NOTÍCIAS

Postado em 10 de Junho às 15h03

Dica dos Nucleados

Núcleos (26)
  • ACIC CHAPECÓ -

Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional
Esteja preparado para a concorrência internacional

Perspectivas de crescimento são esperadas através de um novo ciclo econômico mais liberal. O impacto disso é uma maior abertura comercial e nossas empresas terão novas concorrentes. Concorrentes globais. Os empresários deverão ser mais flexíveis, aliar novas tecnologias, inovação e conhecimento para sobreviver e crescer. Os amadores, no médio ou longo prazo, estarão fora do jogo. No fim, tudo se resume à eficiência. Competiremos com empresas ao redor do globo. Precisamos sair da zona de conforto e aprender a levar nosso produto mais longe. Está preparado para isso? O Comex realiza eventos que facilitam o entendimento para quem quer conhecer esse novo mundo da exportação e importação.

Jian Costa - J.Costa Investimentos

      • ACIC CHAPECÓ -

      Núcleo dos Centros de Formação de Condutores
      Direitos e deveres do pedestre

      Para além de uma gentileza, dar passagem é um dever. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não dar preferência é considerada uma infração, rende multa e pontos na CNH. No entanto, o próprio CTB prevê as situações em que os pedestres terão a prioridade de passagem na via, ou seja, ela não é absoluta. O artigo 254 trata dessas situações, relacionado seis condutas que costumam ser praticadas pelos pedestres que são consideradas infracionais: permanecer ou andar nas pistas de rolamento, cruzar a pista nos viadutos, pontes ou túneis, atravessar a via no cruzamento, utilizar a via para agrupamentos sem licença, andar fora das passagens a eles destinadas e desobedecer a sinalização de trânsito específica. É sempre bom lembrar algumas boas práticas no trânsito, assim, podemos contribuir para um trânsito melhor e tornar as condições mais seguras e favoráveis. Dirigir é fácil, difícil é ser responsável.

      Sadi Belarmino Dall Bello - CFC Xavante

          • ACIC CHAPECÓ -

          Núcleo de Assessorias e Consultorias
          Como resolver conflitos de forma eficaz, segura, rápida e sigilosa?

          Os conflitos e controvérsias fazem parte do mundo dos negócios, assim, é fundamental que as empresas prevejam formas ágeis e eficazes de redução das divergências, evitando longos e desgastantes embates. Nesse contexto, é cada vez mais crescente no Brasil e no exterior a utilização dos Métodos Privados para Solução de Conflitos, como a mediação, conciliação e arbitragem. Esses métodos são mais rápidos, confidenciais e mais adequados às necessidades dinâmicas do mundo empresarial, buscando soluções que representem ganhos mútuos e que preservem o relacionamento entre as partes, gerando uma composição satisfatória para ambas.

          Gabriela Urack Machado - Centro de Mediação e Arbitragem
          de Santa Catarina

              • ACIC CHAPECÓ -

              Núcleo Multissetorial I
              Alimentos funcionais


              São aqueles que, além das suas funções nutricionais básicas, são benéficos à saúde, especialmente para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. Para isso, seu consumo deve ser regular e fazer parte de uma dieta equilibrada. Por exemplo: um alimento funcional indicado para o controle do colesterol só será eficaz se associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. Os alimentos de cor vermelha (tomate e derivados, goiaba vermelha, pimentão vermelho e melancia) são classificados como alimentos funcionais, pois são fontes de licopeno, nutriente que auxilia na redução dos níveis de colesterol e do risco de certos tipos de câncer, como o de próstata.

              Noeli Cararo - Centro de Estética Conexão Saúde

                  • ACIC CHAPECÓ -

                  Núcleo de Academias
                  Mude seus hábitos, seu corpo e sua vida!

