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Postado em 18 de Março às 09h46

7 passos para criar uma cultura de design thinking

  • ACIC CHAPECÓ -

Por conta da origem dentro do universo das startups, muitas empresas acreditam que para assimilar a filosofia do  design thinking  basta encher os escritórios de pufes, geladeiras com bebidas variadas e mesas de bilhar.

Semear uma cultura de inovação e criatividade exige, claro, bem mais que isso. Quer o caminho das pedras? Um time de especialistas da consultoria de negócios EY reuniu em um pequeno manual os sete passos principais para iniciar essa jornada:


O OBJETIVO É SERVIR AO OUTRO
Faça sua equipe entender que esse é o objetivo final, sempre. O requisito básico do design thinking é a empatia e o sentimento de ter um propósito.

Por exemplo, uma empresa pode ter como meta melhorar a interação do consumidor, dos parceiros e dos funcionários com a companhia.

Antes de correr para executar o próximo projeto, as empresas devem parar para refletir sobre qual seu propósito.


FORME UMA EQUIPE DIVERSA
É importante levar em conta um amplo espectro de perspectivas e experiências. Empresas que conseguem implementar o design thinking normalmente unem equipes funcionais e multidisciplinares que trabalham em colaboração tanto para identificar um problema quanto para determinar o que fazer para solucioná-lo.

Um exemplo: os times de design da Uber têm psicólogos e etnógrafos pesquisando as culturas de todo o mundo.


COLOQUE-SE NO LUGAR DO CLIENTE
Uma abordagem eficiente de design thinking é a de tentar entender como as pessoas vivem suas vidas e o contexto no qual elas usam o produto e serviço que você oferece.

A Tesla, por exemplo, percebeu que não era suficiente lançar um carro 100% elétrico. Seria essencial criar uma experiência excepcional ao longo de toda a relação do consumidor com o produto.

Como resultado, a empresa reinventou o processo para incluir elementos como concessionárias próprias, experiências de espera online melhor que todas as demais montadoras de luxo, estações de recarga rápida, atendimento domiciliar para clientes para revisões anuais, entre outros serviços.


CRIE UMA DISCIPLINA QUE EXPLORE A ARTE DO FUTURO POSSÍVEL
As empresas com design thinking costumam ter sessões de brainstorm em que membros da equipe conseguem fazer as perguntas certas. A ideia de cada um é ouvida, não importa o cargo de quem fala nem o quanto a ideia é aplicável. 

Na Airbnb, por exemplo, esse processo de “ideação" é considerado primordial para a solução de problemas. As sessões de brainstorm são planejadas meticulosamente, normalmente coordenadas por um pesquisador de design thinking. 

 

ENCONTRE SOLUÇÕES JUNTO COM OS CLIENTES
Tanto em ambientes B2B quanto nos que envolvem o consumidor, é possível encontrar soluções junto com os clientes.

Quer jeito melhor para entender as necessidades deles e o que podem vir a valorizar em um novo produto do que gerando esses conceitos em conjunto? A DHL adotou essa ideia: para melhorar sua cadeia de fornecimento e logística, a empresa ofereceu mais de 6 mil workshops com clientes da Alemanha e de Cingapura.

Uma das muitas inovações criadas em conjunto foi o Parcelcopter, um serviço de delivery com drone que reduz o tempo de entrega de 30 para 8 minutos.


ADOTE INOVAÇÕES ÁGEIS
As empresas bem-sucedidas em design thinking compreendem bem o significado da expressão fail fast ou “erre rápido”. Isso quer dizer que elas sabem que é importante concentrar os recursos nos experimentos e conceitos que são alcançáveis e que vão produzir um grande impacto. Por exemplo: a Ópera de San Francisco (SFO) usou conceitos de design thinking para tornar o programa atrativo para uma audiência mais ampla e variada.

Ela criou vários formatos baratos e rápidos de ópera e os testou com consumidores para checar suas reações e, como resultado, filas se formaram em volta do quarteirão para os concertos, algo que jamais havia acontecido.

Quando a General Motors (GM) começou a desenvolver o Chevrolet Malibu, em 2014, engenheiros usaram impressão em 3D para economizar tempo na criação de protótipos de algumas peças, passando a levar dias ao invés de semanas para testar partes do carro e economizando milhares de dólares.

 

CONQUISTE O APOIO DOS EXECUTIVOS NESSA ESTRATÉGIA
Quando aplicado com eficiência em todas as áreas de uma empresa, o design thinking pode ter um impacto profundo no seu modelo operacional. Mas esse tipo de transformação não é alcançado sem um compromisso palpável e inquestionável do corpo de executivos da companhia.

Deve haver um comprometimento do topo ao chão de fábrica para que o design thinking se infiltre
na cultura da empresa e dê os resultados desejados.

Fonte: G.Lab para EY/ Valor Econômico
Foto: Getty Images

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