NOTÍCIAS

Postado em 08 de Abril de 2016 às 16h54

Gestão da produção é tema de curso realizado pela ACIC

Aperfeiçoar os recursos de produção foi o objetivo do curso oferecido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), nessa semana, aos associados envolvidos nas áreas de planejamento e programação de produção das empresas. O treinamento “Planejamento, Produção e Controle de Produção (PPCP)” teve a intenção de analisar e avaliar a gestão do sistema de produção buscando o desenvolvimento das atividades de manufatura de forma que atenda à política de vendas e ofereça uma visão sistêmica da área de produção, detalhando as funções de planejamento, produção e controle.
Foram abordados temas como: principais problemas do sistema de administração da produção; funções do PPCP; PPCP e a relação com compras, vendas e produção; mapa de previsão de vendas; planejamento dos produtos; planejamento mestre de produção; fases do planejamento; tempos padrões; carga de máquina e balanceamento de produção; programação da produção; programação para frente X programação para trás; sequenciamento da produção; acompanhamento e avaliação da produção; e capacidade instalada de produção.
O curso foi ministrado pelo engenheiro mecânico e administrador de empresas, João Antonio Pires Rodrigues, que é pós-graduado em administração de marketing, administração e estratégia empresarial, metodologia do ensino e possui mestrado em engenharia da produção.
O engenheiro de produção Luan Paulo Trindade trabalha como Analista de Planejamento de Controle de Produção da Rotoline Máquinas para Rotomoldagem. “Participamos do curso por intermédio da empresa, que gradativamente vem buscando métodos e ferramentas de melhoria do planejamento e do controle como um todo. Prova disso é que os colegas de trabalho participantes do curso pertencem a áreas como produção, elétrica e engenharia. Certamente, saímos olhando para o mesmo horizonte”, contou.
Para ele, a didática metódica e precisa colaborou para que o conteúdo ficasse claro e objetivo. Segundo o analista, a mescla de exemplos práticos e teóricos foi fundamental para o bom entendimento de todos os participantes. “O melhor de tudo é que com o convencimento de outros membros da organização da importância e necessidade de um bom PPCP para o aperfeiçoamento do fluxo de informação, suprimentos e produção dará uma diretriz para que os objetivos sejam atingidos. É importante ressaltar que o curso também teve abrangência na área de gestão de pessoas, cuja citação é indispensável pela relação que o tema traz com a área de PPCP”, avaliou.

Veja também

GARANTEOESTE - Sistema SICOOB participa da primeira Sociedade de Garantia de Crédito21/08/14 A Sociedade de Garantia de Crédito - GARANTEOESTE/SC assinou, nessa semana, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), termos de adesão para aportes destinados à formação do fundo garantidor de risco pelas cooperativas do sistema SICOOB. O evento também marcou a apresentação do processo de......
Curso sobre contabilidade para não contadores abre segunda turma 04/03/16 Devido a grande demanda de associados, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu, nessa semana, a segunda turma do curso de contabilidade para não contadores. Durante três dias, os participantes......
Como melhorar as vendas nas mídias sociais e otimizar a produção09/10/17 Capacitações oferecidas pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó apresentam tendências e capacitam profissionais para tornar as empresas mais competitivas O marketing digital é uma realidade e......

Voltar para Notícias