Muito além de 20 minutos: histórias que inspiram
NJE da ACIC promove encontro com empresários e personalidades para discutir desafios e oportunidades do empreendedorismo.
Acelerar, empreender, inovar, vender. A piloto Bia Figueiredo; a empreendedora Roze Dávi; o ator e empresário Felipe Titto e o empresário Alexandre Capella foram os quatro grandes nomes que estiveram no evento “20 Munitos”. A iniciativa promovida, na última quinta-feira (14), pelo Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC), ocorreu no Complexo de Eventos Tabajara, trouxe percepções rápidas, no entanto, profundas sobre o mundo empresarial.
DENTRO E FORA DAS PISTAS
Ela não vem de uma família de atletas. A mãe é dentista e o pai de Bia Figueiredo é psiquiatra. “Meu pai percebeu o quanto eu gostava do automobilismo e me levou para o kart. Eu beirava entre o fantástico e o ridículo. Se eu ganhava era fantástico, uma menina ganhando, se eu perdesse, era ridículo.” A piloto iniciou o evento, em um “duplo 20”, quando o palestrante tem a oportunidade de falar 40 minutos.
Bia contou a trajetória no esporte, os principais aprendizados adquiridos ao longo da carreira. A proposta foi traçar paralelos entre os desafios enfrentados nas pistas e aqueles da vida real. A atleta abordou temas como trabalho em equipe, planejamento de carreira e gestão de temporada, elementos fundamentais para o sucesso dentro e fora das corridas.
Um dos pontos centrais foi a experiência de ser mulher em um ambiente majoritariamente masculino. Ela também falou sobre os desafios da maternidade no universo do esporte de alto rendimento.
TATU MORA NA TOCA
“Tatu mora na toca, a pomba tem seu ninho, a formiga o formigueiro, cada um tem seu cantinho. Todo mundo busca, todo mundo quer, um lugar tranquilo pra se viver bem. O lugar certo pra morar, a Nostracasa tem”, cantou Roze Dávi ao subir no palco do 20 Minutos para contar, de forma breve, uma trajetória de 45 anos de empreendedorismo.
A Empresária do Ano de 2024 enfatizou a necessidade de estar sempre preparado para os desafios. “Nós nunca nos entregamos, não nos apavoramos. Íamos atras de soluções.” Destacou que é importante o profissional se manter atualizado e capacitar a equipe de colaboradores. “Não pensem que não sabem de nada, mas não pensem que sabem tudo.”
Rose afirmou que o principal pilar da empresa é a família, conceito que, no contexto organizacional, abrange também os colaboradores. Salientou isso quando relembrou a perda do marido, fundador do grupo, Davi Barella Dávi, no acidente com a delegação da Chapecoense em 2006. “Nada que passamos se compara a perda do dele, mas juntos conseguimos nos manter de pé.”
CRESCIMENTO NO CENÁRIO ATUAL
Se os participantes do 20 Minutos precisam testar um suplemento alimentar para melhorar as noites de sono, Alexandre Capella, adiantou e entregou para todos um novo produto: o FIT DREAMS da Always Fit. Pela segunda vez no evento, nesta edição, o empresário detalhou 10 ações fundamentais para a criação de marca, voltados tanto para empreendedores iniciantes quanto para aqueles que já estão com seus negócios em operação. Entre os fatores que impulsionaram o crescimento dos seus negócios.
Entre os pontos, sublinhou que uma marca precisa ter um posicionamento claro, ter o time certo, visão de longo prazo, entregar mais do que promete. “Não é só sobre crescer. É sobre continuar inteiro”, observou Capella.
Capella destacou a transformação do mercado, o impacto do TikTok Shop e a nova forma de colaboração com influenciadores. “Hoje o influenciador não é mais apenas alguém que recebe para divulgar. Ele entra como sócio e se envolve de verdade com a marca. Isso faz toda a diferença”, ressaltou.
VENDE O MUNDO
Para encerrar a noite, de sorriso largo e solto, Felipe Titto, subiu ao palco com a oportunidade de um “duplo 20”. Começou a carreira com publicidades ainda cedo, no entanto, percebeu que a estratégia para lucrar precisava ir além de comerciais e da dramaturgia. Titto utilizou sua imagem no próprio Instagram, há mais de 10 anos, para empreender. Reforçou que o caminho até a consolidação foi de persistência, aprendizado e reinvenção.
“O bom empreendedor é, acima de tudo, um bom vendedor. Não importa o cargo que ocupe dentro da empresa, ele vai precisar vender. Seja um produto, uma ideia ou a si mesmo, a venda é constante”, pontuou Titto.
Segundo ele, dominar as técnicas de venda e entender o comportamento humano são diferenciais competitivos decisivos. “Quem entende como funciona o jogo do mundo corporativo sai na frente. Esse é o cara que performa.”
Titto também compartilhou reflexões pessoais sobre fracasso e resiliência. Para ele, o erro é um professor mais eficaz do que o sucesso. “O vencedor é, na verdade, um perdedor insistente. É o cara que tropeça, quebra a cara, mas continua. E é justamente essa consistência que faz a diferença lá na frente.”
15/08 • 13h51