Postado em 12 de Junho de 2014 às 13h23

Comportamento empreendedor é assunto de palestra de apresentação do Empretec 2014

Além de conhecer o funcionamento e proposta do curso Empretec 2014, os participantes da palestra de apresentação do curso ouviram, nessa semana, preleção sobre a necessidade de comportamento empreendedor para alcançar o sucesso. O Empretec 2014 é promovido pelo Sebrae/SC em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e acontece em Chapecó, de 21 a 26 de julho, destinado a pessoas que pretendem criar empresas, melhorar ou ampliar o negócio com atividades que estimulam a encarar os medos, acordar para novas oportunidades, enfrentar limitações e fortalecer habilidades.

O consultor do Sebrae/SC, Roni Rodrigues de Brito, começou a palestra apresentando o Empretec que é um seminário desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para testar e potencializar o comportamento empreendedor das pessoas em seis dias de treinamento intensivo. A metodologia segue o modelo andragógico que trabalha vivências por meio de dinâmicas, potencializando as dez Características do Comportamento Empreendedor (CCE’s) que compreendem 30 atitudes comuns aos empreendedores de sucesso. A abordagem tem fundo psicológico que visa mudanças no dia a dia com foco na melhoria do desempenho da gestão empresarial. “O seminário é o produto melhor avaliado na história do Sebrae, com 93% de opiniões considerando-o ‘excelente’”, destacou Brito.

Os resultados obtidos também chamam atenção. Os empresários que participaram relataram obter 51% de aumento do lucro líquido. O plano de negócios saltou de 7% para 31% e a segurança na tomada de decisões atingiu 47%. Com isso, o impacto na sociedade é significativo: o nível de emprego aumentou 31%, o crescimento da massa salarial foi de 36% e o custo por emprego gerado reduziu 35%. “Tudo porque após o workshop o participante efetivamente melhora seu desempenho empresarial, torna-se mais seguro nas decisões, planeja mais e melhor, além de reduzir as chances de fracasso”, afirmou o palestrante.

Na palestra “Desafie seu espírito empreendedor”, Brito abordou a necessidade do comportamento empreendedor que deve ser desempenhado desde o despertar do dia até a hora de dormir. O consultor do Sebrae/SC falou ainda dos motivos do sucesso e do fracasso influenciados fortemente por questões psicológicas. Brito também é selecionador credenciado da ONU e, portanto, responsável pelas entrevistas dos interessados em participar do Empretec. “A ONU permite que uma pessoa participe apenas uma vez do Empretec. Nessa entrevista prévia, conseguimos identificar se esse realmente é o momento do empreendedor ou futuro empreendedor fazer a capacitação”, explicou.

As entrevistas de seleção devem ser agendadas diretamente na ACIC ou no Sebrae e serão realizadas gratuitamente no período de 15 a 18 de julho. Informações e inscrições pelos telefones 3323-4100 e 3330-2800. O Empretec 2014 acontece de 21 a 26 de julho, em Chapecó, com investimento de R$ 1.200 podendo ser pago com uma entrada e o restante parcelado em três vezes. O município de São Lourenço do Oeste também receberá o treinamento no período de 14 a 19 de julho.