NOTÍCIAS

Postado em 19 de Outubro às 13h17

ACIC lança Núcleo de Excelência

  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -

Grupo tem objetivo de disseminar a excelência em gestão e a melhoria contínua para as empresas associadas

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) lançou nesta sexta-feira (19) o Núcleo de Excelência que tem como objetivo disseminar a excelência em gestão e a melhoria contínua para as organizações associadas à entidade. A programação contou com apresentação do núcleo e palestra com a vice-presidente regional Meio Oeste II do Movimento Catarinense pela Excelência (Excelência SC), Maribel Emilia Gaio, de Videira, que falou sobre crescimento sustentável com excelência.

A diretora de Desenvolvimento de Núcleos da ACIC, Cleunice Zanella, explicou que os núcleos são grupos de trabalho que têm como objetivo desenvolver as empresas e seus líderes. Atualmente, a ACIC possui núcleos setorial, multissetorial, temático e comitê aberto, num total de 13 grupos com 252 empresas nucleadas. “Podem participar empresas associadas à ACIC e, de preferência, que a pessoa seja um gestor responsável pela tomada de decisões”, comentou.

O Núcleo de Excelência terá 12 encontros de duas horas e a primeira reunião está agendada para o dia 6 de novembro. Serão oito reuniões de estudo sobre liderança, estratégia, clientes, sociedade, informação, pessoas, processos e resultados e quatro de planejamento e apresentação de cases. “Também haverá eventos com sessão temática com cases de sucesso de empresas nucleadas e de outras organizações de destaque, aberto para todos os associados ACIC, e visitas a empresas com uso de ferramentas da gestão de excelência”, informou Cleunice.

A vice-presidente Regional Oeste do Excelência SC, Isabel Cristina Trierveiler Machado, enfatizou que o núcleo dará suporte e proporcionará estratégias para melhorar a gestão das empresas por meio da aplicação do Modelo de Excelência em Gestão (MEG). “Todas as empresas possuem excelência, mas precisamos melhorar sempre. É importante participar desses movimentos promovidos pela ACIC e o núcleo é uma ótima oportunidade”.

CASE DE SUCESSO

Para exemplificar a importância da aplicação de ferramentas de gestão, buscando a excelência em produtos e processos, Maribel apresentou o case de sua empresa, o Laboratório Vida, de Videira. A empresa iniciou atividades em 2006 já pensando aspectos de excelência. Em 2008 foi certificada pela ISO 9001:2008 e em 2009 participou do MPE Brasil. “A minha formação é em farmácia, uma área técnica. Percebi que precisava aprimorar a gestão e, por isso, em 2010 participei do Empretec e começamos o nosso planejamento estratégico”, relatou a empresária.

A busca pela melhoria contínua possibilitou a participação no Prêmio MPE Brasil em Santa Catarina em 2012, quando a empresa foi finalista em Serviços de Saúde, Responsabilidade Social e Inovação, e campeã em nível nacional no MPE Brasil em Serviços de Saúde. No mesmo ano, recebeu acreditação de Laboratórios Clínicos pelo Sistema Nacional de Acreditação (DICQ-SBAC) e em 2013 recebeu o Prêmio Mulher de Negócios em SC, sendo o primeiro lugar em pequenas empresas no Estado e o segundo lugar em nível nacional.

Em 2015 a empresa participou do Prêmio Catarinense de Excelência (PCE), sendo reconhecida na categoria 125 pontos. Em 2017 iniciou no Programa de Excelência em Gestão (PEG) do Excelência SC e, em 2018, começou novo planejamento estratégico. O resultado foi a participação no PCE 2018 na categoria 250 pontos e reconhecimento com troféu Ouro. Neste ano a empresa também iniciou os investimentos para novos serviços: de análises veterinárias e ambientais.

De acordo com Maribel, as ferramentas de excelência são fundamentais para o desenvolvimento. “As organizações só vão sobreviver nesse mercado cada vez mais competitivo se tiverem diferenciais e essas ferramentas possibilitam isso. Independente do tamanho da empresa e de sua área de atuação, elas podem ser aplicadas. O modelo de excelência vem para agregar novidades e melhorar práticas já existentes”, ressaltou acrescentando que não é um processo rápido. “Estamos nesse desenvolvimento desde que a empresa abriu. Tem que ser feito todos os dias e criar a cultura da excelência dentro da empresa”, concluiu.

Veja também

1º Diálogo Empresarial O oeste sofre com deficiências logísticas e falta de investimentos25/10 O oeste catarinense é a região mais distante da Capital e a mais prejudicada em razão de suas deficiências infraestruturais. A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o Centro Empresarial e a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) deflagraram nesta quinta-feira (25), em Chapecó, uma ação conjunta para......
Núcleo das Automecânicas da ACIC promoveu Inspeção Veicular Gratuita30/09/14 Mais de 130 veículos foram avaliados durante a Inspeção Veicular Gratuita (IVG) realizada no último sábado, em Chapecó, pelo Núcleo das Automecânicas da ACIC, juntamente com Núcleo Estadual das......

Voltar para Notícias