Primeiro Chapecó Day acontece na Romênia
Evento internacional promoveu Chapecó como polo de desenvolvimento e buscou ampliar parcerias comerciais entre Brasil e Romênia.
A Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) realizou, por meio do Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional, o primeiro Chapecó Day na última quinta-feira (18), na Romênia. O objetivo da iniciativa foi criar espaço para os empresários brasileiros apresentarem oportunidades de negócios e visualizarem parcerias para o fortalecer a relação entre os dois países.
A comitiva é composta por pelo menos 30 integrantes dos setores de indústria, educação, comércio, construção civil e outros. A ação conta com apoio do Governo Romeno, por meio da Embaixada da Romênia no Brasil, do Consulado Honorário da Romênia no oeste de Santa Catarina, do Consórcio EEN Brasil e da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).
O presidente da ACIC, Helon Rebelatto, avaliou de forma positiva a realização do primeiro Chapecó Day. Segundo ele, o evento cumpriu seu propósito de apresentar o potencial econômico e produtivo da cidade para o público internacional.
“Procuramos demonstrar todo o potencial que Chapecó tem, com números que refletem o resultado do empreendedorismo da nossa gente, do trabalho da população e do envolvimento da comunidade”, afirmou Rebelatto.
O dirigente destacou que, ao falar do Brasil no exterior, muitos ainda associam o país apenas a grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo, e desconhecem a diversidade regional e a dimensão continental do território brasileiro. “Em especial, o Sul do Brasil, por estar mais distante de outras regiões, tem menos visibilidade. Por isso, momentos como esse são fundamentais para mostrarmos tudo o que nossa região representa, o que produzimos e, principalmente, quem somos,” completou.
Rebelatto também ressaltou o orgulho e a responsabilidade de representar Chapecó e o oeste catarinense fora do país. “Temos o dever de apresentar ao mundo o valor da nossa região”, concluiu.
A MISSÃO CONTINUA
Durante a missão, prevista até o dia 27 de setembro, estão previstas visitas a seis cidades romenas e uma agenda intensa com reuniões junto a setores estratégicos do empresariado local, além de encontros em câmaras de comércio, universidades, centros de inovação e empresas dos ramos de logística, vinicultura, produção de suínos, bioinsumos, tecnologia da informação e startups.
19/09 • 13h46