Postado em 27 de Novembro de 2018 às 09h14

Conecta Núcleos promove integração entre nucleados e associados da ACIC

• ACIC CHAPECÓ -

Integrantes dos 14 núcleos empresariais da Associação Comercial e Industrial (ACIC) participaram no fim de semana do 2º Conecta Núcleos, um evento para proporcionar conexões, network, troca de conhecimento entre as empresas, fortalecer o associativismo e gerar negócios. O evento foi promovido por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Núcleos Empresariais e teve patrocínio da Competitiva, Dimaqsul, Terramax, Unochapecó, VS Conceito e Work Result.

A diretora de Desenvolvimento de Núcleos Empresariais da ACIC, Cleunice Zanella, destacou, entre as necessidades de desenvolvimento das empresas, dois aspectos: a gestão eficiente e o associativismo. “A gestão passa pela preparação dos profissionais e o associativismo é um dos pilares da ACIC e amplamente vivenciado nos núcleos”.

O presidente da ACIC, Cidnei Barozzi, enfatizou que neste ano os núcleos desenvolveram mais de 350 ações. “Isso demonstra a força do movimento empresarial que gera empregos e riquezas. Chapecó é referência e os empreendedores, que conduzem seus negócios de maneira eficiente, transparente e com seriedade, têm um papel fundamental para o crescimento do município”.

O sócio da Mecânica São Cristóvão, Genuíno Simioni, compartilhou o case da empresa, que passou por melhorias na gestão. Fundada em 1974, a mecânica participa do Núcleo de Automecânicas da ACIC há aproximadamente 17 anos e encontrou uma solução para melhoria da gestão em uma reunião do grupo. Em 2013 foi apresentado o projeto Encadeamento Produtivo e decidiu-se investir na gestão.

Simioni frisou que foi um trabalho em equipe, envolvendo, além da direção, os colaboradores. “Sempre tivemos preocupação com a qualidade técnica dos serviços prestados. Há alguns anos sentimos a necessidade de investir na estrutura física e, para isso, precisaríamos melhorar nosso resultado financeiro e isso só foi possível devido ao associativismo, com a nossa participação no núcleo. Conseguimos, em uma época de crise, dar uma grande virada na empresa”, expõe acrescentando que as mudanças na gestão impactaram diretamente no resultado financeiro que aumentou em aproximadamente 30%.

SOBRE OS NÚCLEOS

A ACIC possui 14 grupos empresariais com 252 empresas nucleadas. Durante o Conecta Núcleos, foi apresentado o planejamento de cada grupo para 2019. Entre os destaques, estão eventos de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional, projetos que envolvem a comunidade e que fortalecem os segmentos representados e o associativismo. Os núcleos reúnem empreendimentos de um mesmo ramo de atividade ou de diferentes setores que atuam em conjunto na solução de problemas comuns. Isso oportuniza que as empresas atinjam com mais rapidez suas metas de aperfeiçoamento técnico e gerencial.

Para participar dos núcleos, basta ser associado da ACIC e se enquadrar em um dos grupos empresariais, nos segmentos de: academias, assessorias e consultorias empresariais, automecânicas, centros de formação de condutores, comércio exterior e logística internacional, eventos, gestores de pessoas, indústrias gráficas, prestação de serviços, sustentabilidade, tecnologia da informação e comunicação, multissetorial, jovens empresários e transporte de cargas fracionadas.

Mais informações com o Setor de Núcleos, pelo telefone (49) 3321-2800 ou e-mail nucleos3@acichapeco.com.br