                  Você já se pegou em períodos de extremo cuidado com a saúde, fazendo alguma atividade física, cuidando da alimentação e, em outros momentos, extremamente displicente com sua dieta e exercícios. Muitas pessoas vêm até a academia procurando uma atividade que dá resultado rápido. Depois que conquistam algum resultado, desaparecem. Mas sabe qual a atividade que realmente vai dar resultado para você? FAZER O QUE VOCÊ GOSTA! Fazer com PRAZER uma atividade que você realmente gosta traz constância e resultado, tanto o estético quanto na sua saúde e bem-estar aparece associado ao prazer. O difícil é encontrar equilíbrio no meio da correria do dia a dia. Acabamos, muitas vezes, deixando de lado, o nosso bem mais precioso: a nossa saúde e qualidade de vida. Quem já passou por uma fase de doença sabe muito bem o valor disso tudo. Faça uma atividade que você goste!


                  Cristianne M. Santos - Oxigênio Academia

                      • ACIC CHAPECÓ -

                      Núcleo de Gestores de Pessoas
                      Como montar uma descrição de cargo

                      Uma boa descrição de cargo contribui para a eficiência do Departamento de Recursos Humanos. Torna as contratações mais assertivas, reduz o tempo do processo de recrutamento e seleção e economiza possíveis despesas com contratações muito longas ou equivocadas. Confira o passo a passo: Defina um modelo de descrição de cargo (deve ser elaborado pelo RH em conjunto com gestores de áreas para contemplar todas as informações do cargo); Nome do cargo (a nomenclatura é o destaque quando você vai divulgar a vaga em aberto. Portanto, deve ser o mais específico possível); missão do cargo (indica, essencialmente, o que a empresa espera deste empregado); Principais atribuições (apresenta, de forma mais detalhada,  as tarefas que o empregado deverá executar ); e Requisitos necessários (pode contemplar desde a formação profissional e tempo de experiência necessários até às características profissionais que podem ser diferenciais na execução das tarefas).

                      Simone Kozelski - Employer Organização de RH Ltda

                          • ACIC CHAPECÓ -

                          Núcleo de Automecânicas
                          A necessidade de especialização na área automotiva

                          A ideia de uma oficina mecânica suja e escura já está no passado. Tecnologia de ponta, ferramentas automatizadas e profissionais especialistas em revisões eletroeletrônicas nos carros são a tendência. O aumento de eletrônica embarcada nos veículos, nos últimos anos, gerou a necessidade de profissionais qualificados com conhecimentos técnicos específicos. Scanner automotivo, osciloscópio, literatura técnica e ferramentas especificas são alguns exemplos de novas tecnologias automotivas aplicadas na prática e no ambiente da manutenção automotiva. Conhecimento básico de mecânica já não é o suficiente. Investimento em cursos e ferramental é essencial!

                          Michel Bonadeo - Toreto Auto Center

                              • ACIC CHAPECÓ -

                              Núcleo de Sustentabilidade
                              Mostre as boas práticas de sua empresa

                              O conceito da sustentabilidade é sustentado por três pilares principais: aspectos ambientais, sociais e econômicos. Boa parte das empresas já exercem alguma atividade sustentável e, por menor que seja o empreendimento, ações podem ser implantadas, como a separação correta de resíduos, redução de desperdícios etc. Essas ações passaram a ser exploradas pelas empresas a fim de mostrar ao público que os seus produtos e serviços são desenvolvidos sem danificar ou prejudicar o meio ambiente. Pensando em incentivar essas boas práticas, o Núcleo de Sustentabilidade, em parceria com a Unochapecó, lançou o Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade. Divulgue seu case, inscrições pelo site: www.acichapeco.com.br/sustentabilidade .

