NOTÍCIAS

Postado em 21 de Novembro de 2013 às 17h02

“O empresário precisa atuar socialmente”

Os integrantes do Núcleo do Jovem Empreendedor (NJE) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) visitaram, nesta semana, a Gráfica Arcus. Os nucleados foram recebidos pelo sócio diretor da empresa, Cidnei Barozzi, que contou sua trajetória profissional e apresentou a estrutura organizacional da empresa. Apontada como uma das melhores gráficas do Estado de Santa Catarina, atualmente, a Arcus conta com mais de 100 colaboradores, duas plantas industriais, em Chapecó e São Miguel do Oeste, e um escritório comercial em Maravilha.

Vontade de trabalhar e visão empreendedora marcaram a trajetória do empresário. Barozzi, ainda jovem no município de Descanso, iniciou sua vida profissional como servente de pedreiro, depois passou a desempenhar a função de sonoplasta em uma rádio nos anos 80. Pensando em inovar, junto com um sócio, ele abriu uma empresa de sistema de som na Rodoviária da cidade, que funcionava como uma rádio corredor. Logo, o negócio se expandiu e eles abriram uma filial na rodoviária de São Miguel do Oeste.

A inserção no mercado gráfico veio pela insistência de um amigo que queria lhe vender as máquinas. O investimento acabou sendo a moto que ele tinha na época. “Senti muito orgulho quando um dos meus primeiros trabalhos na gráfica foi o convite da minha formatura do ensino médio”, disse.

Sobre o setor em que atua, Barozzi disse que a evolução tecnológica é permanente e obriga as empresas a investir constantemente em novas máquinas, ampliar o leque de produtos e buscar novos mercados. “Diminuiu muito a procura por formulários contínuos e notas fiscais, pelas mudanças na legislação, e de materiais promocionais, que hoje também são distribuídos de forma on line, por exemplo. Uma alternativa que estamos tendo agora é a produção de embalagens que também exige evolução dos nossos equipamentos”, comentou.

Barozzi valorizou a atuação social do empresário. “O empreendedor precisa ser atuante nas entidades de classe. A participação gera aprendizado, troca de experiências, conhecimento, visibilidade e a possibilidade de contribuir com questões inerentes à sociedade”, disse ao apontar que recebe a compreensão dos sócios da empresa, que é familiar, quando precisa se ausentar dos negócios para atender as demandas das entidades em que atua. O empresário é diretor financeiro da ACIC, presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Oeste, diretor administrativo da Abigraf/SC, conselheiro fiscal da Abigraf (Nacional); e conselheiro do Senai/SC.

A visita empresarial foi coordenada pelo nucleado, professor Gilberto Pinzetta, da Unoesc Chapecó. O programa tem como objetivo permitir uma aproximação dos jovens empreendedores dos empresários e o conhecimento in loco de experiências bem sucedidas de negócios.

As ações do Núcleo do Jovem Empreendedor são patrocinadas pelas empresas Codecal, Contaseg, Dalla Microcervejaria, Orbenk e Unochapecó.

Veja também

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência29/08/13 “Todas as pessoas têm capacidade para superar suas limitações, concretizar seus sonhos e buscar a realização profissional. Neste sentido, a Coopercentral Aurora Alimentos considera mais o lado social do que o econômico, por isso busca proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida de seus funcionários”, observou o presidente da cooperativa, Mário......
DIA DOS HERÓIS10/11/15 Professores voluntários recebem homenagem da Junior Achievement Os professores da rede pública municipal que atuaram na socialização de conhecimento do Programa “As vantagens de permanecer na escola” foram......

Voltar para Notícias