NOTÍCIAS

Postado em 08 de Abril de 2016 às 16h54

Gestão da produção é tema de curso realizado pela ACIC

Aperfeiçoar os recursos de produção foi o objetivo do curso oferecido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), nessa semana, aos associados envolvidos nas áreas de planejamento e programação de produção das empresas. O treinamento “Planejamento, Produção e Controle de Produção (PPCP)” teve a intenção de analisar e avaliar a gestão do sistema de produção buscando o desenvolvimento das atividades de manufatura de forma que atenda à política de vendas e ofereça uma visão sistêmica da área de produção, detalhando as funções de planejamento, produção e controle.
Foram abordados temas como: principais problemas do sistema de administração da produção; funções do PPCP; PPCP e a relação com compras, vendas e produção; mapa de previsão de vendas; planejamento dos produtos; planejamento mestre de produção; fases do planejamento; tempos padrões; carga de máquina e balanceamento de produção; programação da produção; programação para frente X programação para trás; sequenciamento da produção; acompanhamento e avaliação da produção; e capacidade instalada de produção.
O curso foi ministrado pelo engenheiro mecânico e administrador de empresas, João Antonio Pires Rodrigues, que é pós-graduado em administração de marketing, administração e estratégia empresarial, metodologia do ensino e possui mestrado em engenharia da produção.
O engenheiro de produção Luan Paulo Trindade trabalha como Analista de Planejamento de Controle de Produção da Rotoline Máquinas para Rotomoldagem. “Participamos do curso por intermédio da empresa, que gradativamente vem buscando métodos e ferramentas de melhoria do planejamento e do controle como um todo. Prova disso é que os colegas de trabalho participantes do curso pertencem a áreas como produção, elétrica e engenharia. Certamente, saímos olhando para o mesmo horizonte”, contou.
Para ele, a didática metódica e precisa colaborou para que o conteúdo ficasse claro e objetivo. Segundo o analista, a mescla de exemplos práticos e teóricos foi fundamental para o bom entendimento de todos os participantes. “O melhor de tudo é que com o convencimento de outros membros da organização da importância e necessidade de um bom PPCP para o aperfeiçoamento do fluxo de informação, suprimentos e produção dará uma diretriz para que os objetivos sejam atingidos. É importante ressaltar que o curso também teve abrangência na área de gestão de pessoas, cuja citação é indispensável pela relação que o tema traz com a área de PPCP”, avaliou.

Veja também

Núcleo de Gestores de Pessoas da ACIC e ABRH-Chapecó22/03/16 Para fortalecer as práticas de gestão de pessoas Com apoio do Núcleo de Gestores de Pessoas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), tomou posse na semana passada a nova diretoria da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) seccional de Chapecó. A solenidade foi promovida pela ABRH-Santa Catarina. A associação......
ACIC na Câmara Vereadores aprovam Lei de Diretrizes Orçamentárias em primeira votação24/05Projeto foi aprovado por unanimidade, sem discussão. Segunda votação acontece nesta sexta-feira A Câmara de Vereadores de Chapecó aprovou em primeira votação, nessa quinta-feira (23), o projeto que trata sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município. Não houve discussão e a......
Mercoagro 2014 na Tecnocarne13/08/13 A MERCOAGRO – Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne – prevista para setembro de 2014 será lançada às 19 horas desta quarta-feira (14) durante a 11ª TECNOCARNE que......

Voltar para Notícias