NOTÍCIAS

Postado em 04 de Novembro de 2014 às 09h25

Iniciou votação para escolha do Empresário do Ano 2014

O empresário-empreendedor é o principal agente econômico de qualquer sociedade. É ele quem dinamiza, amplia, fortalece e faz crescer a economia. Para homenageá-lo, a ACIC promove um dos mais concorridos eventos empresariais de Santa Catarina – a escolha do Empresário do Ano e a outorga do “Troféu Nelson Galina”. A outorga do Troféu Nelson Galina tornou-se um dos momentos mais importantes do calendário anual de eventos porque foi inspirada no desejo de homenagear lideranças de todos os setores da atividade humana. Grande, pequeno ou microempreendedor – todos podem votar e ser votados. A homenagem vai além do fator econômico e alcança aquele que valoriza e exerce ações de responsabilidade social-empresarial, que, em Chapecó, já se caracteriza como uma prática moderna de gestão corporativa.

A comunidade econômica de Chapecó estará reunida no próximo dia 20 de novembro no salão nobre do Clube Recreativo Chapecoense (CRC), a partir das 20h3omin, para a eleição do Empresário do Ano 2014, organizado pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). Trata-se da 22a edição de uma das maiores honrarias destinadas ao empresariado catarinense. O evento Empresário do Ano conta com apoio institucional do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE.

PRIMEIRA FASE

O processo de eleição ocorre em duas etapas. A primeira consiste na votação on line que iniciou segunda-feira (27 de outubro) e prossegue até as 24 horas do dia 13 de novembro. Os associados receberão orientação e senha via e-mail para votar através de site especialmente criado pela ACIC (www.eaacic.com.br). Para exercer o voto, basta preencher quatro campos: CNPJ da empresa/associado votante, senha, nome do empresário que recebe o voto e nome da respectiva empresa. Nesta primeira etapa, todos os associados da ACIC podem votar e ser votados, portanto, todos são eleitores e, ao mesmo tempo, candidatos a Empresário do Ano.

SEGUNDA FASE

A segunda etapa e última está programada para o dia 20 de novembro, às 20 horas, no CRC. Nessa noite, serão anunciados os três empresários de maior votação na primeira etapa e, logo após, os associados presentes votarão para escolher, entre eles, aquele que receberá o troféu Nelson Gallina e será proclamado o Empresário do Ano 2014.

QUEM PODE VOTAR

Todos os associados da ACIC.

QUEM PODE SER VOTADO

Todo e qualquer associado da ACIC, exceto aqueles que, no passado, já foram eleitos Empresário do Ano. Por ter caráter honorário, o troféu Nelson Gallina não pode ser concedido mais de uma vez para a mesma pessoa, por isso, não podem mais ser votados aqueles já agraciados com o título.

QUEM NÃO PODE SER VOTADO
Pela razões acima expostas, não podem receber votos Antônio Rebelatto, eleito Empresário do Ano em 1993, Plínio De Nês Filho (1994), Joaquim Néri (1995), Aury Bodanese (1996), Suely De Marco (1997), Érico Tórmen (1998), Edemar Magro (1999), Ivan Tozzo (2000), Amauri Battiston (2001), Cláudio De Marco (2002), Daví Barella Dávi (2003), Gelson Dalla Costa (2004), Valdir Luiz Sperandio (2005), Bento Zanoni (2006), Sérgio Utzig (2007), Milton Sordi (2008), Romeo Bet (2009), Marcos Antonio Moschetta (2010), Nelson Akimoto (2011), José Tessari (2012) e Mário Lanznaster (2013). Também não podem ser votados os presidentes da diretoria executiva da ACIC Bento Zanoni, do Conselho Deliberativo Flávio Pasquali e do Conselho Consultivo Orivaldo Chiamolera. Os votos endereçados a essas pessoas serão anulados.

CRITÉRIOS PARA O VOTO

O voto de cada associado da ACIC é livre, pessoal e sigiloso. A ACIC, entretanto, recomenda que no momento de exercer o voto, o eleitor lembre os oito requisitos que justificam a concessão do título – espírito empreendedor, arrojo nas iniciativas, liderança, probidade, justiça, inovação tecnológica ou administrativa, participação comunitária e responsabilidade social. Essa condição não elimina a subjetividade da escolha, mas permite o balizamento ético do campo de escolha. O troféu Nelson Gallina foi instituído pela ACIC em 1993 para homenagear líderes de todos os setores da atividade humana que colaboraram de forma efetiva e decisiva para o desenvolvimento econômico, social e cultural do município e que, pelo seu exemplo, contribuíram para estimular e elevar o desenvolvimento e a representatividade da classe empresarial de Chapecó.

