Empresas de tecnologia recebem capacitação em vendas com apoio da inteligência artificial
Workshop promovido pelo NTIC da ACIC reuniu empresários em Chapecó para discutir estratégias comerciais mais eficientes e escaláveis com o CEO da Growth Machine, Thiago Reis
O Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC) da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) realizou, na última semana, um workshop sobre vendas com o CEO da Growth Machie, Thiago Reis. A iniciativa ocorreu no Edifício E.T. Renovável.
Reis, abordou no encontro estratégias para estruturar áreas comerciais mais eficientes, com o apoio da inteligência artificial. “Mesmo sendo um tema amplamente discutido, vendas ainda é o principal limitador de crescimento das empresas. O principal obstáculo é a dificuldade em conquistar novos clientes”, afirmou.
Durante sua participação, Reis apresentou métodos para criar modelos comerciais replicáveis e escaláveis, além de apontar quais tarefas podem ser automatizadas com o uso de IA que reduz custos e otimiza tempo. “Exploramos como as empresas podem deixar de gastar energia em atividades que não precisam mais de intervenção humana, utilizando a tecnologia para ganhar eficiência.”
Ao comentar os desafios enfrentados por empresários na aplicação prática da inteligência artificial, Reis destacou a falta de clareza estratégica como um dos principais motivos para o fracasso. “Um estudo recente do MTI mostrou que 95% dos projetos de IA não alcançam sucesso, principalmente porque as empresas não definem uma estratégia clara. O problema não está na tecnologia, mas na ausência de um plano bem estruturado, sem entender quem é o cliente, sem um processo claro de geração de demanda e sem um posicionamento definido, o esforço tende a ser maior que o resultado”, alertou.
Segundo o coordenador do NTIC, Mailson Putti, o treinamento foi planejado ainda em 2024 com o objetivo de fortalecer a capacidade comercial das empresas do núcleo por meio de metodologias de vendas modernas apoiadas por inteligência artificial. “Identificamos dois desafios comuns entre as empresas que são dificuldade em gerar demanda qualificada e em tornar o processo de vendas previsível e escalável. A partir desse diagnóstico, desenvolvemos um conteúdo prático para definir com mais precisão o ICP e a proposta de valor, estruturar cadências de prospecção que realmente gerem reuniões e aplicar a IA para acelerar tarefas, mantendo a estratégia e melhorando a conversão”, explica.
Ainda de acordo com Putti, a realização do treinamento neste momento está alinhada ao início do planejamento para 2026. “É hora de transformar o aprendizado em pipeline, métricas e resultado, preparando o núcleo para um cenário mais competitivo e tecnológico. Em resumo, o propósito é vender melhor, com mais eficiência e previsibilidade, adotando a IA como alavanca – e não como atalho”, completa.
08/10 • 17h28