Núcleo de MEI promove curso de vendas
Capacitação entregou dicas de marketing, relacionamento com o cliente e uso de canais digitais
O Núcleo de MEI da Associação Comercial, Indústrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) promoveu, na quarta-feira (02), um curso sobre vendas o “Belha Sales” desenvolvido pelo associado, Alexandre Rodrigues. A iniciativa ocorreu na sede da entidade com o objetivo de oferecer desenvolvimento e capacitação para os nucleados.
O treinamento de vendas foi planejado com o propósito de apoiar o desenvolvimento dos integrantes do núcleo MEI, especialmente em uma das áreas que mais apresentam desafios: a comercial como explicou a coordenadora do Núcleo de MEIs, Elaine Cezaro Schleicher. “Os empreendedores desempenham múltiplas funções dentro do negócio desde o marketing até a gestão financeira e, claro, as vendas.”
Segundo Alexandre, a proposta da formação é desmistificar conceitos sobre vendas e romper com a ideia de fórmulas prontas ou receitas mágicas. “O objetivo é dar um passo atrás da venda para entender o negócio, quem somos e qual impacto nosso produto gera no mercado. Só depois disso é que começamos a pensar em como vendê-lo”, explicou.
O treinamento também abordou três pilares essenciais para o aumento do faturamento de uma empresa, com foco em estratégias práticas e personalizadas. “Tudo começa com o autoconhecimento da marca, da empresa e do negócio”, completou.
Alexandre destacou que vender mais não significa necessariamente vender melhor e reforçou a importância de estratégias como cross-sell, up-sell e esteiras de produtos para aumentar o valor de vida do cliente. “A verdadeira venda começa na segunda compra”, enfatizou o especialista.
O curso também ofereceu orientações sobre contorno de objeções, estruturação do processo de vendas e uso estratégico do WhatsApp, com dicas sobre personalização de mensagens, organização do perfil e cuidado com respostas automáticas.
Para gerar demanda, foram apresentados mais de 20 canais de aquisição, entre eles redes sociais, marketing de conteúdo, parcerias com influenciadores, eventos presenciais e anúncios offline. “A comunicação é a chave para canais de sucesso. É essencial saber onde seu cliente está e como alcançá-lo da maneira certa”, reforçou Alexandre.
A capacitação encerrou com a mensagem de que todo empreendedor, em qualquer momento, está sempre vendendo algo, seja um produto, um serviço ou uma ideia.
04/07 • 17h22