NOTÍCIAS

Postado em 15 de Maio às 08h24

Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade está com inscrições abertas

  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -

Organizações e empresas interessadas em participar podem se inscrever até o dia 31 de maio

Com objetivo de reconhecer as empresas e entidades associadas à Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) com as melhores práticas sustentáveis, a entidade, por meio do Núcleo de Sustentabilidade, em parceria com a Unochapecó, promove a 1ª edição do Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 31 de maio, exclusivamente via internet, mediante o preenchimento do formulário eletrônico que estará disponível no site www.acichapeco.com.br/sustentabilidade. Confira detalhes sobre como se inscrever.

Dada a amplitude do conceito, as inscrições para a premiação das Melhores Práticas de Sustentabilidade podem ser efetuadas de acordo com a ênfase da prática em cada dimensão da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. Qualquer empresa associada ou nucleada à ACIC pode participar, com a escolha de apenas uma das dimensões da sustentabilidade. O relato deve indicar de que maneira a dimensão da prática de sustentabilidade é incorporada na empresa para concorrer ao prêmio. Outro aspecto a ser observado na inscrição é o porte da empresa: micro e pequena, média e grande.

O prêmio também busca promover o comprometimento sustentável das empresas no âmbito social, econômico e ambiental, difundir a importância do tema, incentivar a inserção de práticas de inovação no processo gerencial, desenvolver a sustentabilidade como oportunidade de negócios, mobilizar e envolver os colaboradores, entre outros. “Isso tudo pode ser obtido por meio de pequenas ações. Por exemplo, aderir à campanha Lixo Zero, da prefeitura de Chapecó, é uma ação sustentável”, frisa a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade, Eliana Cansian.

A homologação das inscrições será no dia 17 de junho, a apuração dos resultados no dia 22 de julho e a entrega da premiação será em evento no dia 29 de agosto. Mais informações com os integrantes do grupo ou com o setor de núcleos da ACIC, pelo telefone (49) 3321-2800 e e-mail nucleos3@acichapeco.com.br.

O QUE É SER SUSTENTÁVEL

A definição de sustentabilidade está normalmente relacionada com uma mentalidade, atitude ou estratégia do que é ecologicamente correto. Porém, o conceito é mais amplo: uma das perspectivas é o tripé da sustentabilidade (social, ambiental e econômico), no qual um empreendimento é considerado sustentável quando é ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo.

“Nosso objetivo é despertar o interesse das empresas e demonstrar que todas podem ser sustentáveis. A intenção também é movimentar a sociedade regional e mostrar o quanto pode ser feito para um mundo melhor a partir de pequenas ações tanto dentro da empresa como na comunidade”, explica Eliana Cansian.

O vice-coordenador do Núcleo, Eduardo Nicoleti, ressalta que independente do seu tamanho ou segmento, todas as organizações podem desenvolver ações, seja com a promoção de qualidade de vida aos seus colaboradores e familiares, com a preservação de recursos ambientais, com atividades de incentivo à educação, com controles de desperdícios e monitoramentos econômicos adequados, entre outros. Eliana enfatiza que é necessário que a empresa tenha a cultura da responsabilidade: ética, legal, ecológica e moral incorporada ao seu pensamento e lembra que as organizações que apostam em sustentabilidade ganham em diferenciais competitivos frente a uma nova geração de consumidores críticos.

Veja também

Workshop do CENA discute liderança e inteligência emocional22/08/18 Em um mercado cada vez mais competitivo, profissionais que possuem habilidades além da técnica são cada vez mais requisitados pelas empresas. Pessoas que têm facilidade de trabalhar em equipe, conseguem resolver situações adversas e motivam a equipe são fundamentais para resultados positivos. O tema foi abordado nessa semana no 5º workshop do Programa......
Confiança da indústria cresce 0,9 ponto, constata prévia da FGV20/02 O Índice de Confiança da Indústria apresentou um crescimento de 0,9 ponto na prévia de fevereiro, na comparação com o resultado consolidado de janeiro. Com isso, o indicador atingiu 99,1 pontos, o maior desde agosto......
Chapecó: centro mundial da indústria da carne12/09/16 JOSIAS ANTÔNIO MASCARELLO Presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) A Associação Comercial e Industrial de Chapecó, aliada aos seus grandes e leais parceiros, entrega à......

Voltar para Notícias