Postado em 09 de Agosto de 2017 às 16h07

Profissional de compras – cada vez mais estratégico para as empresas

Capacitações (30)

O setor de compras que era visto, há alguns anos, como uma área de suporte nas empresas é atualmente um setor estratégico para o crescimento dos negócios. Mais do que conseguir preços baixos com fornecedores, o profissional de compras é responsável por obter boas parcerias, identificar produtos de qualidade, ficar atento às novidades, entre outros aspectos que contribuem para reduzir cursos e garantir o melhor produto final.

Para ajudar as empresas a qualificar os profissionais do setor, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu, na última semana, o curso “Desenvolvimento do profissional de compras – segmento indústria e serviços”. O objetivo foi proporcionar competências críticas para otimizar a gestão de compras das organizações por meio da aplicação de práticas qualitativas e quantitativas, promovendo, por consequência, a obtenção da redução de custos significativos para a organização.

De acordo com o instrutor Roberto Klosowski Machado a capacitação contribuiu tanto para o desenvolvimento profissional como para melhorar as estratégias corporativas. “Fizemos uma avaliação corporativa, estudos de caso, explanamos sobre o uso de indicadores de desempenho e outros assuntos relacionados ao setor”, relatou.

Entre as competências para o profissional desse segmento, Machado citou a habilidade de elaboração da análise de riscos, possuir técnicas de negociação, conhecer o mercado e os fornecedores e ter uma segunda língua. “Se uma empresa busca lucro ela precisa fazer uma boa compra. Assim, otimiza processos e reduz custos”, salientou.

Rodrigo Fazollo, do setor de compras da Inviolável, participou da qualificação para adquirir novos conhecimentos. “Foi muito bom, o instrutor apresentou um conteúdo amplo e já comecei a colocar em prática na empresa”, comentou. A busca por melhoria contínua e atualização foi o motivo que levou o comprador da Nord Electric, Roberto Renan Kist, a participar da capacitação. “No dia a dia, às vezes, paramos de prestar atenção em detalhes importantes. O curso serviu para relembrar assuntos e agregar conhecimentos”, avaliou.