Postado em 08 de Janeiro de 2015 às 08h51

Registros fotográficos de Chapecó ilustram calendário 2015 da ACIC

A história de Chapecó registrada pelas lentes do fotógrafo Victorino Zolet ganha mais um espaço diferenciado. Juntamente com a edição do mês de dezembro da Revista Empresa Forte – publicação mensal da ACIC – os associados receberam um exemplar do Calendário 2015 ilustrado com as fotografias do acervo preservado e mantido pela família Zolet.
“A intenção da ACIC é presentear os associados com um material de qualidade composto por fotografias que demonstram o crescimento econômico e as mudanças culturais e sociais da maior cidade do Oeste, além de homenagear o fotógrafo que dedicou sua vida para registrar momentos importantes vivenciados pelo município e, principalmente, as transformações ocorridas ao longo dos anos”, afirmou o presidente da ACIC, Bento Zanoni.
Victorino Biazio Zolet é o quinto filho de Vergínia Deboni e Olivo Zolet, nasceu em 3 de fevereiro de 1930 em Paraí (RS), ainda município de Lagoa Vermelha. Em abril de 1930, a família mudou-se para Concórdia, onde Victorino residiu com os pais por 20 anos. Seu primeiro trabalho foi na Sadia, onde o próprio Atílio Fontana assinou sua carteira de trabalho. Também foi chofer de caminhão.
A profissão de fotógrafo foi incentivada pelo tio Albino Deboni e, em dezembro de 1956, o fotógrafo Victorino B. Zolet chegou a Chapecó onde instalou seu estúdio fotográfico. Em 1960 casou-se com Zilma Therezinha Aiolfi e geraram quatro filhos. O apoio da esposa foi de vital importância em todas as atividades.
Com intensa participação em entidades sociais e empresariais, Victorino B. Zolet foi presidente da ACIC de 1984 a 1986.
Zolet cedeu à ACIC o direito de publicar as imagens e disse estar lisonjeado com a homenagem. Ainda atuando como fotógrafo, ele reforça o orgulho que tem de todo o material que produziu durante sua vida profissional. “O meu objetivo sempre foi divulgar, além do meu trabalho, a cidade de Chapecó. A iniciativa da ACIC valoriza o acervo que guardo com tanto zelo”.