NOTÍCIAS

Postado em 29 de Maio às 08h45

Capacitação promovida pela ACIC orienta sobre importância da análise de custos

  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -

Ter uma boa gestão de custos é fator fundamental para as empresas encararem os concorrentes e se manterem competitivas no mercado. A análise de custos é fundamental para fornecer informações sobre a rentabilidade, contribuindo para o planejamento, controle e desenvolvimento das diversas operações da organização. Ou seja, é uma maneira eficaz para manter a saúde financeira da empresa.

Com objetivo de apresentar informações para a adequada apuração e gestão de custos de produtos e serviços, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu, na última semana, o workshop financeiro “Conheça seus custos”. A capacitação teve apoio institucional do BRDE, Certa Seguros, Inviolável, Sicoob MaxiCrédito, Sicredi e Unimed.

O facilitador, contador com especialização em economia, controladoria, finanças, gestão de cooperativas e estratégias de negócios, Lauri Carlos Pinheiro, explanou sobre custos, despesas, investimentos e como estruturar o controle de custos por contas e por centro de custos. Outros temas do curso foram como elaborar uma ficha técnica para apuração de custos e como calcular os custos dos produtos e serviços.

Pinheiro apresentou exemplos de como apurar corretamente os custos e explanou sobre ferramentas para ter uma boa gestão de custos e despesas. “É necessário um acompanhamento rigoroso de todos os custos e avaliar como a empresa está perante o mercado, qual o alcance da competitividade dos seus processos de produção e gestão”, salientou.

Apesar de ser um trabalho que afeta diretamente as áreas de controladoria e contabilidade, o facilitador realçou que é importante todos os gestores conhecerem os custos para poderem tomar decisões adequadas. “O termo custos está atrelado mais ao processo de produção: o quanto a empresa gasta com vários componentes, como mão de obra, matéria-prima e energia elétrica para sua produção. Despesas trata-se do quanto gasta para se auto administrar, são gastos com área comercial e administrativa, por exemplo”, explicou Pinheiro.

De acordo com o facilitador, a análise de custos e do posicionamento da empresa no mercado é fundamental para determinar se o resultado será positivo ou negativo. “A avaliação do mercado e da estrutura de custos é essencial para que a empresa tenha sucesso”, finalizou.

PROGRAMA WORKSHOP FINANCEIRO

A capacitação integrou a agenda do Programa Workshop Financeiro da ACIC que terá cinco módulos. Os próximos encontros serão sobre Demonstrativos de Resultados do Exercício (DRE), dia 13 de junho; formação do preço de vendas, dia 11 de julho; fluxo de caixa, dia 15 de agosto; e balanço patrimonial e indicadores, dia 19 de setembro.

Mais informações sobre as capacitações podem ser adquiridas no site www.acichapeco.com.br/capacitacoes, e-mail treinamentos@acichapeco.com.br ou telefone (49) 3321-2800.

Veja também

Projeto do agronegócio considerado modelo nacional é destaque na Mercoagro 201614/09/16 Implantado há 18 anos em SC, o Projeto de Desenvolvimento de Empreendedores Rurais Cooperativistas passou a atender fornecedores da cadeia produtiva de suínos, aves e leite e portanto, passou a denominar-se Encadeamento Produtivo Considerado o maior programa de estímulo ao desenvolvimento das pequenas e médias empresas ligadas ao agronegócio do sul do Brasil, o......
Pedágio Azul Com apoio da ACIC, AmaOeste arrecada R$ 28 mil15/05/17 A Associação de Pais e Amigos do Autista de Chapecó e Região (AmaOeste) realizou, no último sábado (13), o Pedágio Azul, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). O......

Voltar para Notícias