NOTÍCIAS

Postado em 07 de Julho de 2017 às 16h28

Núcleos da ACIC oportunizam troca de experiências e fortalecimento das empresas

Outros (36)

Oportunidades de integração, troca de experiências e conhecimento e ações em conjunto para fortalecer as empresas e os setores que representam são alguns dos benefícios de quem participa dos núcleos da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). Os núcleos setoriais reúnem empresas de um mesmo ramo de atividade que atuam em conjunto na solução de problemas comuns. Isso oportuniza que as organizações atinjam com mais rapidez suas metas de aperfeiçoamento técnico e gerencial. Os núcleos temáticos são multissetoriais, formados por empresas e profissionais de diferentes setores. Entre os objetivos está a promoção de atividades que contribuam para o desenvolvimento e a melhoria do desempenho das empresas e empresários em determinados temas.


Nesta entrevista, a diretora de Desenvolvimento de Núcleos da ACIC, Carla de Almeida Martins Basso, explica os objetivos e o funcionamento dos núcleos. Natural de Bagé/RS, Carla é mestre em Ciência da Computação, especialista em Gerenciamento de Projetos, em Sistemas de Informação, em Gestão Estratégica em TI e Consultoria Empresarial. É graduada em Engenharia Agronômica. Atua na área de Gestão Empresarial e de projetos há mais de 10 anos com assessorias e capacitações. É professora de graduação e pós-graduação na Unoesc, professora convidada na Fundação Getúlio Vargas (FGV), tutora no FGV online e outras instituições de ensino superior. Voluntária do PMI desde 2011. Associada e nucleada na ACIC desde 2011, atualmente diretora de Desenvolvimento de Núcleos Empresariais pela segunda gestão. Sócia-proprietária da empresa B4 Soluções em Gestão Empresarial atuando com assessoria nas áreas gestão empresarial e de projetos, além das soluções corporativas BI Qlik® e Channel.

Como funcionam os núcleos da ACIC? Existe alguma exigência para participar? Quais?

Os núcleos empresariais são grupos de trabalho formados por pessoas jurídicas, profissionais liberais, devidamente legalizados e que se dediquem às atividades econômicas correlatas, devidamente associadas. Os núcleos não têm fins lucrativos ou econômicos, têm duração ilimitada, são subordinados à ACIC que disponibiliza um setor para atender as empresas através de uma gerente e moderadores para as reuniões e todo o apoio necessário as empresas nucleadas. Hoje são 16 núcleos empresariais, todos estruturados com coordenações e com um planejamento construído com metodologia atualizada, muito focado nos objetivos de cada grupo e alinhados com as diretrizes da entidade. Para participar dos núcleos, as empresas devem ser associadas à ACIC e procurar o setor de núcleos da entidade que orienta e otimiza o ingresso das empresas.

Qual é o papel dos núcleos para o desenvolvimento das empresas? Quais os principais benefícios que as empresas e as pessoas podem usufruir fazendo parte dos núcleos da ACIC?
Os núcleos têm por finalidade promover atividades e ações que venham oportunizar o desenvolvimento das pessoas e empresas participantes dos grupos, bem como promover, através do associativismo, o fortalecimento de setores econômicos. Os benefícios são alcançados na medida em que as empresas têm efetiva participação nos grupos, nas ações realizadas. Isso reforça ainda mais os princípios do associativismo.

O empresariado chapecoense tem sido criativo, proativo e arrojado nas decisões empresariais. De que forma os núcleos contribuem para isso?
Acredito que ser empresário ou estar à frente de alguma área nas organizações é um desafio atualmente e, com muita convicção e vivência, os núcleos empresariais são uma oportunidade que a ACIC disponibiliza para seus associados, por meio das reuniões e ações, de reflexão, troca de experiências que, se bem aplicadas, certamente promovem o desenvolvimento das empresas e dos nucleados.

Qual a importância do associativismo para crescimento e fortalecimento das empresas?
O associativismo é uma forma de organização que tem como finalidade conseguir benefícios comuns para seus associados por meio de ações coletivas e se constitui em alternativas necessárias que viabilizem as atividades econômicas, um caminho efetivo para participar do mercado em melhores condições de concorrência. A ACIC vem fortemente valorizando e fortalecendo seus núcleos empresariais para que cada vez mais as empresas nucleadas alcancem seus objetivos por meio das reuniões, ações, capacitações e discussões que são geradas pelos grupos que certamente provocam e oportunizam o desenvolvimento das mesmas.

Ao completar 70 anos, qual a contribuição dos núcleos para a ACIC?

Os núcleos fazem parte da história de sucesso da entidade! Não vejo a ACIC sem os núcleos! É uma oportunidade para que as empresas associadas participem mais efetivamente da rotina da entidade, seja através das ações do núcleo, ações conjuntas, de participar de todas as atividades da ACIC, que são muitas, como capacitações, soluções e serviços, apoio em pleitos coletivos, participação em eventos e feiras locais, regionais e até mesmo no exterior. Sem deixar de mencionar a oportunidade de contribuir ainda com a diretoria da entidade e os conselhos. Para 2017, além de melhorias na gestão, estamos direcionados para reativação de núcleos que estavam sem atividades e também estamos trabalhando para que novos núcleos empresariais sejam viabilizados.

Qual o maior marco dos grupos empresariais para o município, que completa 100 anos em 2017?
Fortalecimento cada vez maior da entidade e certamente das empresas participantes que vem crescendo e cada vez mais oferecendo oportunidades para seus associados e empresas nucleadas, seja através das reuniões, das capacitações e ações pensadas e realizadas pelos grupos e até mesmo projetos que são pensados envolvendo todos os núcleos, o chamado Conselho de Núcleos que, neste ano, está realizando a 1ª edição do Programa CENA – Capacitação das Empresas Nucleadas da ACIC – um conjunto de capacitações no formato de workshop idealizadas unindo desde as temáticas como a sua operacionalização. Além disso, a gestão dos núcleos empresariais está sendo fortalecida através de novas práticas para que as empresas possam ter uma maior efetividade das suas ações.

Veja também

Como vender por meio do Google11/08/17 Quando você pretende comprar um produto ou serviço costuma pesquisar no Google? Você sabia que enquanto milhões de brasileiros buscam informações no site profissionais monitoram essas ações para fazer do Google uma verdadeira máquina de vendas? Para apresentar as soluções do maior site de pesquisa do mundo a Associação Comercial......
Como melhorar as vendas nas mídias sociais e otimizar a produção09/10/17 Capacitações oferecidas pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó apresentam tendências e capacitam profissionais para tornar as empresas mais competitivas O marketing digital é uma realidade e......

Voltar para Notícias