NOTÍCIAS

Postado em 11 de Julho de 2016 às 09h36

Núcleo se empenha para encontrar meios de implantar uma unidade técnica do MAPA em Chapecó

A instalação de uma Unidade Técnica Regional (UTRA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em Chapecó foi tema de reunião do Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). O encontro ocorreu nesta semana com a participação do fiscal Federal Agropecuário, Ricardo José Bulosi, do coordenador do Núcleo e vice-presidente de Relações Internacionais da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Milvo Zancanaro, e do diretor de Relações Internacionais da ACIC, André João Telöcken.
De acordo com Zancanaro, a mobilização se justifica pelo ganho de agilidade nos trâmites legais, facilitando o encaminhamento de processos relacionados ao registro de plantas agroindustriais e outros assuntos do setor, que atualmente são feitos em Florianópolis. Bulosi também destacou a necessidade de uma base física do MAPA em Chapecó para atender melhor as empresas e ter um local para receber visitantes, como missões de outros estados e internacionais.
O diretor Telöcken destaca a importância que Chapecó tem no setor do agronegócio e a consequente necessidade de ter uma unidade estruturada no município. A Unidade atenderia toda a região Oeste de Santa Catarina, de São Miguel do Oeste até a BR-153. “Na nossa região estão instalados os principais frigoríficos e empresas de insumos da cadeia produtiva agroalimentar. O setor é forte e estamos distante da capital do Estado, onde são feitos os trâmites legais atualmente”, frisa o coordenador do Núcleo. Ele acrescenta que a instalação da Unidade em Chapecó, além de agilizar os processos, desafogaria o MAPA em Florianópolis.

Veja também

Santa Catarina segue com saldo positivo nas exportações de carnes11/03 O balanço das exportações catarinenses de carne suína e de frango segue com resultados positivos em fevereiro. O Estado faturou mais de US$ 206,6 milhões com o embarque de 86,1 mil toneladas de carne de frango e de 27,9 mil toneladas de carne suína – o valor é cerca de 30% superior ao mesmo período de 2018. Sinônimo de qualidade e sanidade......
ACIC promove palestra de sensibilização para ISO 900113/05/15 Gestores e colaboradores de empresas participaram, nessa terça-feira, 12 da palestra de sensibilização “Rumo a ISO 9001”, promovida pela ACIC e Sebrae, no auditório do Sebrae. A iniciativa faz parte de um projeto......

Voltar para Notícias