NOTÍCIAS

Postado em 09 de Outubro de 2017 às 10h29

A importância da gestão de estoques para a sua empresa

Capacitações (16)

Executar as operações sem interrupções e contribuir para a redução de custos são alguns dos objetivos da gestão de estoques. Quando feita de forma eficiente – com um bom planejamento, monitoramento do inventário e garantia da qualidade do armazém – permite a empresa antecipar compras de matérias-primas negociando preços menores.

Para contribuir com as empresas de Chapecó a aprimorar esses processos, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu, nessa semana, o curso “Gestão de estoques: fundamentos, modelos matemáticos e melhores práticas aplicadas”. A intenção foi preparar os participantes para a utilização das técnicas de gestão de estoque, habilitar os participantes na utilização de técnicas de previsão de demanda, viabilizar a correção antecipada de variações do consumo em função do aumento de utilização, estruturar as áreas de padronização de materiais por intermédio de procedimento matemático, permitir avaliação do desempenho e da performance das áreas de gestão de materiais, melhorar a organização dos almoxarifados para futuros inventários periódicos ou cíclicos, entre outros.

O facilitador Daniel Gunar Alves do Nascimento, enfatizou que para ter uma gestão de estoques eficaz também é fundamental ter um bom sistema de software. “O sistema precisa funcionar para fazer, por exemplo, os cálculos econômicos”, frisou. De acordo com ele, o maior prejuízo que uma empresa pode ter por não possuir uma boa gestão de estoques é a perda do cliente. “Hoje a maioria das organizações, independente do seu porte, buscam profissionais qualificados. Não existe mais aquela visão do entregar de peça no balcão, o profissional que trabalha com estoques é um gestor e estrategista”, enfatizou.

O controlador da Brasplasc Rudimar José Subacz, participou da capacitação e avaliou positivamente. “O palestrante é muito capacitado, conhece o assunto e o curso contribuiu para relembrar aspectos importantes da gestão de estoques que, às vezes, no dia a dia, deixamos de fazer”, comentou.

Em torno de 50% a 60% do ativo de uma empresa está empregado em estoques. Por isso, a gestão é fundamental para comprar o necessário para manter o bom funcionamento e atendimento aos clientes.

Veja também

Aumento do papel afeta indústria gráfica e mídia impressa em SC15/02/16 Protesto contra o abusivo aumento de 24% no preço do papel, anunciado pelas indústrias que produzem essa matéria-prima, foi formalizado pelo vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), empresário Cidnei Luiz Barozzi, que também é presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica –......
Lixo eletrônico: o que fazer com ele?16/06/15 ACIC cria projeto de coleta de lixo eletrônico O mundo moderno, as inovações e os avanços no que diz respeito aos eletrônicos e à tecnologia são um convite a trocar de aparelho cada vez que uma nova......

Voltar para Notícias