Empresa chapecoense inova no mercado imobiliário
Reinventar a maneira de comprar e vender terrenos. Essa é a proposta da proptech – nome dados às startups do ramo imobiliário – MeuLote.com, lançada no dia 11 de abril, por Marcus Vinicius e outros 5 empresários da região: Alcione Belache, Lusiane Paludo, André Dallacorte, Bruno Mergen e Alexandre Ferreira. O MeuLote.com nasce com um time interno de desenvolvedores, e já firmou parceria com corretores Chapecó e região.
De acordo com o CMO, Marcus Vinicius Ribeiro, o projeto começou há um ano e a ideia
inicial era criar um site no estilo classificados, com foco em comercialização de terrenos.
“Conforme fomos desenvolvendo o projeto, percebemos que o potencial era bem maior”, comenta,
ao acrescentar que a compra de lotes integra diversos sonhos pessoais e profissionais. “Se vai
construir uma casa, precisa de um terreno, se vai construir uma empresa, também. Muitos
momentos importantes de nossa vida começam ou passam pela aquisição de um lote. Então,
vimos que tínhamos um grande potencial e que poderíamos contribuir de uma forma muito mais
dinâmica para esse mercado imobiliário que até então é tradicional”.
O propósito do MeuLote.com é trazer modernidade para o setor, com tecnologia de compra
e venda online. “Fizemos o layout da plataforma e desenvolvemos diretrizes de parcerias com
loteadores e corretores”, relata Ribeiro. O sistema digitaliza todas as etapas e a compra pode ser
feita em quatro passos: a busca, a simulação financeira, a proposta para validação e a compra. “O
interessado economiza tempo em visitas aos loteamentos, pois pode conferir tudo pela plataforma,
além de ser fácil e seguro. Tem a localização, fotos, vídeos. Depois que o cliente amadurece
sobre a opção que quer, fizemos as tratativas oficiais e agendamos uma visita no loteamento”,
frisa o empreendedor.
Tudo isso reduz o tempo para a aquisição de um terreno. Em uma compra tradicional o processo pode demorar até nove meses. O MeuLote.com garante diminuir esse prazo para 30 dias. “No nosso processo de inovação sempre pensamos em aplicar tecnologia a essas transações. Criamos essa plataforma para ser um canal de comunicação para um time de corretores, que não precisam desempenhar tanto aquele papel transacional de um vendedor e começam a agir mais como consultores, esclarecendo dúvidas e fazendo uma negociação humanizada”, realça Ribeiro.
De acordo com o empreendedor, a maior gratificação até agora é perceber que a ideia
funciona e que modelo de negócio está validado. “O MeuLote.com está no ar há cinco meses e
ficamos satisfeitos ao perceber que a ideia faz sentido para os clientes”, comenta. A startup
também já foi classificada para um programa de aceleração do Sebrae/SC, o Startup SC. “Percebemos, ainda, que os loteadores têm uma ótima aceitação da nossa solução”, acrescenta
Ribeiro.
A startup MeuLote.com é associada à ACIC. Para Ribeiro, o trabalho colaborativo é
fundamental para o sucesso dos negócios. “A associação veio a partir de convite de um amigo. Ao
chegar na ACIC, percebi que existe cooperação mesmo que as empresas sejam concorrentes,
mas que entendem que cada uma delas tem um perfil de cliente diferente, que entregam produtos
e serviços distintos e que o cenário chapecoense e nacional tem infinitas possibilidades.
Precisamos entender e colaborar uns com os outros para que possamos ter um ecossistema mais
saudável”, enfatiza. O empreendedor também integra o Núcleo de Jovens Empresários e o Núcleo
de Tecnologia da Informação e Comunicação.
14/10 • 08h23