                              Ismael Fossá - Inviolável Segurança

                                  • ACIC CHAPECÓ -

                                  Núcleo das Indústrias Gráficas
                                  A importância da embalagem

                                  Todo empreendedor conhece a realidade atual do mercado: cada vez mais competitivo, com clientes exigentes e muito bem informados. Isso significa, entre outras coisas, que a empresa precisa encontrar formas de se diferenciar, conquistando a atenção dos atuais e potenciais clientes e garantindo cada vez mais vendas. Nesse contexto, as  embalagens  são uma ferramenta muito importante. Ao lançar seu produto no mercado, a empresa precisa levar em consideração qual o tipo de embalagem que é ideal para acondicionar e apresentar o produto, além de fatores relacionados à facilidade de manuseio, reciclagem e continuidade de fornecimento. Com baixo custo e fáceis de serem produzidas, as embalagens de papel são populares, pois além de serem recicláveis e reaproveitáveis, têm uma ampla variedade de matéria-prima a serem utilizadas. Para ter um diferencial de sucesso, é necessário acompanhar as tendências: cores, design, acabamento e materiais aplicados afetam diretamente e rapidamente o consumidor.

                                  Marcia Berticelli – Mercur Indústria Gráfica

                                      • ACIC CHAPECÓ -

                                      Núcleo Multissetorial II
                                      Gestão empresarial

                                      Perante as constantes variações no mercado dos negócios e contínuo crescimento da acirrada disputa empresarial, manter um empreendimento competitivo se tornou um desafio que exige do empreendedor excelência na gestão administrativa, financeira e tributária. Investir nas ferramentas certas garante bons resultados e uma vida longa ao empreendimento. A gestão tributária é o caminho legal para descobrir e estruturar maneiras que farão com que sua empresa pague menos tributos e reverta os resultados em investimentos que são indispensáveis. A gestão tributária tem por objetivo: evitar a incidência do fato gerador do tributo; reduzir o montante do tributo, suas alíquotas ou reduzir a base de cálculo do tributo; e ratear o pagamento do tributo, adiando seu pagamento, sem a ocorrência de multas. Utilizando essas informações em conjunto com uma gestão que entenda a realidade da empresa e do seu mercado de atuação, prezando pela qualificação humana e o emprego correto dos recursos, o sucesso de qualquer empreendimento se tornará alcançável.


                                      Leandro José Brasso - Serviconta Escritório de Contabilidade

                                          • ACIC CHAPECÓ -

                                          Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação
                                          A importância de um software adequado

                                          Há alguns anos, para uma empresa ter um diferencial competitivo, bastava possuir um simples controle de processos informatizado. No entanto, hoje, para buscar este diferencial, além de possuir um software que realize o controle dos processos e as obrigatoriedades fiscais, torna-se necessário que esse lhe auxilie nas tomadas de decisões e na gestão mais apurada de seu estabelecimento, permitindo ao administrador tomar decisões com rapidez e precisão. Por isso, torna-se importante a escolha de um software mais completo e focado em seu segmento. Assim será possível obter as informações necessárias e relevantes para sua tomada de decisão tornando-se competitivo e diferenciado em seu segmento.

                                          Patrícia Brandão Fazolo - Raffinato Sistemas

                                          Veja também

                                          Vice-Presidência Regional Oeste da Facisc debate melhorias no aeroporto e a rota do milho13/11/17 A Vice-Presidência Regional Oeste da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) promoveu, na última semana, reunião plenária de presidentes da regional, em Chapecó. Participaram representantes das 14 Associações Comerciais e Industriais (ACIs) que integram a regional. O encontro foi coordenado pelo vice-presidente......
                                          Facisc promove 1º Encontro de Mulheres de Negócios do Mercosul21/11/18Connect Women ocorrerá na próxima terça-feira, dia 27, em Chapecó, com apoio da ACIC Com objetivo de conectar homens e mulheres para geração de negócios entre os países do Mercosul, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), com apoio das......
                                          Acic e Sebrae realizam Programa de Melhoria de Gestão05/06/15 Com a intenção de oferecer subsídios para gestores e empreendedores melhorarem a gestão de suas respectivas empresas, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e o Sebrae realizam, na próxima......

                                          Voltar para Notícias