empresário prevê que as expectativas são ótimas – em relação ao trabalho e à renda, mas é preciso estar ciente das mudanças do cenário econômico. “Os empresários devem estar, antes de tudo, conscientes das ferramentas que têm à sua disposição e como devem usá-las. Este é um dos passos para se alcançar a competitividade no mercado”.

Como idealizador e membro do Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional na ACIC, criado em 2009, o empresário traçou que, entre as metas que sondam o associativismo do núcleo estão o incentivo à entrada de novos membros no núcleo e o estabelecimento de um fórum para reivindicar aos órgãos públicos os seus direitos. “Quem faz acontecer são as empresas. Além de levar ideias para o núcleo, o associativismo requer acima de tudo a disposição à colaboração. Quem tem o privilégio do acesso à informação tem o dever de socializá-la”, pontuou.

Na oportunidade, o diretor de Núcleos Setoriais da ACIC, Francis Marcel Post, lembrou que a implantação da ação Nucleado Visita foi uma inovação que visa proporcionar momentos como estes, que propiciem não apenas conhecer o trabalho das empresas dos núcleos, mas também compartilhar desafios, metas e ampliar o network.

NUCLEADO VISITA

O programa Nucleado Visita está na décima primeira edição e já contemplou as empresas Gráfica Mércur, do Núcleo das Indústrias Gráficas, Clínica Veterinária “Planeta Bicho” do Núcleo dos Pet Shops, Salão da Deni, do Núcleo dos Profissionais da Beleza,Training Park Academia, do Núcleo dos Profissionais da Saúde, Infogen Sistemas, do Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, Centro de Formação de Condutores Xavante Ltda, do Núcleo de CFC’s, Azeplast do Núcleo dos Empresários da Efapi, Contaseg, do Núcleo de Consultorias, Unoesc Chapecó, do Núcleo do Jovem Empreendedor e a Flytour, do Núcleo das Agências de Viagens.

Veja também

ACIC promove reunião com representantes do Desbravalley10/12/18Movimento que aproxima a comunidade inovadora de Chapecó estará presente no ACIC + Gestão, evento que ocorrerá em março de 2019 A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu reunião com entidades ligadas à inovação para discutir como agregar forças e contribuir para o crescimento e fortalecimento do ecossistema de inovação em Chapecó e região. O encontro, realizado na última semana, reuniu representantes do Senai, Senac, Simec, 1Bi......
ACIC na Câmara de Vereadores Motoristas de aplicativo reagem e vereadores recuam na aprovação do projeto em Chapecó13/03Lei que regulamenta transporte por aplicativo na cidade foi suspensa para revisão e melhor análise A pauta que parecia resultar de consenso gerou polêmica na sessão desta terça-feira (12) na Câmara de Vereadores de Chapecó. Depois de aprovado por unanimidade na segunda-feira (11), o projeto 1/2019 que regulamenta o......

Voltar para Notícias