COORDENAÇÃO

Casos omissos e eventuais excepcionalidades serão decididas pela comissão nomeada para organizar o evento, formada por Flávio Pasquali (presidente do Conselho Deliberativo), Cidnei Luiz Barozzi (segundo vice-presidente da Diretoria Executiva), Sérgio Perondi (diretor financeiro), Fábio Magro (gerente executivo), Crisley Schwabe Klickow (coordenadora de eventos) e Marcos A. Bedin (assessor de comunicação).

UMA HOMENAGEM INSPIRADA EM NELSON GALINA

O troféu Nelson Galina, entregue anualmente ao Empresário do Ano, homenageia Nelson Antônio Galina, falecido tragicamente aos 47 anos de idade, vítima de acidente de trânsito no dia 14 de abril de 1993, na cidade de Chapecó. Era um líder em ascensão a quem estavam reservados importantes papéis nas áreas pública e empresarial.

Nelson foi um dos mais dinâmicos presidentes da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (1990/92). Nasceu em 1946, em Tangará, cursou o Ensino Médio em Chapecó e formou-se em Administração na Escola Superior de Administração e Gerência (Esag), em Florianópolis. Como administrador, ao lado do pai Arduíno e do irmão Ricardo, conduziu o processo de ampliação e modernização da empresa na condição de diretor administrativo.

Teve intenso envolvimento comunitário como tesoureiro da ACIC, diretor social do CRC, coordenador da comissão social da Efapi em 1973 e 1979, professor titular de Introdução à Administração da Fundeste, diretor da Associação Chapecoense de Futebol, diretor do Conselho Deliberativo da ACIC, tesoureiro da Câmara Júnior de Santa Catarina e um dos coordenadores da construção do Kartódromo de Chapecó.

Foi vereador e Secretário de Indústria e Comércio da Administração Municipal de Chapecó, secretário da Sociedade dos Usuários de Informática (Sucesu/SC) e membro da Câmara de Comércio SC/Argentina.

Participou da Diretoria da APAE, foi coordenador regional da Facisc, presidente da Comissão de Negociação do Sindicato do Comércio Varejista e delegado regional da Sucesu. Filho de Etelvina e Arduino Galina, era casado com Elizabete Barella Galina com quem teve dois filhos.

O TROFÉU
O troféu Nelson Galina foi criado pelo artista plástico chapecoense Xiko Bracht. Compõe-se de uma base de madeira, representando o primeiro ciclo econômico da região; com sobrebase de granito, sobre a qual assenta-se um conjunto de bronze escovado na forma de engrenagens que se fundem a uma figura humana a sustentar uma esfera em resina acrílica polida. As engrenagens simbolizam a força transformadora do trabalho e o dinamismo da ação econômica, propulsoras do desenvolvimento. A esfera alude ao universo, objeto de investigação, estudo e intervenção humana.

O Evento Emresário do Ano 2014 conta com o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul (BRDE)
 

Veja também

DIA 30 DE MAIO E-commerce e marketplace são temas de palestra promovida pela ACIC25/05 A internet revolucionou a relação das pessoas e a reconstruiu a maneira de fazer negócios. Para contribuir com os empreendedores a acompanhar o avanço da tecnologia e as mudanças culturais, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e as empresas associadas Elo Ideias e Hub2b promovem, no dia 30 de maio, às 7h30, a palestra “A......
ACIC protesta contra transferência de 800 detentos para Chapecó05/11/13 A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) manifestou “total e absoluta contrariedade” aos planos anunciados pelo Departamento de Administração Prisional (DEAP) de ampliação da......
Registros fotográficos de Chapecó ilustram calendário 2015 da ACIC08/01/15 A história de Chapecó registrada pelas lentes do fotógrafo Victorino Zolet ganha mais um espaço diferenciado. Juntamente com a edição do mês de dezembro da Revista Empresa Forte – publicação......

Voltar para Notícias