NOTÍCIAS

Postado em 15 de Setembro de 2014 às 08h39

Pequenas empresas expõem na MERCOAGRO 2014 através do “Encadeamento Produtivo”

Quatro pequenas empresas apresentam seus produtos e serviços nos estandes, situados no espaço do SEBRAE/SC na MERCOAGRO 2014, por meio do Projeto Encadeamento Produtivo – iniciativa que tem por objetivo capacitar empresas fornecedoras de suínos, aves e leite. Considerado o maior projeto de formação profissional-empresarial do setor primário da economia no sul do País, o projeto é desenvolvido pelo Sebrae/SC e Coopercentral Aurora Alimentos com a parceria da Fundação Aury Luiz Bodanese, Senar, Sescoop, Cooperalfa, Cooperitaipu, CooperAuriverde, Cooper A1, Copérdia, Caslo, Coperio, Coopervil e Siccob.

Segundo o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, o programa beneficiará 2.500 empresas rurais e mais de 400 micro e pequenas empresas urbanas fornecedoras de insumos a esses produtores de leite, aves e suínos. O contrato firmado, em junho deste ano, assegura investimentos de 11,7 milhões de reais no período de quatro anos, custeados pelo Sebrae (70%), Aurora (25%) e parceiros (5%).

“Até o momento, preparamos os produtores rurais por meio do Programa de Desenvolvimento de Empreendedores Rurais Cooperativistas. “A partir deste mês, serão capacitados os fornecedores e prestadores de serviços, visando que todos os elos da cadeia produtiva estejam preparados para atender os desafios do mercado”, o destacou o vice-presidente da Coopercentral Aurora Alimentos, Neivor Canton.

O Encadeamento Produtivo criará oportunidades para grandes e pequenas empresas da indústria, do comércio e dos serviços ligadas ao agronegócio. Nos últimos 45 anos, a Aurora lidera uma ampla cadeia produtiva: além das 12 cooperativas filiadas e de suas 62 mil famílias associadas – todos considerados pequenas empresas pelo Sebrae. A Aurora tem milhares de outros agentes que participam da cadeia como, por exemplo, na prestação de transporte e coleta de matéria-prima (frangos, leite e suínos).

EMPRESAS

A FUHR Industrial, de Xanxerê (SC), é uma das quatro empresas que apresentam seus produtos e serviços na MERCOAGRO 2014, por meio do Projeto Encadeamento Produtivo. Fundado em 2012, o empreendimento atua no ramo de industrialização e recuperação de equipamentos e acessórios para paletização de ração animal, bem como no segmento de manutenção mecânica, hidráulica e pneumática, voltada a indústrias alimentícias.

O gerente administrativo da empresa, Luiz Henrique Zata, destacou que o espaço cedido pelo Sebrae/SC foi fundamental para divulgar nossa empresa e os serviços oferecidos, além de estreitar o relacionamento com clientes e prospectar potenciais clientes.“Além disso, muitas ferramentas que aprendemos com cursos do Sebrae, aplicamos na empresa”.

Outra empresa que participa da exposição é a Rufatto Equipamentos. Com atuação de 18 anos no mercado, o empreendimento sediado em Xanxerê (SC), atua na área de venda, locação e assistência técnica de equipamentos para impressões e cópias. A empresa presta serviços de impressão e cópia para a Coopercentral Aurora Alimentos (unidade de Xaxim) e, por isso, assinou o termo de adesão para participar do Encadeamento Produtivo. “Decidimos participar do projeto pela parceria que temos com a Aurora e porque estamos buscando crescimento sólido no mercado. O programa só tem a somar para as empresas”, destacou a empresária Jucelaine Rufatto.

O empresário Alcedir Rufatto complementou que o Encadeamento Produtivo é uma ideia fantástica. “É um grande incentivo para os pequenos negócios. Foi uma grande sacada da Aurora essa parceria com Sebrae, já que a entidade é de confiança e oferece soluções às empresas”, concluiu.

Também expõem no espaço oferecido por meio do Encadeamento Produtivo a Renovigi Engenharia e Sustentabilidade, de Chapecó, e a Multi Software, de Chapecó.

Veja também

ACIC acredita na breve retomada dos estudos da Ferrovia da Integração13/09/13 A Associação Comercial e Industrial de Chapecó – ACIC recebeu informações de que a suspensão por questões técnicas do edital da Ferrovia da Integração não mudará o traçado divulgado. Dos seis pontos questionados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), quatro já foram refutados. Os outros dois pontos que se......
Mário Lanznaster é o Empresário do Ano 201322/11/13 Quatrocentos empresários participaram da etapa final do Empresário do Ano 2013, na qual foi vencedor o presidente da Coopercentral Aurora Alimentos, Mário Lanznaster. A outorga ocorreu nessa quinta-feira, no Clube Recreativo Chapecoense......

Voltar para Notícias