NOTÍCIAS

Postado em 07 de Julho de 2017 às 16h48

III Café com o RH

Eventos (63)

Profissionais trocam experiências sobre gestão por competências

Compartilhar boas práticas de gestão, os desafios e resultados e fazer networking foram objetivos do III Café com o RH, promovido na última semana pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), seccional de Chapecó, com apoio do Núcleo de Gestores de Pessoas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). O evento debateu o tema gestão por competências, as práticas e metodologias utilizadas na sua implantação na Aurora Alimentos e na Unicred.

Para trocar experiências, a coordenadora de gestão de pessoas da Aurora Alimentos, Adriana Perin, a diretora executiva na Unicred, Delbora Machado, e a assessora de gestão de pessoas na Unicred, Rubia Brustolin, apresentaram os cases das organizações. Elas relataram como iniciou a implementação da gestão por competências nas empresas, as dificuldades no processo e os resultados alcançados.

De acordo com o presidente da ABRH, seccional de Chapecó, Leandro Medeiros, a intenção foi entender com maior profundidade o que a metodologia traz de benefícios tanto para a gestão de pessoas como para a organização como um todo. “Podemos apontar alguns resultados como a melhora do relacionamento, o acompanhamento e o desenvolvimento das pessoas, a redução do absenteísmo e da rotatividade porque, com o acompanhamento das competências, os funcionários sabem onde estão e onde devem chegar”, salientou. Além disso, Medeiros ressaltou que a metodologia deve fazer parte do planejamento estratégico da empresa e proporciona também melhores resultados financeiros e econômicos.

A vice-coordenadora do Núcleo de Gestão de Pessoas, Tatiane Farina, enfatizou a importância do compartilhamento de experiências e a atualização profissional proporcionados pelo evento. “Percebemos que as dificuldades existem em todas as empresas e, com essas trocas, conseguimos facilitar e até encurtar caminhos na resolução. A iniciativa também fortalece o setor e contribui para auxiliarmos as pessoas a crescerem tanto profissionalmente como pessoalmente”, realçou.

As empresas da região tem consciência da importância e dos resultados que podem ser obtidos com a adoção da gestão por competências. Porém, segundo Medeiros, a implantação ainda é tímida. “Poucas organizações assumem esse desafio, que é grande. A aplicação já acontece, mas ainda está nas empresas de médio e grande porte. A gestão por competências pode ser adotada e implementada em organizações de qualquer porte e segmento”, finalizou.
 

Veja também

Empresas do projeto Encadeamento Produtivo expõem na MERCOAGRO 201612/07/16 Treze pequenas empresas que integram o “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos – Sebrae/SC: suínos, aves e leite” apresentarão seus produtos e serviços em estandes, situados no espaço do SEBRAE/SC, na MERCOAGRO 2016. O projeto conta com a parceria do Senar/SC, Sescoop/SC, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese, Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer,......
A importância da gestão de estoques para a sua empresa09/10/17 Executar as operações sem interrupções e contribuir para a redução de custos são alguns dos objetivos da gestão de estoques. Quando feita de forma eficiente – com um bom planejamento, monitoramento......
2º Fórum de Sustentabilidade será nesta segunda-feira, em Chapecó01/11/13 As Associações Comerciais e Industriais de Chapecó (ACIC) e de Joaçaba (ACIOC), a Celulose Irani S/A e a Unoesc realizam nesta segunda-feira, 4, no CESEC, o 2o Fórum de Sustentabilidade, no qual haverá......

Voltar para Notícias