NOTÍCIAS

Postado em 18 de Janeiro de 2017 às 14h39

ACIC capacita mais de 5 mil jovens por meio da Junior Achievement

Projetos (13)Eventos (64)

Com objetivo de inspirar jovens a empreender, 5.630 estudantes entre 8 e 18 anos foram atendidos em programas da Junior Achievement em Chapecó em aproximadamente 50 escolas em 2016. O projeto é desenvolvido e aplicado pela Junior Achievement, por meio de voluntários, e tem a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) como uma das mantenedoras em Santa Catarina.
Para homenagear os voluntários que doaram seu tempo para socializar conhecimentos com os alunos participantes do programa e comemorar os resultados deste ano, foi promovido, em novembro, o Encontro dos Heróis. A iniciativa reuniu professores da rede pública municipal, da Unochapecó, da Ultragaz e da ACIC que atuaram na socialização de conhecimento dos programas promovidos durante o ano.
Além da entrega dos certificados aos voluntários, o evento marcou também a apresentação da nova identidade visual da Junior Achievement, que em 2017 completa 20 anos. “No ano que vem haverá três metodologias online, por meio das quais os alunos farão as atividades de forma virtual. Também vamos reforçar a presença nas redes sociais, pois precisamos falar a linguagem dos jovens para nos aproximar deles cada vez mais”, relatou o diretor executivo da Junior Achievement, Evandro Carlos Badin.
Em Chapecó, as atividades contaram com atuação de mais de 100 voluntários. Profissionais da ACIC, do Senai, Senac, Sesi, Sesc, além de professores da rede pública municipal atuaram nos Programas Nosso Planeta Nossa Casa, Economia Pessoal e As Vantagens de Permanecer na Escola, da Ultragaz no programa Vamos Falar de Ética e os voluntários da Unochapecó no programa Miniempresa. Voluntários da ACIC atuaram no Programa Introdução ao Mundo dos Negócios.
O Encontro dos Heróis teve por objetivo reconhecer voluntários pelo relevante serviço prestado à sociedade na preparação de jovens para o exercício de uma cidadania consciente, participativa e responsável. De acordo com Badin, é possível perceber a transformação dos estudantes que participam das atividades. “Eles mudam principalmente no que se refere ao planejamento e a percepção sobre o futuro profissional. Nossa intenção é inspirar os jovens a empreender para a vida, tanto pessoal como profissional”, realçou.
Conforme a diretora de Responsabilidade Social da ACIC, Marcia Berticelli, que atou como voluntária, os jovens que têm acesso aos programas recebem alternativas de um futuro melhor. “São abordados temas referentes ao empreendedorismo, mas não só no sentido de constituir uma empresa, mas para melhorar a qualidade de vida. Eles adquirem conhecimentos e passam a refletir sobre como serem cidadãos conscientes e formadores de opinião”, expôs.
O assessor sindical do Sitran e do Sindipostos (apoiadores locais do projeto), Euclides Badin, ressaltou que as entidades tem a preocupação na formação e aperfeiçoamento dos jovens. “O apoio ao programa é um investimento importante por parte de todas as empresas, contribuindo para a melhoria da sociedade e do meio ambiente onde estão inseridas”.
A coordenadora do curso de Administração da Unochapecó, Cleunice Zanella, relatou que a universidade começou apoiar o projeto neste ano, com o desenvolvimento do programa Miniempresa na escola Geni Comel. “A cidade tem um perfil empreendedor e precisamos motivar os jovens a levar isso adiante”, disse. “A missão da Junior Achievement vem muito ao encontro do objetivo do curso de Administração, que é de inspirar os estudantes a serem empreendedores”, acrescentou o coordenador adjunto do curso, Rodrigo Barichello.
A Junior Achievement tem como principal objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens que frequentam o ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares. As atividades só são possíveis devido à dedicação dos voluntários.
Os apoiadores locais do projeto são: Frutas Real, Inviolável, Núcleo das Assessorias e Consultorias da ACIC, Núcleo das Indústrias Gráficas da ACIC, Mércur Embalagens e Etiquetas, Sindipostos, Sitran, Dimensão, Comercial Celeiro Center e Plásticos Pasquali.
PROGRAMAS
O programa “Nosso Planeta, Nossa Casa” visa conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do planeta, com sugestões para minimizar o impacto das ações no meio ambiente. Além disso, busca formar multiplicadores da cultura do uso sustentável dos recursos naturais.
No “Economia Pessoal”, os alunos são orientados a descobrir seu potencial e explorar opções de carreiras. Além de reforçar o valor da educação, ensina a planejar seus investimentos e gastar com sabedoria, preparar o orçamento pessoal, montar um orçamento familiar mensal, o uso do crédito, suas vantagens e consequências.
O programa “As Vantagens de Permanecer na Escola” tem como objetivo conscientizar os jovens sobre a importância de continuar os estudos, fornecendo informações educacionais e apresentando opções de carreira. O programa mostra aos alunos os custos e as vantagens de frequentar a escola por meio de cinco momentos que incluem um jogo de tabuleiro, análise de gráficos, elaboração de um orçamento e planejamento de carreira.
Levar aos jovens reflexões sobre os benefícios de uma conduta ética em suas vidas pessoal e profissional, contribuindo para a melhor compreensão de se papel como cidadãos é objetivo do programa “Vamos Falar de Ética”.
O “Miniempresa” proporciona a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa. Os jovens aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. No programa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial por meio do método aprender-fazendo, em que cada participantes se converte em um miniempresário.
“Introdução ao Mundo dos Negócios” fornece informações práticas sobre a organização e a operação de negócios em um mercado de livre iniciativa e é apresentado por voluntários com vivência em negócios, treinados pela Junior Achievement.

Veja também

ACIC protesta contra transferência de 800 detentos para Chapecó05/11/13 A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) manifestou “total e absoluta contrariedade” aos planos anunciados pelo Departamento de Administração Prisional (DEAP) de ampliação da Penitenciária Estadual e de transferência, para este Município oestino, de 800 sentenciados que cumprem penas em regimes fechado e semi-aberto em......
Pasquali é reconduzido ao comando do Conselho Deliberativo da ACIC28/01/15 O empresário Flávio Pasquali estará à frente do Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) por mais um mandato. Ele foi reeleito nessa segunda-feira, durante a assembleia geral......
Neloir Antônio Tozzo é eleito Empresário do Ano 201724/11/17 O diretor da Distribuidora Nilo Tozzo, Neloir Antônio Tozzo, foi eleito Empresário do Ano 2017 nessa quinta-feira (23), em solenidade que reuniu a comunidade econômica de Chapecó no Clube Recreativo Chapecoense (CRC). O evento,......

Voltar para Notícias