NOTÍCIAS

Postado em 21 de Setembro de 2018 às 15h25

Empresas que investem em sustentabilidade empresarial ganham em competitividade

  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -

A organização que tem a cultura da sustentabilidade empresarial incorporada nos seus processos ganha em diferenciais competitivos frente a uma nova geração de consumidores cada vez mais críticos, além de contribuir para a qualidade de vida e preservação dos recursos naturais e melhorar a imagem da empresa perante a comunidade em geral. Para conscientizar sobre a importância dessa prática, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu, nesta semana, a capacitação “Sustentabilidade – por onde sua empresa pode começar?”, que abordou temas como por que apostar na sustentabilidade empresarial, como começar sua aplicação e práticas sustentáveis para serem implementadas no dia a dia.

De acordo com a facilitadora, mestre em Administração com ênfase em Sustentabilidade, presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese e gerente de comunicação da Aurora Alimentos, Isabel Cristina Machado, o principal objetivo da capacitação foi incentivar as organizações a se voltarem para a temática com atitudes práticas que podem ser feitas no dia a dia tanto da empresa como da vida pessoal. “A intenção foi ensinar o passo a passo e buscar junto com as organizações que participaram do curso como analisar sua instituição e implementar alternativas para melhorar a rotina nas três dimensões da sustentabilidade: econômica, social e ambiental”.

Como exemplos de práticas que podem ser introduzidas nas empresas, estão a redução do consumo de água, energia e de material de expediente. “É importante ter um olhar diferenciado para isso porque às vezes estamos no piloto automático e não paramos para pensar em pequenos detalhes que podem fazer a diferença no resultado econômico da organização e também no resultado para o planeta em termos de preservação dos recursos naturais”, enfatizou Isabel.

Outras práticas que podem ser incorporadas estão o incentivo aos colaboradores para fazer a separação do material reciclável, levar um copo ou garrafinha de água, uma caneca para o café, incentivar a fazer trabalho voluntário na comunidade onde estão inseridos e participar de doações de sangue. “São pequenas ações que, no coletivo, proporcionam um grande resultado. Quando se estimula o colaborador a ter atitudes sustentáveis dentro da empresa, ele acaba levando para casa. Podem parecer ações pequenas, mas acabam se tornando grandiosas quando se tornam hábitos de vida”, acrescentou a facilitadora do curso.

Isabel também realçou que para implementar práticas sustentáveis nas aéreas social e ambiental nas organizações não é necessário ter um orçamento. “Pode-se fazer com essas pequenas ações, além de fazer tempestade de ideias com os colaboradores para que eles participem da construção de um mundo melhor”.

A incorporação da sustentabilidade empresarial, ressaltou Isabel, contribui para a organização ter um valor agregado. “Além de ter economia, podendo investir em outras frentes, ganhará competitividade no mercado, pois os consumidores estão exigentes e a tendência é que a observação desses valores cresça cada vez mais”, finalizou.

Veja também

MERCOAGRO 2016 Clínica Tecnológica esclarecerá dúvidas de visitantes e expositores25/07/16 Um local que funcionará como consultoria técnica, como se fosse um laboratório onde serão tratados temas de ponta, incluindo conservação de alimentos, Food Defense, alta pressão, sanidade animal, análise sensorial por meio de processos inovadores, como o nariz e a língua eletrônica. Assim será a Clínica Tecnológica, evento da......
MERCOAGRO 2016 Mercoshow oferecerá palestras com temas atuais e inovadores27/07/16 A Mercoagro 2016 traz uma novidade – um espaço onde os expositores apresentarão palestras técnicas, comerciais e conhecimentos inovadores para os visitantes: a Mercoshow, que ocorrerá durante toda a feira. Entre às 15......

Voltar para Notícias