NOTÍCIAS

Postado em 26 de Março às 17h00

Empresários e profissionais conhecem núcleos da ACIC

  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -

Quem administra uma empresa sabe da importância da gestão eficaz dos processos em todos os setores. Porém, às vezes, na correria do dia a dia, acaba-se não fazendo o necessário. Tendo consciência disso, os sócios da Mecânica São Cristóvão, fundada em 1974, decidiram mudar. A solução veio em uma reunião do Núcleo das Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), em 2013: a apresentação do projeto Encadeamento Produtivo, realizado pelo Sebrae e Aurora Alimentos junto a diversos parceiros.

Foram identificados pontos fortes e outros que precisavam ser melhorados. “Após as consultorias do projeto, continuamos com os encontros até identificarmos tudo que precisaríamos mudar. Foi um trabalho em equipe, envolvendo, além da direção, os colaboradores”, frisou o sócio Genuíno Simioni durante apresentação para interessados em ingressar nos núcleos da ACIC em evento realizado nesta semana.

De acordo com Simioni, as mudanças na gestão impactaram diretamente no resultado financeiro que aumentou em aproximadamente 30%. “Acreditamos no projeto que só foi possível devido ao associativismo, com a nossa participação no núcleo, o qual integramos há cerca de 17 anos. Conseguimos, em uma época de crise, dar uma grande virada na empresa”, relatou.

A palestra de apresentação dos núcleos foi realizada na sede da ACIC. O evento foi aberto e direcionado a empresários e gestores dos segmentos de academias, assessoria e consultoria empresarial, automecânicas, centros de formação de condutores, comércio exterior e logística internacional, gestores de pessoas, indústria gráfica, jovem empresário, prestação de serviços, tecnologia da informação e comunicação, sustentabilidade e excelência.

A diretoria executiva da entidade participou do início da programação. O presidente, Cidnei Barozzi, frisou que o mercado é concorrido e, apesar dos núcleos reunirem empresas do mesmo segmento, são uma oportunidade para buscar novos mercados, tecnologia, inovação e lideranças. “Os grupos discutem problemas do setor, dificuldades, trocam experiências e, partir disso, melhoram a gestão, desenvolvendo as empresas e, consequentemente, o segmento”.

SOBRE OS NÚCLEOS

As organizações que participam dos grupos empresariais integram uma rede com mais de 300 empresas com objetivo de desenvolvimento empresarial, movimentação no setor, network e reflexão. O foco é proporcionar reflexão, networking, crescimento, entre outros. “Quando conhecemos o nosso setor de atuação, percebemos que as empresas possuem as mesmas necessidades. Nos grupos empresariais, debatemos e desenvolvemos soluções em conjunto. O trabalho é colaborativo e beneficia a todos”, exemplificou a diretora de Desenvolvimento de Núcleos da ACIC, Cleunice Zanella.

Os benefícios são alcançados por meio de ações coletivas, constituindo-se em alternativas que viabilizam as atividades econômicas e um caminho efetivo para participar do mercado em melhores condições de concorrência. Além disso, a ACIC oferece capacitações específicas para os núcleos. Um exemplo é o Programa Capacitação para Empresas Nucleadas (CENA) que promove diversos cursos durante o ano.

De acordo com Cleunice, as empresas que participam dos grupos representam o associativismo na prática. “Promovem ambientes de diálogo para a troca de informações e para pensar o negócio. Com a efetiva participação de todos os envolvidos, fortalecem o setor e estimulam o desenvolvimento de lideranças”. Além disso, a ACIC oferece capacitações específicas para os núcleos. Um exemplo é o Programa Capacitação para Empresas Nucleadas (CENA) que promove diversos cursos durante o ano.

Veja também

Bill Gates diz que empreendedores não devem ter dias livres e revela seu maior erro27/06 Na última semana, em um evento organizado pelo fundo de venture capital Village Global que reuniu as maiores lideranças do mundo dos negócios, o bilionário e maior investidor da Village, Bill Gates, esteve presente e deu declarações importantes sobre empreendedorismo. Em uma roda de conversa com Julia Hartz, CEO da startup de organização de eventos Eventbite,......
Maio Amarelo Foco em responsabilidade social e segurança no trânsito25/05/16 A segurança no trânsito é responsabilidade de todos, motoristas e não motoristas, poder público, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada. Sendo uma......
Núcleo de Academias da ACIC promove 1ª Corrida Rústica16/08Evento será no dia 1º de setembro, em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física e aos 102 anos do município de Chapecó O Núcleo de Academias da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promove, no dia 1º de setembro, às 8 horas, no Complexo Esportivo Verdão, a 1ª Corrida Rústica. O evento tem apoio da......

Voltar para Notícias