Postado em 25 de Março às 09h22

Cooperativas de produção de SC contratam R$ 280,1 milhões de 2018 até agora

• ACIC CHAPECÓ -

A agência catarinense do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) concedeu R$ 280,2 milhões em financiamento às cooperativas do setor agroindustrial entre o período de janeiro de 2018 a março de 2019. Grande parte do investimento foi voltado a armazenagem de grãos, uma alternativa para suprir o déficit na produção de milho. Santa Catarina não conta com armazéns suficientes para comportar os grãos importados de outros estados, produto indispensável para manter a competitividade na produção de proteína animal e de leite.

O Banco financiou mais de R$ 139 milhões para projetos de armazenagem das cooperativas catarinenses. A Copercampos liderou os investimentos e contratou mais de R$ 56 milhões em crédito de longo prazo para a construção, modernização e implantação de sistemas de armazenagem. A Coperativa Agroindustrial Alfa financiou mais de R$ 40,8 milhões para projetos deste tipo.

Outro destaque das operações de financiamento a cooperativas é o projeto de instalação de uma usina solar pela Copérdia, com contratação de R$ 8,3 milhões. A usina vai produzir 2MW e a operação se deu dentro do programa Desenvolve Sul, criado pelo BRDE com recursos próprios para fomentar projetos na região de atuação do BRDE.

As cooperativas Coperja e Cravil investiram na ampliação de suas indústria do arroz, após o segmento superar expectativas de produtividade na safra 2017/2018. Juntas, as duas contrataram mais de R$36 milhões para expansão. O objetivo dos produtores é aumentar o número de exportações, que até 2018 obteve um faturamento de US$ 24 milhões para Santa Catarina.