NOTÍCIAS

Postado em 22 de Agosto de 2017 às 14h06

Núcleos da ACIC promovem ações para tornar trânsito mais seguro

Núcleos (18)Projetos (13)

Veículos em bom estado e vias conservadas e adequadamente sinalizadas são alguns fatores que contribuem para um trânsito seguro. Porém, bons motoristas são fundamentais para a diminuição de acidentes. Para contribuir na conscientização, os Núcleos das Automecânicas e dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoverão ações no mês setembro em celebração à Semana Nacional do Trânsito que acontece entre os dias 18 a 25. Para alinhar os eventos, ocorreu, na última semana, uma reunião com a secretária de Defesa do Cidadão e Mobilidade, Luciane Stobe.


IVG - Inspeção Veicular Gratuita

Com o intuito de promover a conscientização sobre a importância da manutenção veicular preventiva, o Núcleo das Automecânicas realiza, todos os anos, a Inspeção Veicular Gratuita (IVG), em parceria com o Núcleo Estadual das Automecânicas (NEA). De acordo com o coordenador do grupo, Alexandre Rosa, a manutenção preventiva evita acidentes, gera menor consumo de combustíveis e, consequentemente, menor índice de poluição do meio ambiente.


Neste ano, a IVG acontecerá em outro formato. Não haverá atendimento na praça Coronel Bertaso, mas nas automecânicas nucleadas no período de 11 a 15 de setembro. “Os proprietários dos veículos inspecionados receberão um diagnóstico gratuito a partir da realização de um check list feito pelos profissionais das empresas”, explica Alexandre.

No dia 23 de setembro, durante a Semana Nacional do Trânsito, será feita uma sensibilização no centro da cidade para apresentação dos dados coletados durante as inspeções, informando quais foram os principais problemas encontrados e como corrigi-los. “A intenção é conscientizar os motoristas sobre a importância da revisão veicular difundindo o conceito de manutenção preventiva”, salienta o coordenador do núcleo.

Estacionando na praça

O Núcleo dos CFCs promoverá mais uma edição do projeto Estacionando na Praça que tem como objetivo alcançar os condutores chapecoenses que apresentam alguma dificuldade ou insegurança na prática de estacionamento de veículos. As ações serão promovidas nos dias 09, 23 e 30 de setembro das 9 às 12 horas na praça Coronel Bertaso, no centro, e no dia 16 de setembro, das 9 às 12 horas, no bairro Efapi.

De acordo com o nucleado Paulo Felipe Parizotto, coordenador da atividade, a intenção é promover a conscientização na sociedade sobre a importância da condução segura no trânsito. “Percebemos tanto nas aulas de direção como no trânsito em geral que vários motoristas têm dificuldade de fazer baliza e, com um trânsito cada vez mais intenso na cidade, ter segurança no momento de estacionar é fundamental até para evitar acidentes”, expõe.

O instrutor acompanhará o motorista, assim como acontece nas aulas práticas nos CFCs para obtenção da habilitação. “Em Chapecó o número de acidentes cresce a cada dia. É fundamental que os usuários prestem mais atenção e obedeçam a legislação. Todos somos responsáveis por um trânsito mais seguro e mais humano”, enfatiza Parizotto.

A secretária Luciane Stobe observou a importância das parcerias com as empresas e com a ACIC para a conscientização sobre um trânsito mais seguro. “Temos muitos problemas e quanto mais unirmos forças maior será a tendência de melhorias”, finaliza.
 

Veja também

Agronegócio se consolida como alavanca para retomada do crescimento econômico brasileiro01/09/16 A agricultura e o agronegócio constituem um dos setores mais dinâmicos da economia brasileira, cujos superávits na balança comercial dão, há mais de 20 anos, estabilidade ao País. São sucessivos superávits de 100 bilhões de dólares ao ano que salvam a balança comercial. Em 2015, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) encolheu -3,8%......
“A empresa precisa rejuvenescer”22/08/13 Os integrantes do Núcleo do Jovem Empreendedor (NJE) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) visitaram, nesta semana, o Supermercado Celeiro Center. Os nucleados foram recebidos pelo sócio diretor da empresa,......

Voltar para Notícias