NOTÍCIAS

Postado em 30 de Abril às 16h45

Empresários do setor de tecnologia palestram para acadêmicos na Unoesc Chapecó

  • ACIC CHAPECÓ -

Atividade teve por objetivo aproximar estudantes do mercado de trabalho na região. Iniciativa teve apoio da Deatec

Demonstração da realidade do mercado de trabalho na área de tecnologia na prática, a necessidade de estar preparado para o mercado de trabalho e as oportunidades existentes no setor. Essas foram algumas das conclusões dos acadêmicos dos cursos Sistemas de Informação e Engenharia de Computação, da Unoesc Chapecó, após atividade realizada no fim de semana, com objetivo de aproximá-los das empresas e demandas regionais. A iniciativa teve apoio da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec) e do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).

Profissionais das empresas Desbravador, Raffinato Sistemas e Infogen palestraram para os acadêmicos e falaram sobre o mercado de trabalho em Chapecó e região. Para o estudante Orlando da Silva, a palestra da Desbravador demonstrou um alto nível de entendimento técnico e prático do cotidiano da empresa. “Conseguiram demonstrar o quanto é bom trabalhar na área de TI. O representante da Raffinato realizou uma ótima palestra, divertida. Deixou claro as oportunidades que nós, alunos, podemos ter na área de sistemas de informação. A palestra da Infogen foi muito incentivadora, pois foi a que mais demonstrou a realidade de um programador dentro da empresa”, relatou.

O estudante Leandro Alberto Marcon concluiu que cada vez mais as empresas contratam profissionais qualificados para fazer parte do seu quadro funcional. “Com isso, percebemos a importância de buscar conhecimentos teóricos e práticos para se qualificar e concorrer às vagas disponibilizadas pelas empresas. O conhecimento é fundamental em nossa vida. Foi possível perceber como o mercado está evoluindo e cada vez mais procurando pessoas com perfil para atender essas demandas”.

Para o sócio e diretor comercial da Raffinato, Elias Ricardo Tasca, a iniciativa foi produtiva tanto para os acadêmicos como para as organizações. “Os estudantes puderam conhecer as empresas da cidade e região, saber o que fazem e perceber que em Chapecó e Oeste existem oportunidades dentro da carreira que estão construindo. Um dos assuntos que abordamos foi em que áreas podem trabalhar, pois às vezes o acadêmico de sistemas de informação acha que só vai trabalhar com programação. Hoje em dia a área de desenvolvimento de softwares abre uma série de possibilidades”. De acordo com Tasca, a atividade foi importante para as empresas por ser uma oportunidade de interagir com a comunidade e contribuir com a área acadêmica. “Além disso, foi possível prospectar profissionais, pois existe uma demanda crescente. Foi um momento excelente”.

De acordo com o coordenador dos cursos, Tiago Zonta, a intenção é aproximar os acadêmicos ingressantes nos cursos da realidade e demandas regionais. A atividade integrou uma exigência nos currículos das universidades de horas para Atividades Práticas de Ensino e Extensão (APEE). “O objetivo está relacionado tanto com a motivação como também com a visualização de carreira dos acadêmicos. Nessa primeira atividade, os estudantes ficaram bem motivados. Os resultados foram além do que imaginávamos”, frisou Zonta.

O presidente da Deatec, André Telöcken, enfatizou que as empresas estão sempre em busca de bons profissionais e que há vagas disponíveis em Chapecó e região. O município é um dos principais polos de empresas de tecnologia do Estado e é reconhecido como um dos maiores polos do Brasil de startups por média populacional. “Daqui saem soluções de ponta que atendem as mais distintas áreas em todo o Brasil. O segmento possui empresas que comercializam produtos no País, além de exportar, trazendo riqueza e contribuindo para o desenvolvimento do município”.

Veja também

Entrevista: NELSON EIJI AKIMOTO21/06/16 A ACIC deve estimular a prática da responsabilidade social empresarial, porém, “A empresa não pode substituir o Estado” Nas últimas décadas as empresas passaram a se preocupar não apenas com a produtividade, mas também com a questão socioambiental. Termos como sustentabilidade e responsabilidade social no setor empresarial são muito......
VENDAS COM PNL14/08/17 Outro curso promovido nesta semana pela ACIC foi o “Treinamento Intensivo em Vendas com PNL” que teve como objetivo oferecer técnicas, ferramentas e estratégias de vendas eficazes de acordo com as exigências do mercado que......
“É preciso espantar a onda de pessimismo”13/04/15 Uma visão da atualidade política e econômica brasileira e catarinense e um balanço sobre obras e investimentos públicos pautaram a palestra do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), deputado......

Voltar para Notícias