Postado em 19 de Outubro de 2018 às 13h23

Programa CENA encerra com workshop sobre neuroliderança

• ACIC CHAPECÓ -

“Gerenciamento e neuroliderança” foi o tema do último workshop deste ano do Programa Capacitação para Empresas Nucleadas (CENA), da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), nesta semana. O facilitador Jorge Chiodini explanou sobre o assunto, abordando o papel do líder e a importância das pessoas dentro das organizações.

Para Chodini, o processo de gerenciamento de equipes se apoia em dois eixos: um técnico e operacional e outro psicológico e comportamental, ou seja, como extrair o melhor do colaborador. “A neuroliderança propõe ao líder conhecer o colaborador, saber como ele pensa. A empresa pode ter um procedimento operacional padrão, mas não conseguirá um manual de instrução para lidar com gente. O líder precisa desenvolver a habilidade técnica, mas também psicológica e filosófica para lidar com o comportamento humano. Quando consegue equilibrar esses dois eixos de forma pró-ativa, terá a melhor produtividade da pessoa”, avalia acrescentando que nesse processo é fundamental dar feedback aos colaboradores.

A neuroliderança e a psicologia comportamental propõem adotar técnicas e ferramentas para esse processo. Segundo o facilitador, cada empresa tem suas regras que devem ser seguidas, mas é necessário também saber o que dizer para o colaborador, na hora certa, e saber como abordar cada um deles. “Aquela percepção de indivíduo, grupo, empresa continua valendo, mas temos que lembrar que dentro dessa percepção, a equipe é comporta por várias pessoas e cada uma delas é uma individualidade”, enfatizou.

Chiodini também explanou sobre cinco grandes aspectos da prática da liderança: tomada de decisão e solução de problemas; domínio emocional, especialmente quando sob pressão; colaboração e trabalho em equipe; promoção da mudança positiva; e conhecer e interagir positivamente com a equipe profissional. “As empresas estão buscando aprimorar esses processos, principalmente as que buscam desenvolvimento e inserção na sociedade não só no aspecto comercial, mas também social. Os núcleos da ACIC são um exemplo”, avaliou.

O facilitador comentou, ainda, que quem gera resultados dentro de qualquer empresa são as pessoas. “Por mais que tenha manual de boas práticas e procedimentos operacionais padrão, somente se as pessoas se comprometerem é que os resultados serão os melhores, e elas se comprometem pelo ambiente de trabalho”, finalizou.

CENA

O Programa Capacitação para Empresas Nucleadas foi criado em 2017 a partir de demandas que surgiram no planejamento dos núcleos. Empresas de todos os grupos empresariais da ACIC aderiram ao programa que possui investimento diferenciado para os nucleados. A diretora de Desenvolvimento de Núcleos da ACIC, Cleunice Zanella, frisou que neste ano foram realizados sete workshops e que o programa terá continuidade em 2019.