NOTÍCIAS

Postado em 11 de Setembro às 16h20

Programa Vida Empresarial

Eventos (95)Núcleos (47)
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -

Espírito inovador marca trajetória de Flávio Pasquali

Para ter um resultado diferente, é preciso fazer diferente. Esse foi um dos ensinamentos do empresário Flávio Pasquali durante sua explanação no Programa Vida Empresarial, nesta semana. O evento foi promovido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e reuniu acadêmicos, egressos e empresários. A iniciativa integrou o Programa Capacitação para Empresas Nucleadas (CENA) da ACIC e a Semana do Administrador da universidade. Teve apoio institucional do BRDE, Certa Seguros, Fênix, Inviolável, Sicoob MaxiCrédito, Sicredi e Unimed.

Diretor da Plástico Pasquali, Flávio falou sobre o início da empresa, carreira, dificuldades, aprendizados, associativismo, sucessão empresarial, entre outros temas. Junto com o pai e os irmãos fundou, em setembro de 1990, a Plástico Pasquali, sendo que as operações iniciaram em janeiro de 1991. De acordo com ele, foi uma grande oportunidade implantar a primeira indústria na área de injeção de plástico na região. Porém, os desafios eram grandes, principalmente os relacionados à instabilidade da economia. “Foi uma época de inflação altíssima, com a criação de planos econômicos e congelamento de preços. Por outro lado, estávamos iniciando um negócio num ramo que não conhecíamos, com pouco capital de giro e sem escala de produção”.

Mas o sonho de ser empresário fez com que vencesse todos os desafios. Sempre com espírito inovador, buscava, com sua equipe, apresentar novidades aos clientes. “Quando fizemos algo diferente, temos um resultado diferente. É necessário agregar valor ao produto”, enfatizou. A primeira inovação da empresa foi a produção de um selo plástico para uso na agroindústria. Atualmente, a empresa possui aproximadamente 40 pedidos de patentes.

Entre as características que fez a empresa crescer, citou a capitalização, não misturar recursos pessoais com os da empresa, ter profissionais capacitados, ambiente de trabalho agradável, direção acessível, fidelidade, produto de qualidade e diferenciado, atendimento personalizado, ser confiável e não gastar mais do que ganha.

Outro fator determinante para o sucesso é o trabalho. “Sucesso só está antes do trabalho no dicionário. É preciso ter perspectiva de realizar sempre algo novo, comemorar os resultados e fazer o que gostamos”, frisou Pasquali, acrescentando que muitas vezes é necessário abdicar de algumas coisas, mas também é importante se organizar para ter tempo com a família, os amigos e para o lazer.

Pasquali abordou a sucessão empresarial, tendo os irmãos como sócios e um filho que acompanha e atua nos negócios. Entre as dicas para esse processo nas empresas familiares, ele disse que é preciso ter sensibilidade e estabelecer etapas. No caso da Plástico Pasquali, a regra para as gerações que estão entrando ou entrarão na empresa é que não chegarão como diretores. Passarão, antes, por outros setores para conhecerem a empresa em sua totalidade.

Sobre como identificar oportunidades de negócios, falou que a primeira coisa é ter vontade de fazer algo e saber em que área se quer atuar. “É preciso sair de casa, encontrar com amigos, participar de organizações, viajar, ir ao cinema, ler, perguntar. As oportunidades podem aparecer quando menos se espera e, quando aparecerem, serão identificadas”, orientou.

Além da Plástico Pasquali, o empresário possui duas empresas de imóveis, é sócio da Chapecó Investimentos e da franquia da Mr. Cat. Pasquali tem 57 anos, nasceu em Chapecó e formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi conselheiro, diretor financeiro adjunto e vice-presidente da ACIC, presidente dos Conselhos Deliberativo e Consultivo da entidade e vice-presidente e diretor financeiro do Sindicato da Indústria do Material Plástico e Artefatos de Borrachas do Oeste Catarinense (Sindiplasc). Sobre o associativismo, enfatizou que é muito importante. Quanto à sua experiência ao participar de entidades, disse que aprendeu muito. “Dentre tantas outras coisas, na ACIC aprendi, com o convívio com outros empresários, a tomar decisões. Existem muitas pessoas bem-sucedidas que compartilham experiências”.

PROGRAMA VIDA EMPRESARIAL

O Programa Vida Empresarial foi criado em 1991 para registrar e destacar o espírito empreendedor de pessoas que ajudam na construção e no desenvolvimento econômico de Chapecó e região. “A ACIC e a Unochapecó mantém essa parceria desde o início do programa e é um momento muito esperado pelo curso porque sempre temos o privilégio de ouvir grandes histórias. Também destaco o quanto é importante participar ativamente da sociedade, por meio das entidades de classe. As empresas não são uma ilha e precisamos estar ativos em grupos para discutir e buscar pautas que são coletivas”, salientou a coordenadora do curso de Administração, Cleunice Zanella.

De acordo com o presidente da ACIC, Cidnei Barozzi, a iniciativa tem se mostrado uma fonte de inspiração para futuros empreendedores que, ao ouvir histórias de sucesso, sentem-se motivados a buscar o crescimento e a ascensão profissional e empreendedora. “Há 28 anos esse programa compartilha experiências. Por meio da parceria com a Unochapecó promovemos várias atividades, aproximando o meio acadêmico e empresarial”.

O reitor da Unochapecó, Cláudio Jacoski, lembrou dos 45 anos do curso de Administração. Também frisou que em 2020 a Fundeste/Unochapecó completa 50 anos. “É uma data muito significativa. Chegamos aos 50 anos na condição de instituição de ensino que se destaca no Brasil, estando entre as 5% melhores do País, com nota 5 no Ministério da Educação. Buscamos um novo modelo de universidade, inovadora e com parcerias com a iniciativa privada. Entendemos que a instituição precisa participar do processo de desenvolvimento da região e momentos como esse, do Vida Empresarial, trazem experiências e contribuem para a formação dos alunos”.

Veja também

Empresários do setor de tecnologia palestram para acadêmicos na Unoesc Chapecó30/04Atividade teve por objetivo aproximar estudantes do mercado de trabalho na região. Iniciativa teve apoio da Deatec Demonstração da realidade do mercado de trabalho na área de tecnologia na prática, a necessidade de estar preparado para o mercado de trabalho e as oportunidades existentes no setor. Essas foram algumas das conclusões dos acadêmicos dos cursos Sistemas de Informação e Engenharia de Computação, da Unoesc Chapecó, após atividade......
Neste sábado - “Estacionando na Praça”19/05/17Núcleo dos CFCs da ACIC orienta durante o Maio Amarelo O Núcleo dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) está engajado no Movimento Maio Amarelo e, em parceria com a Secretaria de Defesa do Cidadão e......

Voltar para Notícias