NOTÍCIAS

Postado em 24 de Setembro de 2018 às 17h38

IVG avalia 1.600 veículos e mostra que maiores problemas foram em itens básicos

  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -

Itens básicos como correias, troca de óleo, sistema de arrefecimento, freios e pneus foram alguns dos que mais apresentaram problemas durante a Inspeção Veicular Gratuita (IVG), realizada em todo o Estado e que avaliou aproximadamente 1.600 veículos. Em Chapecó, a promoção foi do Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), em parceria com o Núcleo Estadual das Automecânicas (NEA) e a Associação dos Reparadores Veiculares de SC (Arvesc).

Os dados da frota de veículos avaliada durante a primeira etapa do IVG, no início do mês, foram apresentados no fim de semana, durante o encerramento da IVG, em frente à praça Coronel Bertaso, em Chapecó. Os principais problemas encontrados foram referentes às correias, totalizando 68,88%, seguido da troca de óleo (57,39%), sistema de arrefecimento (42,73%), freios (23,35%), pneus (21,93%), suspensão e direção (18,70%), amortecedores (17,64%) e faróis e lanternas (12,92%).

O integrante da Comissão Organizadora da IVG, Genuíno Simioni, reforçou sobre a importância da manutenção veicular preventiva. “Ela é mais econômica do que a corretiva, previne acidentes, gera menor consumo de combustíveis e, consequentemente, menor índice de poluição do meio ambiente”.

Durante a ação, também foi feita análise de vários itens nos veículos. O agricultor Rodrigo Pereira participou pela primeira vez. “É importante porque foi feita uma avaliação de maneira neutra, apresentando os itens que têm problemas”. O vendedor Everton da Rocha e a fonoaudióloga Daniela da Rocha também participaram. “A manutenção preventiva é fundamental e é necessária essa conscientização, pois ainda existem motoristas que não conhecem os veículos, o que é importante para detectar possíveis problemas”, comentou Everton.

De acordo com Simioni, a revisão deve ser feita pelo menos uma vez por ano ou a cada 10 mil quilômetros. “É importante que o usuário conheça o seu veículo, observe o manual que o acompanha e crie uma relação de confiança com o seu mecânico”, reforçou.

O presidente da ACIC, Cidnei Barozzi, enfatizou a importância da mobilização para abordar um assunto que impacta diariamente na vida das pessoas. “A Associação apoia e incentiva as iniciativas dos núcleos. A IVG é uma ação social e sem fins lucrativos que promove conscientização e educação dos motoristas quanto à manutenção dos veículos”.

A IVG também celebrou a Semana Nacional do Trânsito, comemorada entre os dias 17 e 22 deste mês, e teve apoio da prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade. Também foram apoiadores a Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), o Sebrae/SC e o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de SC (Sindirepa). Foram parceiros a Scherer Autopeças, Koube Produtos Automotivos e Forta SC e também apoiaram o evento 28 empresas da região.

Veja também

ACREDITAÇÃO Gestão com clareza do negócio31/05 A Governança Clínica é um dos pilares da Acreditação Internacional Canadense (Qmentum) e, para evidenciá-la, faz-se necessário um modelo claro e operante de gestão, com papéis e responsabilidades definidas para a entrega dos resultados estratégicos. A Cooperativa Médica de Chapecó iniciou o processo de acreditação......
O bom vendedor não nasce pronto28/11/18 Fábio Luiz Furtado, empreendedor, especialista em vendas, sócio da AIRON Negócios Globais e da BRGTI Gestão e Tecnologia Inteligentes Muitas vezes se ouve que “fulano fala bem e por isso deve ser um bom......

Voltar para Notícias