Postado em 16 de Abril de 2019 às 15h43

ACIC Open inicia com informações sobre captação de recursos para micro e pequenas empresas

• ACIC CHAPECÓ -

Primeira edição do evento promovido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó ocorreu nesta semana

Explanar sobre temas que contribuam para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas é objetivo do ACIC Open. A primeira edição do programa promovido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) ocorreu nessa semana, com palestra da diretora executiva da Sociedade de Garantia de Crédito (SGC – GaranteOeste-SC), Márcia Hoepers Kleber e do consultor Airton Luiz Rigotto. Eles explanaram sobre “Como captar crédito para sua empresa se desenvolver e se destacar no mercado”.

Criada em 27 de maio de 2014, a GaranteOeste-SC analisa projetos e pedidos de financiamentos pleiteados pelos associados e emite cartas de crédito como uma garantia complementar nas operações realizadas junto ao sistema financeiro. Os aportes de recursos são próprios e do SEBRAE/SC – entidade que também apoia com consultorias e parceria nas articulações empresariais e promoção de eventos.

“Com a carta de garantia os empresários conseguem uma taxa de juros diferenciada. As micro e pequenas empresas estão presentes em todos os setores econômicos, geram uma quantidade considerável de empregos e muitas vezes precisam de uma parceria para crescer”, frisou Márcia acrescentando que o objetivo da instituição é elevar a competitividade e o desenvolvimento sustentável das empresas, por meio de serviços de acesso ao crédito e assessoria financeira às organizações. A ACIC é uma das entidades parceiras da GaranteOeste-SC.

Rigotto explicou que entre os benefícios aos empresários estão o acesso facilitado ao crédito, redução de custo da operação e das taxas de juros. A captação de crédito pode ser feita para investimentos, viabilização dos negócios, para suprir necessidades financeiras, entre outros. As modalidades disponibilizadas são capital de giro, investimento misto e investimento fixo.

O diretor de Micro e Pequenas Empresas da ACIC, Julio Cesar Moura Franco, salientou que o ACIC Open é uma oportunidade de adquirir conhecimentos e um momento de troca de informações e network. “Nossa intenção é realizar um evento por mês, com temas que contribuam para o desenvolvimento das empresas. Esperamos despertar em cada um dos empresários presentes a vontade de saber mais sobre os assuntos que serão discutidos e buscar mais informações para alcançar os objetivos”.