NOTÍCIAS

Postado em 09 de Maio às 15h01

71 anos de comprometimento com o setor produtivo de Chapecó

  • ACIC CHAPECÓ -

Comprometida com os associados, com a cidade e região, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) incrementa o desenvolvimento econômico, social e político, fortalecendo o empresariado chapecoense, parceiros e sociedade há 71 anos. Fundada em 10 de maio de 1947, a ACIC nasceu com o objetivo de ser uma entidade empresarial representativa do comércio, indústria, prestação de serviços tecnologia e agronegócio, tendo como primeiro presidente o empresário Serafim Enoss Bertaso.

A entidade traz como marca de sua atuação uma surpreendente capacidade de mudanças e transformações para enfrentar os novos e inquietantes tempos. Atua para tentar reduzir ao mínimo as angustiantes incertezas da era contemporânea, oferecendo oportunidades de debate, formação, informação e de intercâmbio que buscam antecipar os cenários desse novo século. Durante esses 71 anos, desenvolveu ações consistentes na defesa dos interesses da classe empresarial e do bem-estar da coletividade.

Considerada uma das associações comerciais e industriais mais atuantes de Santa Catarina, foi declarada de utilidade pública segundo a Lei Municipal 114, de 1º de dezembro de 1980 e pela Lei Estadual 5874, de 07 de maio de 1980. Tem como presidente da diretoria executiva o empresário Cidnei Barozzi, eleito para o mandato de 2018/2019. O presidente do Conselho Deliberativo é Itacyr Centenaro e, do Conselho Consultivo, Marcos Moschetta.

Ao defender o fortalecimento das empresas associadas, a entidade se engajou em campanhas que beneficiam Chapecó e toda a região Oeste, contribuindo para o crescimento da região e para a melhoria da qualidade de vida. Possui um conjunto de prioridades que sempre estão em pauta, como a duplicação da BR-282, melhorias no Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso, na comunicação, educação, saúde e segurança pública. A ACIC também defende diminuição da carga tributária no País, com melhor retorno dos impostos para a sociedade e a construção de ferrovias, fundamentais para a continuidade do desenvolvimento do agronegócio e das indústrias.

A ACIC promove diversas atividades associativas, cursos e eventos de interesse da classe empresarial, oferece uma gama de soluções empresariais e orienta os associados em questões técnicas, administrativas e jurídicas. Também incentiva o aprimoramento das técnicas empresariais, mantém intercâmbios com entidades afins, empresas privadas e instituições educacionais e tecnológicas nacionais e internacionais.

Cada diretoria, com sua forma, características e peculiaridade, deixa sua marca gravada na história da entidade e do município e sua contribuição para cada um dos anseios do empresariado chapecoense.

PROJETOS

Entre os principais projetos e eventos desenvolvidos pela ACIC estão a Mercoagro (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne); Programa Vida Empresarial; Ercoex (Encontro Regional de Comércio Exterior); o Troféu Nelson Galina que homenageia o Empresário do Ano; o Programa Almoço Empresarial; além de palestras e cursos voltados para o aprimoramento dos associados e da comunidade em geral.

Atualmente, congrega mais de 1.400 associados. É reconhecida no cenário estadual pela sua atuação de vanguarda, com posicionamentos que visam assegurar direitos da cidadania e o desenvolvimento da livre iniciativa, atuando como agente de inovações e mudanças. O presidente, Cidnei Barozzi, destaca que, se a ACIC é, hoje, sinônimo de respeito, representatividade forte e poder reivindicatório, isto se deve a todas as empresas associadas que acreditam e confiam no trabalho desenvolvido por todas as diretorias que passaram pela entidade e que juntos formam essa união de interesses.

Veja também

Protesto Expresso agiliza recuperação de crédito29/03 Com objetivo de apresentar uma ferramenta para agilizar o processo de recuperação de crédito, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu, nessa quarta-feira (28), a palestra “Protesto Expresso – o Jeito mais Fácil e Assertivo de Cobrar uma Dívida”. O Protesto Expresso é uma ferramenta oferecida aos associados da ACIC......
Almoço Empresarial da ACIC recebe Distribuidora Nilo Tozzo em Setembro03/09/13 A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), promove no dia 11 de setembro, na cantina do Cesec em Chapecó mais uma edição do Almoço Empresarial. No evento, que conta com apoio do Banco Regional de......
ACIC apresenta resultados da Mercoagro 201610/11/16 Resgatar a confiança dos expositores e do público da Mercoagro 2016 (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne) era o principal objetivo da Associação Comercial e Industrial de......

Voltar para Notícias