“Correr me faz mais feliz”: histórias marcam corrida contra o sedentarismo em Chapecó
Evento organizado pelo Núcleo de Academias da ACIC celebrou o Dia do Profissional de Educação Física e destacou a prática de esportes como ferramenta de inclusão e bem-estar
Clique aqui e veja as fotos!
Clique aqui e confira os resultados!
“Acredito que a atividade física, como um todo, me faz mais feliz. E, que a corrida é um esporte muito mais democrático”, declarou o vendedor, Mateus Vendrusculo Poersch, que completou o circuito de 10 km por primeiro na 1ª Corrida e Caminhada contra o Sedentarismo. A ação foi organizada pelo Núcleo de Academias da Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC), no último domingo (31).
A largada foi no Pulse Open Mall com mais de 350 participantes com modalidades para todos os públicos: corrida de 5 km e 10 km, caminhada de 3 km e um circuito kids. O objetivo foi incentivar a prática regular de atividades físicas, conscientizar a população sobre os riscos do sedentarismo e valorizar o papel dos profissionais de educação física. A escolha da data reforça essa conexão, pois o evento integra a comemoração do Dia do Profissional de Educação Física, celebrado nacionalmente nesta segunda-feira, 1º de setembro.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Academias, Jean Lima, a realização da primeira corrida foi de grande satisfação. “O principal objetivo do evento foi combater o sedentarismo. Buscamos envolver pessoas de diferentes faixas etárias desde crianças até adultos da terceira idade promovendo saúde e bem-estar para toda a comunidade”, explicou.
Jean salientou ainda a boa receptividade da proposta por parte do público. “Tivemos uma ótima adesão, muitos inscritos, e conseguimos organizar um percurso que atende bem os participantes.”
ESPORTE DEMOCRÁTICO
A Associação De Deficientes Visuais Do Oeste De Santa Catarina (ADEVOSC) esteve no evento com pelo menos quatro participantes que completaram o circuito de 3 km de caminhada acompanhados de monitores da instituição.
Crislei Ronning Venâncio, tem 31 anos, está com 29 semanas de gestação, e mesmo assim não deixou de correr. “Agora está ficando mais difícil, mas é muito gratificante ver como o nosso corpo e mente se desafiam. Pensava que só conseguiria caminhar, porque está bem difícil de respirar, mas ver que consegui chegar até aqui e correr a maior parte do tempo é muito recompensador”, contou. Ela corre há cerca de três anos e, mesmo com a gestação, não pensou em parar. “Na verdade, me motivou ainda mais a continuar ativa. Tanto que sigo fazendo crossfit cinco vezes por semana”, afirmou.
O agricultor de 20 anos, Henrique Martelli, corre há cerca de um ano, desde que participou de sua primeira prova em Chapecó. Desde então, adotou a corrida como uma prática diária. “Sempre gostei de correr. É um hobby que eu tenho agora”, comentou. Ele participou da prova de 5 km e conquistou o primeiro lugar. Sobre a corrida organizada pelo Núcleo de Academias, Martelli avaliou positivamente. “Foi uma boa corrida. Teve bastante morro, o sol atrapalhou um pouco, mas faz parte. O desafio foi grande, foi intenso, mas com esforço e dedicação a gente consegue superar.”
Martelli também comentou sobre a proposta do evento de combater o sedentarismo. “Eu gosto de praticar esportes e sempre incentivo as pessoas a fazerem o mesmo. É bom para o corpo e para a mente.”
05/09 • 10h16