NOTÍCIAS

Postado em 09 de Maio às 17h12

Programa Almoço Empresarial Grande segredo do sucesso é não fazer nada sozinho, afirma Alcione Belache

Eventos (90)
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -

CEO da Renovigi Energia Solar explanou sobre a trajetória da empresa e como agir para obter resultados e crescer 2.840% nos últimos quatro anos

Foco e posicionamento, ter valores, cultura e paixão são aspectos destacados pelo CEO da Renovigi Energia Solar, Alcione Belache, para obter sucesso nos negócios. Ele relatou a trajetória da empresa desde que foi fundada, em 2012, até os dias atuais, e como fez para alcançar resultados que tornaram a empresa um case de sucesso no Programa Almoço Empresarial da Associação Empresarial e Comercial de Chapecó (ACIC), nesta quinta-feira (09).

A Renovigi tem em seu planejamento estratégico, desde o início, foco e posicionamento em ser uma fabricante de sistemas fotovoltaicos para empresas e residências. Desde 2016 tem sua marca própria de produtos, com garantia integral, ou seja, se algum apresentar problema, é prontamente substituído. “O nosso crescimento ocorreu a partir de 2015. Nos primeiros anos foi pequeno, sendo um período de preparação para o mercado. Toda empresa precisa ter, em seu planejamento estratégico, um foco de atuação. Isso é fundamental e foi um dos fatores que fez nós chegarmos onde estamos hoje. Agora, estamos pensando no mercado internacional”, relatou Belache.

O CEO destacou também os valores da Renovigi: não fazer ao outro o que não gostaria que fizessem com você e tratar o outro da mesma maneira que gostaria de ser tratado. “Outro aspecto fundamental é a cultura da empresa, que depende muito de quem a fundou ou de quem está na liderança. A cultura é fator chave do sucesso”. Ter paixão pelo que faz foi outro ponto salientado por Belache para obter sucesso.

De acordo com o CEO, são as pessoas que constroem o negócio. “É o time que ganha o jogo. Atuamos forte na valorização das pessoas. Hoje temos mais de 70 colegas de trabalho. Com o crescimento, entra gente nova e precisamos integrá-las à cultura da empresa. Para isso, temos diversas ações. Uma recente foi a realização de uma gincana”, frisou. Entre as ações motivadoras da equipe, estão a celebração de conquistas, aulas de inglês gratuita, participação nos resultados, investimento em educação, ambiente aberto, ginástica laboral, direito de opinar, participação em eventos e banheiro unissex.

A média de idade da equipe Renovigi é de 25 anos. “Isso para mim só tem o lado bom: são pessoas engajadas, alegres e com vontade de aprender. Essa galera jovem mete a mão na massa, dá ideias e gera resultado”. Dos colegas, 68% têm curso superior completo ou estão finalizando, 47% são mulheres e 53% homens.

A Renovigi possui mais de 4 mil empresas credenciadas, mais de 350 mil painéis solares comercializados e nos últimos quatro anos cresceu 2.840%. Em 2019, foi eleita a empresa com o primeiro melhor suporte técnico no Brasil, recebeu a nota 9,4 na avaliação dos credenciados, possui 99,8% dos clientes satisfeitos e em 2018 foi eleita pela Delloite como a empresa de médio porte que mais cresce no País.

Em um mundo com muita informação a todo instante, Belache disse que o diferencial de sucesso é ter e saber o que fazer com a informação. Além disso, é importante investir nos jovens e em startups. “Dar oportunidades para essas empresas é fundamental para manter os jovens na cidade e para o futuro do Município”, salientou.

A empresa também investe em ações sociais. Além de arrecadação de doações entre a equipe, no ano passado doou 30 sistemas fotovoltaicos e para este ano a estimativa é doar 60 sistemas em todo o Brasil.

“O grande segredo é saber que não se faz nada sozinho, sem ter um time engajado, com paixão pelo que faz, que contribua com ideias e que aceita oportunidades de melhorias”, finalizou Belache.

HISTÓRIA

O presidente do Conselho de Administração da Renovigi, Nelson Akimoto, contou como a empresa começou. A ideia surgiu em 2010 com o evento Sustentar, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), mas a companhia foi fundada somente em 2012 por um grupo de investidores. “Nós sonhávamos em ter uma fábrica de energia fotovoltaica em Chapecó e não desistimos. No início foi inviável e não existia uma legislação que regulamentasse o setor. A Renovigi teve uma base forte, tanto econômica como de cultura empresarial e hoje temos vários brotos que são o nosso time, fornecedores e parceiros, pois ninguém constrói uma história vencedora sozinho”.

A empresa foi fundada em 2012 e tem em seu DNA o investimento em pessoas, tecnologias e inovações. No início da operação o faturamento era de R$ 5 milhões. Em 2018, a empresa encerrou o ano com R$ 147 milhões de faturamento e, agora, se prepara para crescer ainda mais. A expectativa é atingir meio bilhão de faturamento em 2019 e um bilhão em 2020. Atualmente, a empresa detém 15% do market share no País. Com o incremento esperado, os executivos esperam alcançar 25% do mercado.

PROGRAMA ALMOÇO EMPRESARIAL

O presidente da ACIC, Cidnei Barozzi, destacou que o Almoço Empresarial é uma maneira de compartilhar experiências e contribuir para o desenvolvimento dos negócios. “Cada apresentação das empresas é singular e em cada uma delas percebemos que ninguém nasceu em berço de ouro. O sucesso é resultado de muita dedicação e trabalho, mostrando que temos grandes empreendedores em Chapecó”.

Neste ano, o evento iniciou com explanação do diretor da Eletro Service, Adilson Campos, e as próximas empresas a participar serão a JA Equipamentos (15 de agosto), Celeiro Supermercados (12 de setembro) e ABBA Imóveis (10 de outubro).

O Almoço Empresarial tem apoio institucional do Banco de Desenvolvimento Regional do Extremo Sul (BRDE), Certa Seguros, Fênix, Inviolável, Sicoob MaxiCrédito, Sicredi e Unimed.

Veja também

ACIC recebe homenagem da Polícia Militar pela contribuição à segurança pública07/07/17 O presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Josias Mascarello, participou, na última semana, de solenidade no 2º Batalhão de Polícia Militar/Fronteira (2º BPM/Fron). Houve leitura e entrega de elogio ao policial militar destaque do mês de maio de 2017, entrega de viaturas e smartphones, homenagem a empresas e pessoas apoiadoras da......
MERCOAGRO 2016 Mercoshow oportuniza produtos e serviços inovadores14/09/16 Desenvolvimento do comércio internacional, novas tecnologias de conservação de produtos, como minimizar os impactos ambientais, proteção das mãos e energias renováveis foram temas abordados nas palestras da......

Voltar para Notícias