NOTÍCIAS

Postado em 13 de Maio de 2016 às 15h01

Com apoio da ACIC, Junior Achievement promove capacitação para professores

Os jovens são o futuro do País, e por acreditar que a orientação é um dos caminhos para contribuir para uma boa desenvoltura na vida pessoal e profissional, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) apoia iniciativas como a da Junior Achievement, que trabalha o tema empreendedorismo nas escolas. Uma das ações do projeto foi realizada nesta terça-feira, dia 10. Foi promovida uma capacitação para professores da rede municipal de educação de Chapecó, ministrada pelo coordenador de projetos da Junior Achievement, Bruno Porcidonio. Os profissionais que participaram irão atuar com o projeto da Junior Achievement, desenvolvendo em sala de aula programas de educação que despertam o espírito empreendedor em jovens. Os alunos não terão nenhum custo para participar do programa.
Essa foi a primeira capacitação realizada com professores neste ano. Conforme Porcidonio, o treinamento orientou os profissionais para o desenvolvimento do projeto. “É o momento que prepara os professores da rede municipal para receber e conseguir desenvolver o projeto”, explica. Também foram repassadas dicas de como abordar o tema empreendedorismo. “Nosso objetivo é tornar as atividades atraentes para os alunos para que eles vivam a experiência do projeto e não participem apenas porque vale nota, por isso é importante também os professores se envolverem”, expõe Porcidonio.
A diretora de Responsabilidade Social da ACIC, Márcia Berticelli, observa que muitas pessoas pensam que empreendedorismo trata-se apenas de constituir sua empresa, mas não é só isso. “O empreendedor é aquele que inicia algo novo, tanto na vida pessoal como na profissional. É preciso ter capacidade de organização, planejamento e liderança, responsabilidade, iniciativa, trabalhar em equipe, ter persistência, criatividade e coragem para assumir riscos. As escolas precisam trabalhar essas competências e desenvolver nas crianças e adolescentes habilidades para serem empreendedores”, explana Márcia, acrescentando que o empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população. É também um fator importantíssimo na geração de empregos e renda.
Os professores irão atender 2.600 estudantes das turmas de 4º e 7º ano do ensino municipal. No total, a ação irá atingir 5000 alunos, entre rede municipal, Sistema S e escolas particulares. Os professores que integram o projeto trabalham a disciplina Educação Financeira e Sustentabilidade, que faz parte da grade curricular das escolas. Mesmo existindo essa disciplina, os temas que integram o projeto nem sempre seriam trabalhados em sala de aula. “São temas muito importantes e que ajudam na construção da cidadania”, explana a gerente de Ensino Fundamental 2 da Secretaria de Educação de Chapecó, professora Marcia Wurzius.
A Secretaria implantará os três programas do projeto. Os alunos do 4º ano trabalharão o tema “Nosso planeta nossa casa”, os do 7º ano o tema “Economia pessoal” e os do 8º ano “As vantagens de permanecer na escola”. Neste semestre as atividades serão com os alunos do 4º e do 7º ano. No segundo semestre será a vez dos estudantes do 8º ano. Os professores que trabalharão com eles também serão capacitados. No fim do ano todos os professores receberão certificado.
CONTEÚDOS
O programa “Nosso planeta, nossa casa” visa conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do planeta Terra, com sugestões para minimizar o impacto das ações no meio ambiente. Além disso, busca formar multiplicadores da cultura do uso sustentável dos recursos naturais. Os conceitos são passados aos alunos através de discussões orientadas, exercícios escritos, trabalhos em grupo, simulações e jogos, proporcionando um ambiente agradável para aprendizagem.
No “Economia pessoal” os alunos são orientados a descobrir seu potencial e explorar opções de carreiras. Além de reforçar o valor da educação, ensina a planejar seus investimentos e gastar com sabedoria, preparar o orçamento pessoal, montar um orçamento familiar mensal, o uso do crédito, suas vantagens e consequências. Para motivar os alunos são adotadas técnicas participativas que incluem trabalhos em grupos, simulações, jogos e diálogos orientados.
Já o programa “As vantagens de permanecer na escola” tem como objetivo conscientizar os jovens sobre a importância de continuar os estudos, fornecendo informações educacionais e apresentando opções de carreira. O programa mostra aos alunos os custos e as vantagens de frequentar a escola através de cinco momentos que incluem um jogo de tabuleiro, análise de gráficos, elaboração de um orçamento e planejamento de carreira.
JUNIOR ACHIEVEMENT
A Junior Achievement, que em Chapecó atua em conjunto com a ACIC, é uma organização social, de caráter educativo. A organização tem como missão ensinar e inspirar jovens a empreender, despertando, desde o ensino fundamental o espírito empreendedor, estimulando seu desenvolvimento pessoal e proporcionando uma visão realista de como funciona a economia, facilitando assim seu acesso ao mercado de trabalho. 

Veja também

Almoço Empresarial Flávio Estévez Calife avalia cenário econômico e de crédito no Brasil20/10/16 O cenário econômico e de crédito no Brasil foi o tema abordado pelo economista do Boa Vista SCPC e comentarista do programa Conta Corrente, da Globo News, Flávio Estévez Calife, durante o Programa Almoço Empresarial, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) nessa quarta-feira (19). O evento teve apoio do Banco de Desenvolvimento......
Núcleo de Gestores de Pessoas da ACIC e ABRH-Chapecó22/03/16 Para fortalecer as práticas de gestão de pessoas Com apoio do Núcleo de Gestores de Pessoas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), tomou posse na semana passada a nova diretoria da......

Voltar para Notícias