NOTÍCIAS

Postado em 30 de Outubro de 2013 às 15h11

ACIC inaugura 1ª estante do projeto Livro Amigo, nesta quinta-feira

Depois do processo de sensibilização da comunidade, arrecadação dos livros, catalogação e organização das obras, que iniciou em abril deste ano, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) inaugura nesta quinta-feira, 31, às 9 horas, a primeira estante de livros do projeto Livro Amigo, desenvolvido pela entidade. A estante ficará acessível à população chapecoense na Agência Franqueada Desbravador dos Correios, na rua Rui Barbosa, 1277E, bairro Presidente Médice, em Chapecó.

Coordenado pela diretora de responsabilidade social da ACIC, Mara Rosane Dal Vesco, o projeto Livro Amigo tem como objetivo arrecadar doações de obras de acervos particulares, que estão guardados, e fazer com que esses livros cheguem até as pessoas que não podem comprar. “Todas as pessoas que possuem livros de literatura em casa, e queiram doar, podem participar, para que as pessoas que queiram ler, e não tem condições de comprar, possam pegá-los emprestados. Essa é uma corrente para compartilhar a leitura”, justifica Mara.

Na estante haverá uma placa com as orientações indicando com funcionará o empréstimo das obras. Os interessados poderão retirar o livro da estante e anotar a data do empréstimo na ficha localizada no final do livro. Depois de ler o livro, em casa, a devolução deverá ser feita à estante, possibilitando que outros leitores tenham acesso à obra.

A diretora da ACIC comenta que a inauguração da estante não encerra as etapas anteriores do projeto. Podem ser doados livros de literatura de qualquer gênero – romance, aventura, suspense, ficção científica etc. “A qualquer tempo, quem tiver as obras para fazer a doação, poderá fazê-la. Será um projeto permanente com a intenção de ampliar o acesso da comunidade chapecoense às obras de literatura”, explica.

Os pontos de coleta são na ACIC, na Agência Desbravador dos Correios, ou pelo telefone (49) 3323 4050, para coleta em domicílio, ou seja, se alguém tiver uma quantidade razoável de livros para doação e não tiver como levar até os pontos de coleta, os organizadores buscarão as obras.

Nas sociedades evoluídas não cabe somente às escolas promover a leitura, mas ao Estado e a toda sociedade civil. O mundo corporativo já descobriu a importância do estímulo à leitura para melhorar a qualidade de seus recursos humanos e as empresas em geral promovem ações que têm como instrumento instrucional, o livro. O presidente da ACIC, Mauricio Zolet, destaca que este projeto trata-se de uma iniciativa da entidade para democratizar a leitura, mas que cada empresa ainda pode ir além. “Os empresários podem estimular dentro de sua empresa a cultura da leitura, disponibilizando livros e espaços de leitura, tanto para gerar conhecimento, quanto para o lazer de sua equipe. Se as empresas tiverem em seus quadros funcionais pessoas mais instruídas e adeptas da leitura, mais produtivas serão as equipes e melhores serão os resultados individuais e coletivos”, argumenta.

Sobre os benefícios da leitura, Mara explica que eles são cientificamente comprovados. “Enquanto uma pessoa lê, várias áreas do seu cérebro são ativadas. Entre os principais pontos positivos estão o desenvolvimento da capacidade de escrita, a ampliação do vocabulário, o estímulo à memória, à criatividade e ao raciocínio rápido, além da diversão e prazer proporcionados pela atividade”, completa.

O projeto Livro Amigo conta com a parceria do Senac; Udesc; Biblioteca Udesc; CEO; Unochapecó, Febab; Universidade Federal da Fronteira Sul, ACB e Correios.

Veja também

Troféu Nelson Galina Votação para eleição do Empresário do Ano 2018 inicia dia 1º de novembro29/10 Inicia na quinta-feira (1º de novembro) a votação on-line para eleição do Empresário do Ano, edição 2018, uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) que completa 26 anos. O evento conta com o apoio institucional da Aurora Alimentos, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Certa Seguros,......
Mercoagro 2014 na Tecnocarne13/08/13 A MERCOAGRO – Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne – prevista para setembro de 2014 será lançada às 19 horas desta quarta-feira (14) durante a 11ª TECNOCARNE que......

Voltar para Notícias