Programa Empreender promove treinamento para Consultores de Núcleos
Durante quatro dias, profissionais das Associações Empresariais do oeste, meio oeste, extremo oeste e noroeste participam da capacitação em Chapecó
Aumentar a competitividade das empresas. Esse é um dos objetivos dos núcleos empresariais. Para aprimorar o trabalho realizado nas Associações Empresariais do Sistema Facisc, consultores do Programa Empreender das entidades das regiões oeste, meio oeste, extremo oeste e noroeste catarinense participam, nesta semana, do Treinamento Básico de Consultores (TBC), que iniciou nessa terça-feira (22) e segue até sexta-feira (25), na Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).
Promovido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e pelo Sebrae/SC, a capacitação oferece ferramentas de apoio para os profissionais que atuam na condução dos trabalhos dos núcleos das associações. "Essa é a segunda etapa do treinamento. A primeira ocorreu em Florianópolis. Mais do que ferramentas de trabalho, o encontro é uma grande oportunidade para que os participantes aprendam com as experiências uns dos outros e agreguem conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento dos seus núcleos", destacou o coordenador do Programa Empreender pela Facisc, Gilson Zimmermann.
O coordenador do Programa Empreender pelo Sebrae/SC, Nilmar Paul, enfatizou que a iniciativa é baseada em seis pilares estratégicos. O acesso ao mercado, a gestão empresarial e a produtividade, que atuam diretamente com o desenvolvimento das empresas; a responsabilidade social, que é o retorno que as organizações dão à sociedade; e a integração e a sensibilização, com um trabalho mais direcionado aos núcleos. "Quando todos esses pilares são trabalhados durante o ano, atinge-se o objetivo central do Programa Empreender, que é aumentar a competitividade empresarial", salientou.
Durante os quatro dias de capacitação, os consultores receberão orientações sobre os princípios do associativismo, o funcionamento do Programa Empreender e dos núcleos empresariais, a metodologia para a moderação dos grupos e como conduzir o planejamento dos núcleos. Outro tema é o Programa de Aceleração de Núcleos Empresariais (PAN), uma iniciativa da Facisc, em parceria com o Sebrae/SC, que tem o propósito de aumentar a competitividade das microempresas, microempreendedores individuais, empresas de pequeno porte e produtores rurais integrantes dos núcleos do Programa Empreender, por meio de projetos que contemplem em suas propostas os eixos de produtividade, gestão empresarial e acesso ao mercado.
Para o vice-presidente regional oeste da Facisc, Milvo Zancanaro, a Federação e o Sebrae/SC têm papel fundamental para impulsionar e inspirar. "Os nucleados buscam desenvolvimento, fazendo um grande trabalho em prol da região e os consultores têm papel fundamental na condução das atividades", realçou.
A diretora de Desenvolvimento de Núcleos Empresariais da ACIC, Cleunice Zanella, expôs que a entidade possui 14 núcleos com participação de 323 empresas/organizações e 387 nucleados. Os núcleos são grupos de trabalho formados por empresas associadas às ACIs, os quais oportunizam aumento da competitividade, promoção do setor e desenvolvimento das organizações com a troca de conhecimento, auxiliando na criação de novas estratégias. Também incentivam a busca de novos mercados, tecnologia, inovação e desenvolvem lideranças.
O princípio dos núcleos é a união, sendo que os benefícios são alcançados por meio de ações coletivas, constituindo-se em alternativas que viabilizam as atividades econômicas e um caminho efetivo para participar do mercado em melhores condições de concorrência. "Os núcleos oportunizam viver o associativismo na prática e a ACIC Chapecó está aberta para conexões com outras Associações, pois essa troca nos fortalece", destacou Cleunice.
23/02 • 10h00