NOTÍCIAS

Postado em 08 de Fevereiro às 10h03

Inovação não é algo extraordinário, é necessário

  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -

Rodrigo Barichello, professor e diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unochapecó, e
Ricardo Fantinelli, professor da Unochapecó e assessor do Parque Científico e Tecnológico Chapecó@

 

Já parou para pensar? Por que tantos agentes e tantas instituições tentam disseminar o conceito da inovação nas empresas?

A economia mundial passa por um processo de reestruturação produtiva, crises, entre outros e se não ocorrerem mudanças significativas pode-se inviabilizar o desenvolvimento e a geração de novas riquezas. Nesse contexto inovação é a palavra do momento e, certamente, a mais dita quando o assunto é empreendedorismo e negócios.

É tanta informação que se faz necessária uma reflexão quanto a volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade das situações atuais. O mundo está cada vez mais aberto, cheio de novos valores que guiam a sociedade, que norteiam os novos modelos de negócios, mais disruptivos e que têm como base um conceito muito forte: compartilhamento.

Sem dúvidas o cenário é desafiador para todos nós, ao mesmo tempo que os problemas nos atingem como uma forte enxurrada, as oportunidades emergem na mesma proporção e a nossa capacidade de resolver problemas complexos também. Esse fator, junto a busca por competitividade, atua como uma mola propulsora da inovação.

Inovar é mais do que um caminho, é oxigênio que faz empresas sobreviverem, se transformarem e evoluírem. É possível afirmar, hoje, que a inovação não é apenas um fator de competitividade, mas sim de sustentabilidade e longevidade.

Não pode-se confundir inovação com novidade. Quer uma dica fácil para não cometer o mesmo erro? Enquanto a novidade tem a ver com a invenção, o foco da inovação é a geração de resultados que atendam às necessidades e expectativas do seu negócio, envolvendo retorno financeiro. Ela proporciona um alto valor agregado que vai de atender os consumidores cada vez mais exigentes, até reduzir impactos ambientais, maior controle e eficiência da gestão de recursos, entre tantos outros.

Se traçarmos uma análise de perfil de empresas que buscam a inovação para diferenciação de seus produtos/serviços, podemos elencar a uma série de fatores/características que irão evidenciar o diferencial competitivo de certas empresas.

Um dos fatores de grande diferenciação é a criação de uma cultura de inovação dentro da organização. É quando falamos de colaboradores que geram valor, disponibilidade de orçamento e alocação de capital humano para projetos novos ou pilotos, por exemplo.

É erro comum nas empresas  se preocupar com inovações que sejam apenas tecnológicas ou materiais. Existe uma importante inovação que precisa ser constantemente realizada, que é baseada nos conceitos, valores, princípios, normas internas e missão da empresa: a renovação da cultura organizacional — e é aqui que entra a cultura de inovação.

A criação de uma cultura de inovação em um negócio é contratar pessoas talentosas. Muitas vezes, um grande erro é contratar uma pessoa talentosa e ficar dizendo o que ela tem que fazer. Se você contratou alguém talentoso é importante dar autonomia, espaço e confiança. Algumas metodologias como o design thinking, por exemplo, facilitam o engajamento e contribuem para que as pessoas participem mais do processo.

Uma cultura de inovação adequada consiste em gerenciar vários fatores, tal como competências, aspectos comportamentais, ambientes, processos, recursos e estratégias. Como em todo desafio, o segredo consiste em segmentar e priorizar a abordagem.

Ser mais eficiente e gerar mais resultado não é tão simples, mas se você quer (ou precisa) impulsionar a inovação e o crescimento econômico na sua organização deve estar atento à formação e retenção de talentos. A criatividade das pessoas na busca por soluções de problemas complexos é um diferencial no processo.

As tecnologias nascentes estão aí para facilitar e baratear as soluções, porém devem ser analisadas com muita cautela, pois a cultura precisa vir antes. E por fim, é fundamental acreditar na nossa capacidade de cooperar e trabalhar juntos na busca por essas soluções, vamos compartilhar mais as nossas ideias. Precisamos de mais conexões, trocas de conhecimentos e novas prospecções de oportunidades para o desenvolvimento dos nossos negócios e da nossa região.

Veja também

1º de setembro – Dia do Profissional de Educação Física02/09/14 Núcleo das Academias da ACIC comemora com ação no centro de Chapecó Praticar uma atividade física, por mais simples que seja, pode ser saudável ao organismo, mas, se má orientada pode causar vários prejuízos. Para alertar a população a respeito deste assunto e marcar as comemorações do dia do profissional de......
Encontro Regional de Comércio Exterior será em setembro19/09/13 A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), por meio do Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional, promove o 10º Encontro Regional de Comércio Exterior (Ercoex), no próximo......

Voltar para Notícias