NOTÍCIAS

Postado em 14 de Fevereiro às 14h24

Câmara pretende organizar audiência para debater sobre obra do aeroporto municipal

  • ACIC CHAPECÓ -

Vereadores querem reunir autoridades, entidades e sociedade para discutir o projeto de ampliação do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso

A Câmara de Vereadores de Chapecó aprovou, nesta quarta-feira (13), requerimento para a realização de uma audiência pública que discuta a ampliação do Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso. A proposta do vereador Cleiton Fossá é reunir autoridades, entidades e a comunidade para debater sobre o funcionamento e entender como será realizada a obra.

O vereador destacou que o aeroporto é estratégico para o desenvolvimento de Chapecó e região, por isso merece ser debatido coletivamente. “Aprovamos a realização da audiência pública aqui na Câmara, mas a ideia é levar essa proposta à Assembleia Legislativa de Santa Catarina para que possamos ampliar a representatividade política e envolver deputados, senadores, órgãos do Poder Executivo estadual e federal, bem como a sociedade. Queremos entender como está o aeroporto, quanto ele custa para a cidade, de quem é esse patrimônio, quais são as propostas existentes para ampliação e quem vai assumir”, explicou.

De acordo com Fossá, para além da ampliação do terminal de passageiros, as reformas devem adequar o aeroporto para que ele opere também como um porto seco. Isso significa oferecer serviços alfandegários para receber e armazenar cargas de importadoras e exportadoras. A vereadora Marcilei Vignatti ainda defendeu a internacionalização do aeroporto municipal.

Em audiência no início deste ano com a vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) destacou a obra como uma das prioridades do Oeste. A entidade criticou os entraves burocráticos e administrativos para a licitação da ampliação e cobrou agilidade na solução dessas questões.

DEMAIS DELIBERAÇÕES

Na sessão foram aprovados mais dois requerimentos. Um deles pede que a prefeitura apresente um plano de regularização das 41 escolas autuadas pelo Corpo de Bombeiros Militar. O outro solicita o envio de ofício ou convites a órgãos municipais, autoridades e entidades para que participem de reunião de trabalho acerca da regulamentação da lei complementar nº 638, de 12 de setembro de 2018, que dispõe sobre a política municipal de prevenção aos maus-tratos, controle de procriação descontrolada e indesejada, criação, comércio, uso, manejo e o transporte e trânsito de animais de estimação em Chapecó, além de ações e políticas públicas que estão sendo desenvolvidas pela municipalidade relacionadas à recente aprovação da lei.

MOÇÕES E INDICAÇÕES

Os vereadores também votaram a favor de duas moções. A primeira é um apelo para a revogação da Medida Provisória (MP) 870/19, que modifica a política pública de segurança alimentar e nutricional; e a segunda pede a remoção dos tachões de sinalização por uma lombada física na rua Bahia, em frente ao imóvel de nº 470.

Foram aprovadas oito indicações para fazer o patrolamento e cascalhamento das estradas municipais no distrito de Sede Figueira, no bairro Trevo e nas comunidades Bacia, Linha Batistello, Linha Boa Vista, Linha Tormen, Colônia Cella, Linha Sarapião, Linha Cascavel e Linha Simonetto; roçada na área na área verde do bairro Vederti; tapar buraco na rua Sônia Zani, no bairro São Pedro; firmar uma parceria com entidades, ONGs e empresas para a implantação de fossa séptica biodigestora nas residências próximas a rios e córregos de Chapecó; recuperar o asfalto nas ruas próximas à unidade de saúde do bairro Efapi; instalar placas de sinalização no triângulo da avenida General Osório e rua João Martins indicando a direção a ser tomada para quem pretende ir ao Rio Grande do Sul, bairro Efapi e municípios vizinhos; implantar uma lombada física na rua Contestado, entre as ruas Brusque e João Cruz e Souza, no bairro Bela Vista; e colocar mais lixeiras padronizadas para o lixo reciclável em toda a extensão da rua Condá.

PROGRAMA DA ACIC

A ACIC tem um programa que acompanha as sessões legislativas de Chapecó e fomenta a presença da sociedade nos debates da Câmara de Vereadores. Para acompanhar o calendário completo das sessões basta acessar www.cmc.sc.gov.br. Toda a comunidade está convidada a participar. Para mais informações sobre a iniciativa entre em contato pelo e-mail executivo@acichapeco.com.br ou pelo telefone (49) 3321-2800.

Veja também

1º de setembro – Dia do Profissional de Educação Física02/09/14 Núcleo das Academias da ACIC comemora com ação no centro de Chapecó Praticar uma atividade física, por mais simples que seja, pode ser saudável ao organismo, mas, se má orientada pode causar vários prejuízos. Para alertar a população a respeito deste assunto e marcar as comemorações do dia do profissional de......
Sistema Facisc apresenta reivindicações para candidatos em Chapecó27/09/18Entrega da Cartilha Voz Única reuniu candidatos e líderes empresariais na ACIC Nesta quarta-feira, 26/9, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) entregou aos candidatos que representam o Oeste e o Noroeste de Santa Catarina nas eleições de 2018 a cartilha Voz......

Voltar para Notícias