NOTÍCIAS

Postado em 15 de Agosto de 2014 às 14h50

GARANTEOESTE assina termos de adesão para aportes de Fundos Garantidores de Risco de Cooperativas

A Sociedade de Garantia de Crédito (GARANTEOESTE/SC) promove, nesta quarta-feira (20), às 10 horas, na cantina do CESEC, situada na Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), ato de contratualização e assinaturas dos termos de adesão para aportes destinados à formação dos Fundos Garantidores de Risco pelas Cooperativas do sistema SICOOB, e apresentação do estágio atual do processo de implantação.

O presidente do Conselho de Administração e diretor financeiro da ACIC, Sérgio Perondi, ressalta que a sociedade tem como objetivo a elevação do grau de competitividade e desenvolvimento sustentável das empresas por meio de serviços de acesso ao crédito e assessoria financeira às empresas associadas.

Fundada no mês de junho, a GARANTEOESTE analisa os projetos e pedidos de financiamento pleiteados por seus associados e assume o risco de inadimplência e eventuais falências. Nestes casos, a SGC honra a garantia ante o credor e passa a conduzir o processo de recuperação das perdas com a associada inadimplente ou falida.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, expõe que as SGCs são sociedades de caráter privado, cujo objetivo é complementar as garantias exigidas aos seus associados nas operações de crédito junto do sistema financeiro. Além disso, podem fornecer aval técnico, comercial e assessoria financeira. São formadas essencialmente por empresas, mas podem também ter a participação de entidades públicas e outros apoiadores. Seu objetivo principal é a promoção da competitividade e desenvolvimento empresarial, por meio do acesso ao crédito e assessoria financeira para as empresas associadas.

As SGCs não realizam empréstimo ou financiamentos, mas prestam garantias de aval ou fiança nas operações de crédito de suas associadas com as instituições financeiras. As garantias podem também ser dadas aos fornecedores das associadas (aval comercial) ou em processos de licitações (aval técnico).

Informações e confirmação de presença pelo e-mail executivogaranteoeste@gmail.com ou pelo fone (49) 3330-2800, na coordenadoria regional oeste do Sebrae com Indiamara.

Veja também

Investimentos em TIC devem ser planejados, recomenda especialista09/07/13 A compreensão do uso eficiente e eficaz da Tecnologia da Informação nas empresas se faz necessário para manter a empresa competitiva. “Não existe, no contexto atual, como a gestão estar desvinculada da tecnologia”,afirma a instrutora do curso Tecnologia da Informação na Gestão de Negócios, Carla de Almeida Martins Basso. A atividade......

Voltar para Notícias