NOTÍCIAS

Postado em 27 de Fevereiro às 16h06

Participação no Legislativo ACIC avalia como positivo primeiro mês de sessões da Câmara

  • ACIC CHAPECÓ -

Entidade tem acompanhado as reuniões para se inteirar sobre debates do Legislativo e incentiva a participação de toda a comunidade

A Câmara de Vereadores encerrou nessa terça-feira (26) o primeiro ciclo de sessões do ano. As reuniões serão retomadas em março, no dia 11. Na última plenária do mês foram aprovados quatro requerimentos, nove moções e 17 indicações que envolvem demandas como segurança, pedidos de informação, infraestrutura e mobilidade urbana.

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) esteve presente em cada uma das sessões realizadas até agora e convida toda a sociedade para acompanhar o trabalho da Câmara. Além de estimular essa participação, a iniciativa da entidade quer contribuir para fortalecer os debates na Casa. Ao final das reuniões legislativas também são produzidos resumos do que foi deliberado para conhecimento da comunidade.

O presidente da ACIC, Cidnei Barozzi, ressaltou que o programa é uma maneira de exercer a cidadania. “Estamos vivendo um momento muito importante para o País, buscando transparência nos órgãos públicos, competência e resultados. A intenção ao acompanhar os trabalhos da Câmara é compreender como funciona todo seu contexto. Além disso, temos pautas convergentes entre o setor produtivo e o Legislativo e precisamos avançar nesses debates, por isso essa participação também cumpre um papel fundamental, incentivando uma Câmara ativa e que coloque a comunidade como prioridade”, afirmou.

PROPOSIÇÕES

Na sessão dessa terça-feira, os vereadores deram parecer favorável para requerimentos que pedem informações sobre as áreas atingidas por temporais do início do ano até agora e o número de atendimentos feitos pela Defesa Civil de Chapecó; a relação de loteamentos, desmembramentos, unificações, fracionamentos ou condomínios pendentes de aprovação junto à municipalidade; o envio de ofício convidando autoridades do município para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019, que trata da Reforma da Previdência; além de um estudo para reconstrução de toda a extensão do cercado de tela do Parque Palmital.

As moções do dia aprovadas pela maioria dos vereadores pedem a atuação de vigias no centro de educação infantil, na unidade básica de saúde e no centro social que atendem os bairros Jardim Itália/Saic e agilidade no processo de regularização fundiária do Distrito de Marechal Bormann. Também foram aprovadas moções de parabenização à Associação Chapecoense de Taekwondo, pelo prêmio recebido com o Projeto Atleta do Futuro; ao técnico Adilio Alves, pelo prêmio de Melhor Técnico Sub-21 e Melhor Mestre Formador; à Cristiane de Oliveira, pelo reconhecimento como Melhor Atleta na categoria adulto de Taekwondo (campeã dos JASC e medalha de Bronze no Campeonato Brasileiro Adulto), à Amanda Kerkoven, pelo prêmio de Melhor Atleta da modalidade na categoria sub-21 (campeã brasileira e campeã dos JASC em 2018); à direção da Unimed Chapecó por seus 27 anos de fundação; e à Secretaria de Assistência Social, bem como a toda a equipe do Programa Abrigo Domiciliar - Modalidade Família Acolhedora para Idosos pelo trabalho acolhedor e exemplar.

As indicações que tiveram unanimidade da Câmara solicitam: um projeto de iluminação pública para o superposte do trevo próximo ao Centro de Eventos Tabajara; pois a comunidade e a Polícia Militar firmaram convênio para instalar uma câmera de monitoramento no local e não há rede elétrica na tubulação; instalação de rótula no cruzamento entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e Independência; reparos e manutenção em trecho da rua Marquês de Olinda, próximo à Epagri, no bairro São Cristóvão; estudo para ampliação da coleta de lixo orgânico e lixo reciclável na comunidade de Rodeio Bonito; instalação de um grande espelho convexo no cruzamento das ruas Sete de Setembro, Mato Grosso e Adolfo Konder, no bairro São Cristóvão, pois as mesmas têm pontos cegos para os motoristas; patrolamento e cascalhamento nas estradas da Linha Vailon; plantio de rosas nos canteiros da cidade; limpeza na gruta de Santa Lúcia, na comunidade Monte Belo, acesso a Paial; fechamento de buraco em trecho da rua Frei Bruno, no bairro Efapi; instalação de lombada física ou outro redutor de velocidade na avenida Atílio Fontana, nas proximidades do número 820 E, no bairro Efapi; instalação de mais saídas no Centro de Educação Infantil Municipal Cristo Rei, como medida de segurança preventiva; manutenção do asfalto e das fossas da rua Beloni Trombeta Zanin, no bairro Santo Antônio, providenciar paradas de transporte coletivo próximo à escola Sereno Soprana; melhorar o acesso à comunidade Barra da Chalana, no distrito de Marechal Bormann; solução para problemas de escoamento da rua Julio Antonio Gasparetto, no bairro Paraíso; além de reforço à sinalização das faixas de pedestre em pontos da rua Uruguai, no bairro Santa Maria, e na saída para a BR-283.

PARTICIPE DAS SESSÕES

A proposta da ACIC é para que cada sessão da Câmara de Vereadores tenha a participação da sociedade e todos estão convidados a acompanhar. Para mais informações entre em contato pelo e-mail executivo@acichapeco.com.br ou pelo telefone (49) 3321-2800.

Veja também

Evento aproxima empresas inovadoras do Oeste de SC e do Israel13/06Conexão Desbravalley - Israel traz palestrante Yotam Tzuker para Chapecó nos dias 24 e 25 deste mês Dois dias para trocar experiências, conhecimentos e para fazer negócios. Assim será o Conexão Desbravalley - Israel, nos dias 24 e 25 deste mês (segunda e terça-feira), em Chapecó. O objetivo é aproximar a comunidade de tecnologia de Israel ao ecossistema de inovação da região Oeste, além de conectar as soluções de......
ACIC na Câmara Projeto para reduzir número de vereadores será votado nesta terça-feira21/05Proposta que entra na pauta desta terça-feira prevê a diminuição do número de vereadores da Câmara de Chapecó de 21 para 17 Deve ir à votação nesta terça-feira (21) o Projeto de Lei 33/2019, que reduz de 21 para 17 o número de vereadores da Câmara de Chapecó. A proposta, de autoria do vereador Neuri Mantelli (sem partido) entrou no......
ACIC no Legislativo Vereadores aprovam projeto que autoriza estacionamento gratuito em frente a farmácias em Chapecó22/03Em contrariedade à lei nacional que veta exclusividade, proposta busca garantir aos clientes pelo menos uma vaga gratuita a cada estabelecimento por 15 minutos Os vereadores de Chapecó aprovaram em primeira votação, na sessão dessa quinta-feira (21), o projeto 151/18, de autoria do vereador Itamar Agnoletto (PSDB), que autoriza o estacionamento gratuito de clientes em frente a......

Voltar para Notícias